spot_img
spot_img
24.4 C
Vila Velha

Novembro Azul: HE de Cachoeiro vai oferecer 150 exames de PSA para homens

EM FOCO

Seara News
Seara News
SEARA NEWS é o primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo, um aporte eficaz na comunicação, com conteúdo informativo orientado por linha editorial baseada nos princípios bíblicos; e enfoca os matizes do contexto cristão ao redor do mundo.
Novembro Azul: HE de Cachoeiro vai oferecer 150 exames de PSA para homens
O PSA é um exame de sangue que detecta qualquer anormalidade que possa estar ocorrendo na próstata. |
Foto: Divulgação

A ação, que marca o início da campanha no Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, será realizada nesta sexta-feira, 1 de novembro.

Sai o Rosa, entra o Azul! Nesta sexta-feira (1), começa a Campanha Novembro Azul de conscientização e combate ao câncer de próstata, o segundo que mais acomete homens em todo o mundo. O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e a cura da doença.

A campanha Novembro Azul tem o intuito de desmistificar o preconceito que ronda os exames masculinos torno da doença tão temida e cruel. “O nosso grande objetivo é a conscientização de que é importante estar atento com a saúde”, ressalta o médico radio-oncologista Bruno Resende.

Para marcar o início da campanha, o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (ES) realizada nesta sexta-feira uma ação voltada aos homens com mais de 50 anos. A partir das 8h30, serão distribuídos 150 exames de PSA, na Casa de Apoio ao Câncer, que fica no bairro Ferroviários. Além da idade, é necessário estar com cópia dos documentos pessoais e do Cartão Nacional do SUS em mãos.

A coleta será feita no dia 9 de novembro, em clínicas credenciadas conforme agendamento. E a entrega do resultado e a consulta médica serão no dia 22, no Ambulatório 01, na sede administrativa do Hospital Evangélico.

De acordo com o médico urologista Hernane Schwartz, o exame de PSA deve ser feito juntamente ao toque retal. “Um exame não substitui o outro. Eles são com­plementares e importantes para o diagnóstico precoce”, explica.

O exame

O PSA é um exame de sangue que detecta qualquer anormalidade que possa estar ocorrendo na próstata. O aumento significa alguma alteração na glândula que cabe ao médico investigar se pode, de alguma forma, estar relacionando ao câncer. No geral, os médicos pedem a medição do PSA total, mas podem também requisitar a quantidade de PSA livre – ou seja, a quantidade que não está ligada a nenhuma proteína, se houver alterações nos resultados.

Folha Vitoria
________________________
DEIXE UM COMENTÁRIO_____________________________

Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News