Nigéria na copa do mundo: ore enquanto eles jogam

1
60

Igreja perseguida na copa. Não importa se são bons de bola. Em alguns países que participarão da Copa do Mundo os cristãos são perseguidos por sua fé.

Nigéria: ore enquanto eles jogam - Copa do mundo 2014

Constitucionalmente, a Nigéria é um Estado secular que garante liberdade de religião. Mas nos últimos quarenta anos, a elite dominante tem dado tratamento preferencial aos muçulmanos em detrimento dos cristãos, principalmente no norte do país. Doze Estados nessa região já adotaram a sharia como base para sua lei local. Nesses Estados, torna-se especialmente difícil a conversão de um muçulmano para o cristianismo, já que esse tipo de atitude é considerado crime pela sharia.

Nesses locais, o governo e grupos sociais deixam pouco espaço para os cristãos praticarem livremente a sua fé. A influência desses Estados atinge também os Estados vizinhos, trazendo dificuldades para a Igreja que aí vive. O norte também é o lar do grupo extremista Boko Haram, que nesse ano fez centenas de vítimas entre cristãos e muçulmanos moderados.

A Nigéria está no 14º lugar na Classificação da Perseguição Religiosa.

Nigéria: ore enquanto eles jogam

Há centenas de casos de agressão física contra cristãos: cerca de 300 igrejas foram destruídas e 612 cristãos nigerianos foram mortos. O extremismo islâmico é a principal causa de perseguição, mas não é a única fonte. Governos locais e grupos sociais não deixam muito espaço para os cristãos. Em muitos vilarejos, cristãos são proibidos até mesmo de estudar.

A história de Gabar

Gabar vive na cidade de Tafawa Balewa, Nigéria. Ele gosta de jogar futebol com outras crianças de seu vilarejo. No dia 6 de agosto de 2010, a polícia foi até seu vilarejo para prender cristãos. Quando alguns perguntaram por que estavam sendo presos, os policiais abriram fogo e atiraram em todos que estavam no local. Um amigo de Gabar descreveu o que aconteceu: “Meu amigo Gabar foi baleado no estômago e logo caiu no chão”. No dia seguinte, Gabar morreu em decorrência de seus ferimentos. Ele tinha apenas 13 anos.

Ore enquanto eles jogam

GRUPO F

Segunda-feira, 16 de junho às 16h
Irã x Nigéria
Local: Arena da Baixada

Sábado, 21 de junho às 19h
Nigéria x Bósnia-Herzegóvina
Local: Arena Pantanal

Quarta-feira, 25 de junho às 13h
Nigéria x Argentina
Local: Beira-Rio

Pedidos de oração

– Ore pela atuação do Espírito Santo, para que ele conforte as famílias que sofreram traumas ou perdas.

– Ore para que os cristãos resistam à tentação de responder aos ataques com violência.

– Peça por proteção aos colaboradores da Portas Abertas que levam Bíblias, apoio e treinamento aos cristãos necessitados.

Infográfico

Para ajudá-lo a entender, preparamos este infográfico especial sobre a situação dos cristãos no país:

Nigéria: ore enquanto eles jogam - Copa do mundo 2014( Clique na imagem para ampliar )

Fonte: Portas Abertas e Fanzine underground

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome