spot_img
spot_img
23.3 C
Vila Velha

Morre Warren Wiersbe, prolífico professor de Bíblia

EM FOCO

Edenin Pontes Neto
Edenin Pontes Neto
Capixaba, natural de Vitória-ES.
Warren Wendel Wiersbe, pastor americano, professor de Bíblia, palestrante e escritor prolífico de literatura cristã e trabalhos teológicos. Nascido em East Chicago, Indiana, Wiersbe ficou mais conhecido pelos 50 livros da série BE: Seja Real, Seja Rico, Seja Obediente, Seja Maduro, Seja Alegre, etc. e outros trabalhos teológicos.

Warren Wiersbe, famoso e prolífico professor de Bíblia, faleceu na noite desta quinta-feira (2), aos 89 anos.

Warren Wendel Wiersbe nasceu em 16 de maio de 1929, filho de Fred e Gladys Anna (Forsberg) Wiersbe, em East Chicago, Indiana (a 40 km a sudeste de Chicago).

Naquela época, a cidade siderúrgica de East Chicago era a cidade mais industrializada dos Estados Unidos.

Wiersbe traçou sua conversão para maio de 1945, durante o segundo ano do segundo grau. Pouco antes de seu décimo sexto aniversário, ele participou de uma reunião do Youth for Christ e ouviu o primeiro evangelista em tempo integral do ministério, Billy Graham, de 26 anos.

Alguns anos depois, o presidente da Youth for Christ, Torrey Johnson, perguntou-lhe o que ele queria fazer da vida. Wiersbe respondeu: “Eu queria ir para a escola e fazer algum treinamento bíblico e depois pregar o evangelho”. Johnson respondeu: “Jovem, encontre a única coisa que você faz que Deus abençoe e continue com ela”.

Naquela época, Wiersbe escreveu: “Eu havia desenvolvido um apetite insaciável pela Palavra de Deus, e queria estudar e entender a Bíblia mais do que qualquer outra coisa em todo o mundo”.

Ele começou a adquirir e usar seus primeiros livros: a Bíblia de Referência Scofield, Concordância de Strong, Concordância de Cruden, Dicionário Bíblico de Smith, O Comentário do Trabalhador Cristão por James M. Gray, Notas sobre o Pentateuco por CH MacIntosh, usando ferramentas de uma perspectiva dispensacionalista.

Depois de frequentar a Indiana University em Indianapolis e a Roosevelt University em Chicago no final dos anos 1940, Wiersbe se matriculou no Northern Baptist Theological Seminary em Lombard, um subúrbio no noroeste de Chicago.

Como aluno do seminário, ele foi ordenado em 1951 e começou a servir como pastor da Igreja Batista Central, de 150 membros da vizinhança operária, no leste de Chicago.

Em junho de 1953, ele recebeu seu bacharelado em divindade e se casou com Betty Warren. Juntos, eles tiveram quatro filhos – dois meninos (David e Robert) e duas meninas (Carolyn e Judy).

Em 1957, ele deixou seu pastorado na Igreja Batista Central para se tornar diretor da Divisão de Literatura da Youth for Christ International.

De 1961 a 1971 ele pastoreou a Igreja Batista do Calvário de Covington, Kentucky, do outro lado do rio de Cincinnati, Ohio.

As estações locais de rádio de Cincinnati transmitiram seus sermões dominicais como a “Hora do Calvário”. Durante sua direção, a igreja cresceu de uma capacidade de 800 pessoas para uma que podia abrigar 2.000 fiéis.

Em 1971, recebeu um telefonema da famosa Moody Memorial Church, em Chicago, sucedendo a George Sweeting, que se tornou presidente do Moody Bible Institute.

Os sermões de Wiersbe foram apresentados no programa de rádio nacional “Songs in the Night” da Moody’s.

Wiersbe serviu na Moody de 1971 a 1978, período em que escreveu para a Moody Monthly, escrevendo a coluna “Insight for the Pastor”, onde ofereceu não apenas conselhos práticos de teologia, mas também escreveu esboços biográficos de figuras notáveis ​​da história da igreja, que formaram a base para seus livros Listening to the Giants (1976) e Walking with the Giants (1980).

Cada uma das entradas incluiu informações bibliográficas para leitura adicional – uma característica que incentivou e orientou muitos pastores a explorar fontes primárias para si próprios.

Phil Johnson, diretor executivo da Grace to You, escreveu: “A espinha dorsal da minha biblioteca hoje consiste em livros que ele me apresentou. Ele despertou meu interesse por Lloyd-Jones, os puritanos, e pregou – entre outras coisas”.

Durante seu tempo em Chicago, Wiersbe também serviu como presidente do conselho da Associação Eslava do Evangelho.

Começando em 1978, Wiersbe começou a dar aulas práticas de teologia na Trinity Evangelical Divinity School e criou materiais para um curso de DMin sobre “A imaginação e a busca da pregação bíblica”, usado tanto na Trinity quanto em Dallas.

Em 1980, o Wiersbes mudou-se para Lincoln, Nebraska, onde se tornou professor da Bíblia em Back to the Bible Radio Ministries.

No curso do movimento de mudança, a senhora Wiersbe disse ao corretor de imóveis: “Estamos procurando uma biblioteca com uma casa anexada”. A casa deles eventualmente teria todo o porão dedicado à coleção de mais de 10.000 livros de Warren.

Morre Warren Wiersbe, prolífico professor de Bíblia
A casa de Warren Wiersbe eventualmente teria todo o porão dedicado à coleção de mais de 10.000 livros.

Durante esse período, ele escreveu uma coluna quinzenal para o Christianity Today. De 1984 a 1990, ele atuou como diretor geral da Back to the Bible.

Em 1995, Wiersbe tornou-se escritor em residência na Cornerstone University, em Grand Rapids, Michigan, e foi nomeado ilustre professor de pregação no Grand Rapids Theological Seminary.

Em 1997, ele escreveu “Be Myself: The Autobiography of a Bridge Builder” (A Autobiografia de um Construtor de Pontes).

Ao longo de sua carreira, Wiersbe foi autor de mais de 150 livros. Sua série mais famosa foi The BE Series Commentary – série BE de comentários expositivos, que cobriu todo o Novo Testamento e a maior parte do Antigo Testamento.

Ele disse uma vez: “Escrever para mim é um ministério. Eu não sou atleta, não sou mecânico. Eu não posso fazer muitas das coisas que homens de sucesso podem fazer. Mas eu posso ler e estudar e pensar e ensinar. Este é um presente maravilhoso e maravilhoso de Deus. Tudo o que estou fazendo é usar o que ele me deu para ensinar as pessoas e dar glória ao Senhor Jesus Cristo”.

Ele continuou: “Quando você aprende a alegria e o privilégio do estudo da Bíblia, você não precisa ser pago para fazê-lo. Você não precisa ser pressionado e repreendido a fazê-lo. Não, não, não. É um privilégio. É um privilégio maravilhoso e glorioso. Você pode não ver, você pode não saber. Mas os outros saberão que você está andando na luz. Abençoado é o homem que Deus abençoa da Palavra, porque isso vai durar para sempre”.

Informações do TGC – The Gospel Coalition
_____________________________________________________
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News