Não gostei do Culto

0
igreja-evangelica-culto
Culto em Igreja Evangélica (Foto: Reprodução)

Afinal, para quem realizamos o culto?

Por Jesiel Freitas

O culto não é para você!

É comum ouvir de pessoas que frequentam os templos onde os cultos são prestados a Deus: “Não gostei do culto hoje”, ou, “o culto hoje não me agradou” ou ainda “o culto não foi do jeito que eu gosto”. A pergunta que devo fazer você, caro leitor, é a seguinte: Afinal, para quem realizamos o culto? É para nós ou para DEUS? Eis o significado da palavra CULTO:

– Latim: “cultu” – Adoração ou homenagem que se presta ao Supremo ser.

– Grego: “latrea” – adoração – “prokunéo”: reverenciar, prestar obediência, render homenagem.

Quem deve se agradar do culto, gostar ou aceitá-lo, é aquele a quem ele é dirigido, o próprio DEUS!

Afirmo sem qualquer temor que há muitos cultos que gostamos de frequentar ou participar, dos quais o próprio DEUS não se agrada e não os recebe, ao passo que o contrário também é verdade.

Podemos não gostar do culto ou dos louvores apresentados (ressalvando-se os casos em que são anti-bíblicos) ou mesmo da mensagem ministrada pelo pregador, mas, é bom lembrar que é o próprio DEUS quem deve avaliar e receber o culto, não nós!

A liturgia pode ser diferente na ordem dos elementos, mas nunca ser alterada no conteúdo regular do culto, ou seja: louvor, adoração, oração, palavra, manifestação dos dons com a devida regulamentação bíblica e doutrinária, etc.

Infelizmente, nos dias atuais, os cultos são em sua maioria, antropocêntricos, isto é, priorizam a satisfação do homem que o presta, e não a satisfação do DEUS que deve recebê-lo. É triste, mas é a realidade!

Como pastor ou pregador, não devo me preocupar de forma alguma com o fato do culto agradar você ou não, mas, acima de tudo e unicamente, se o culto que estou prestando a DEUS o agradará e será aceito por ELE, porque, se for, você é o que menos importa!

É bom contar com você no culto coletivo, é bom adorar a DEUS juntamente com você, é bom vê-lo se alegrando com as manifestações de DEUS durante o culto, todavia, vale lembrar, que DEUS só se manifestará em aceitação ao culto, se recebê-lo!

O pastor que dirige o culto deve preocupar-se apenas em prestar o serviço de culto da maneira que o ESPÍRITO SANTO o conduzir e, consequentemente, da maneira que DEUS se agrade e o receba.

Devo repetir de forma contundente: o culto é para DEUS e não para você!

Não vá ao culto para ser agradado, vá para o culto disposto a agradar a DEUS. Se ELE quiser, derramará a bênção sobre a sua vida, se não, é você quem deve a ELE e não ELE a você! Você é o adorador! E, por fim, preste atenção no texto de Eclesiastes 5.1: “Guarda o teu pé, quando entrares na Casa de Deus; e inclina-te mais a ouvir do que a oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal”.

_____________________________________________________
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”

DEIXE UM COMENTÁRIO

Escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome