Mulheres Proeminentes da Bíblia

0
244
Rosilene Araújo Pontes
Rosilene Araújo Pontes

Por Rosilene A. Pontes

A mulher jamais deixou te ter o seu lugar no plano de Deus. A Bíblia expõe exemplos de mulheres de grande valor, que desempenharam papéis de relevância na história do povo de Deus.

O Propósito de Deus para a Mulher

A mulher é introduzida na narrativa do Antigo Testamento como auxiliadora do homem e sua companheira (Gn 2.18,20).

– Co-regente
– Co-participação
– Co-responsabilidade
– Submissão e Obediência

A MULHER Conforme as Leis Hebraicas

De acordo com as leis hebraicas a mulher deveria ser:

– Honrada (Ex 20.12,17)
– Respeitada (Lv 19.3)
– Obedecida (Dt 21.18)
– Considerada em sua casa, dando nome aos filhos, e responsabilizando-se por sua educação primária.

A mulher freqüentava os cultos de adoração a Deus e até levava suas ofertas para sacrifícios. Na antiga nação de Israel elas eram consideradas como membro da Família da Fé e podiam entrar ma maior parte das áreas de adoração.

A lei determinava que os homens se apresentassem diante do Senhor três vezes por ano; e as mulheres acompanhavam seus maridos em algumas ocasiões (Dt 29.10-12; Ne 8.2; Jl 2.16), mas não era exigido para elas devido aos seus deveres domésticos de esposas e mães. O homem como cabeça da família é quem apresentava os sacrifícios e as ofertas em nome de toda a família (Lv 1.1), mas a esposa poderia estar presente.

Um sacrifício que somente as mulheres davam ao Senhor era oferecido após o nascimento de uma criança (Lv 12.6). As mulheres também participavam da Festa dos Tabernáculos (Dt 16.14).

Ao procurar dedicar-se especialmente à adoração ao Senhor, a mulher também podia assumir o voto do Nazireado, separando-se dos outros mantendo seus cabelos compridos, e à semelhança do sacerdote oficiante, renunciava o vinho para que pudesse aproximar-se de Deus de um modo mais digno.

Com o passar dos séculos foi crescendo a tendência, sob o ensino rabínico, de tornar o homem mais proeminente do que a mulher, eliminando pouco a pouco a posição da mulher como auxiliadora e companheira do homem, conforme em Gn 2.18,20. Embora isso tenha ocorrido, a Bíblia expõe muitos exemplos de mulheres que ao serem chamadas ou escolhidas por Deus cumpriram com determinação o seu papel.

A Mulher em Destaque no Antigo Testamento

– Eva
– Miriã
– Débora
– Hulda
– A esposa de Isaías
– A mulher virtuosa de Pv 31

A Mulher em Destaque no Novo Testamento

As Mulheres na História e na Vida de Cristo

– Maria, mãe de Jesus
– Ana, uma profetisa
– A mulher junto à fonte de Jacó
– Mulheres que sustentavam o ministério de Jesus
– Mulheres ao lado da cruz

As Mulheres e a Grande Comissão

– Os sinais e milagre deveriam seguir homens e mulheres
– As mulheres autorizadas a testemunhar

As Mulheres Gentias e o Evangelho

– Lídia
– Priscila
– As filhas de Filipe
– Febe
– Júnia
– Evódia e Síntique
– A Senhora Eleita
– Jezabel, a falsa profetiza

Minha Conclusão

Apesar de todas estas mulheres terem uma ocupação na obra de Deus, mesmo na época do Novo Testamento as mulheres não eram muito ativas na adoração no templo ou na sinagoga. Muito embora houvesse uma área especial no templo conhecida como “Átrio das Mulheres”, não se permitiam que elas entrassem no átrio interno. Fontes extra-bíblicas informam que não era permitido que as mulheres lessem ou falassem na sinagoga, apenas podiam sentar-se e ouvir a sessão especial das mulheres.

Na época de Jesus, no templo, haviam seis átrios e salões separados enfatizando as distinções de classes de pessoas para as práticas religiosas. Mas na obra redentora de Cristo, todas as barreiras foram derrubadas, e todos os crentes homens e mulheres, independente de cor, raça, etnia, sexo ou classe social tem acesso a Deus (Gl 3.28).

Deus nos abençoe!

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome