Não havia lugar para eles na hospedaria

Lucas 2.1-7

Lucas é o evangelista que nos traz mais detalhes históricos acerca do nascimento de Cristo. Ele fala de César Augusto, o imperador, de Quirino, o governador da Síria, que também estava à frente da Palestina.

Um alistamento proposto por César, mas, direcionado por Deus, pois, Miquéias havia profetizado que o Salvador nasceria na pequena Belém e José estava com Maria em Nazaré, mas, o recenseamento o obrigou a viajar para sua cidade natal, a cidade de Davi, cuja descendência ele pertencia.

Apesar dos judeus não servirem nos exércitos romanos, eram cadastrados para arrecadação de impostos (a parir dos 12 anos, as mulheres já pagavam impostos).

José chegou em Belém e as hospedarias estavam superlotadas, já não havia como se hospedar, de maneira que teve que se alojar em uma cocheira, num ambiente rústico e sem o menor conforto teria que ficar até se cadastrar, e para piorar a sua situação, Maria começa a entrar em trabalho de parto.

Sem médicos, sem matérias esterilizados,  sem o mínimo conforto é que Maria dá a luz a Jesus, pelo texto, sequer uma roupinha ela tinha disponível a ponto de enrolar seu filho com tiras de panos,  berço, nem pensar, tudo que tinha para sua criança dormir era uma manjedoura, lugar  usado para dar comida aos cavalos.  Eles não pensam duas vezes e ali o depositam.

Deus poderia providenciar o Excelente Hospital Memorial Davi de Belém, Onde  o cirurgião grego Lucano,  pai do Dr. Lucas trabalhava, mas, não foi assim, Ele permitiu que seu filho nascesse na estrebaria(lugar de animais).

E tudo isso, porque “não havia lugar para eles se hospedarem”.  Jesus não pode nascer em um bom lugar, porque “todas” as hospedarias estavam ocupadas.

Se fossemos espiritualizar o assunto, diríamos que o natal de Cristo, ainda tem o mesmo cenário para muita gente, pois na porta dos seus corações está a placa “lotado” “Não há mais espaço” e Cristo não consegue nascer nessas vidas, nessas casas, nessas famílias. Ele é jogado em estrebarias distantes, onde não é visto, e onde não se ouve a sua voz.

Permita que o natal de Cristo chegue em sua vida, receba Ele em seu coração e deixe Ele nascer e morar em sua vida.

Texto em itálico (fictício)
Fonte: King James Biblia

Mensagem pregada em 24 de dezembro de 2014.
Obs. Só percebi que o tema tinha sido abordado por outros, quando encerrei essa mensagem.

Robson Aguiar, pr.

 

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui