Natal inesquecível em Terra Vermelha

0
91

O Natal dos alunos da UMEF Professor Paulo César Vinha, o CAIC, do bairro Terra Vermelha, em Vila Velha/ES, será inesquecível.

por Paulo Pontes

A Campanha Papai Noel dos Correios está vinculada a um dos objetivos do Milênio estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) – “Educação básica de qualidade para todos e também preceitos de Responsabilidade Social Empresarial”. Essa vinculação configura uma importante iniciativa de convergência da atuação dos Correios em prol da educação, sendo as crianças em situação de vulnerabilidade social as principais beneficiadas.

Natal inesquecível em Terra Vermelha

A Campanha Papai Noel dos Correios é uma ação corporativa, desenvolvida desde 1997 em todas as 28 Diretorias Regionais da Empresa Brasileira de Telégrafos e integra as ações de Responsabilidade Social da empresa. O Seu desempenho nos últimos anos a coloca como a principal ação social desenvolvida pelos Correios e a de maior repercussão nacional na época no natal.

Em Vila Velha/ES, os Correios em parceria com a SEMED (Secretaria Municipal de Educação) leva a efeito a 22ª edição da Campanha Papai Noel dos Correios, que tem objetivo didático e preservação da crença da criança e seu imaginário. A SEMED ressalta a participação das UMEF’s e UMEI’s da Região V, na campanha, por considerar que as crianças atendidas nessa região se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Natal inesquecível em Terra Vermelha

Na manhã desta terça-feira, 20/12, no pátio da UMEF Professor Paulo César Vinha, o CAIC, do bairro Terra Vermelha, o diretor da unidade Silverilzo de Oliveira Veiga,  (que é  conhecido como Professor Faiola) se emociona no momento da entrega dos presentes. Entre as muitas cartas endereçadas ao “Papai Noel”, uma delas é destaque: “Papai Noel, meu nome é Douglas, sou aluno da tia Marilene que me ensinou e está me ensinando a ser um aluno obediente. Dou muito trabalho à professora e ao diretor Faiola. Minha mãe está presa, meu pai é um andarilho. Vivo com meus irmãos e um é especial. Às vezes fico nervoso, pois não tenho vida fácil. Às vezes tenho que almoçar na escola, pois só minha avó que trabalha para sustentar a casa. Papai Noel eu quero ganhar uma bicicleta. Se o senhor me der este presente, eu agradeço muito. Seria uma criança mais feliz do mundo. Tenho 10 anos. Obrigado Papai Noel”.
 

Em Terra Vermelha esta é a primeira vez que esta ação acontece, e contou com a participação e apoio de toda a equipe pedagógica da UMEF Professor Paulo César Vinha, o CAIC. De acordo com o diretor prof. Faiola, cerca de 500 crianças foram contempladas com os presentes. Todas as crianças escreveram cartas pedindo presentes, e apenas 128 foram selecionadas. Para fazer a alegria das crianças o prof. Faiola contou com o apoio dos professores, familiares das crianças e empresários.

Terra Vermelha – Vila Velha/ES

A Região Cinco, mais conhecida como Grande Terra Vermelha é uma região que abrande diversos bairros carentes de Vila Velha, abrigando mais de 60 mil habitantes.

Terra Vermelha

A história de Terra Vermelha começa em 1988 quando famílias ocuparam uma área onde ficava a Adutora do rio Marinho descobriram uma área de terra desocupada e que faziam parte do loteamento Brunella Um. O Governo do Estado foi acionado e atendendo ao pedido de oito movimentos pela moradia do Município, desapropriou a área e começou a construção das casas. Em maio de 1988 teve início a construção das primeiras 235 residências, de um total de 575. Um ano depois, em 1989, as residências ficaram prontas e foram entregues aos primeiros moradores. Na construção das casas, debaixo de chuva e de sol, os futuros moradores realizaram um mutirão instalando a rede de água. Uma segunda etapa com mais 235 casas, foi inaugurada a 20 de maio de 1990. A terceira etapa, em novembro do mesmo ano. A última, em março de 1991. E Terra vermelha continua crescendo. Beneficiadas pelo Programa Nossa Casa, muitas famílias foram classificadas para receberem unidades habitacionais no Residencial Jabaeté, destinado às famílias que viviam em locais sujeitos a inundações e deslizamentos de terra, além das que perderam suas residências nas enchentes dos últimos anos.

Os moradores de Terra Vermelha contam, com duas escolas de ensino fundamental, UMEF Professor Paulo Vinhas (CAIC) e a Escola de Primeiro Grau (EPG) Terra Vermelha, além de creche.

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome