spot_img
spot_img
26.6 C
Vila Velha

Missão humanitária brasileira chega a Beirute, capital do Líbano

A missão humanitária, levou alimentos, medicamentos e insumos básicos de saúde ao país do Oriente Médio após a grande explosão na semana passada no porto de Beirute.

EM FOCO

Wanderli Luiz
Wanderli Luiz
Casado com Joyce, e pai do Levy e da Laura; gosta de ler e escrever, ligado nos acontecimentos ao redor do mundo. Tem formação superior pelo Unicentro Newton de Paiva, em Belo Horizonte (MG).
Missão humanitária brasileira chega aBeirute capital do Líbano
O avião KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira. | Foto: Sd. A. Soares/FAB

A comitiva brasileira de ajuda ao Líbano chegou a Beirute nesta quinta-feira (13) como Missão Humanitária. A comitiva é Chefiada pelo ex-presidente Michel Temer e composta por mais 12 integrantes. A missão humanitária, levou alimentos, medicamentos e insumos básicos de saúde ao país do Oriente Médio após a grande explosão na semana passada no porto de Beirute.

Paradoxo 

O nome de Temer como chefe da delegação foi anunciado por Bolsonaro no domingo, mesmo dia em que ele divulgou a missão oficial. Embora, sendo réu em duas ações da operação Lava Jato, o ex-presidente precisou de uma autorização da justiça Federal do estado do Rio de janeiro para deixar o país.

Com o aval concedido na segunda, pela justiça do Rio de Janeiro, e graças à “natureza humanitária da missão oficial” Temer foi designado para liderar, a convite do presidente Jair Messias Bolsonaro, a comitiva brasileira de ajuda ao Líbano, por ser filho de imigrantes libaneses.

Ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Beirute, Temer fez um breve pronunciamento no qual reforçou o empenho brasileiro nesta ajuda humanitária ao Líbano. Em seguida, a delegação brasileira participou de uma reunião com o presidente libanês Michel Aoun no Palácio de Baabda.

O povo brasileiro está muito empenhado em ajudar o Líbano. Estamos trazendo, agora, seis toneladas de alimentos e medicamentos. Mais de quatro mil toneladas de arroz virão por via marítima. Além disso, a comunidade libanesa me comunicou, hoje pela manhã, que ainda há mais 20 toneladas arrecadadas.” Informou Michel Temer.

 O Líbano hoje, é um país abalado com o incidente que deixou cerca de 170 mortos e mais de 4 mil feridos no último dia 4. Uma onda de protestos teve início no país depois do incidente, o que resultou na  na renúncia do primeiro ministro Hassan Diab da equipe de governo, nesta segunda-feira dia 10 de Agosto.

A missão

Antes de partir, em São Paulo, Temer afirmou ter ficado emocionado ao receber a ligação do presidente Jair Bolsonaro, ainda no sábado, com o convite para chefiar a missão brasileira no Líbano.

Sigo para lá com essa comissão integrada […] na convicção de que lá nós seremos muito bem recebidos e todos lá desejosos de que o Brasil possa exercitar não apenas essa função humanitária, mas, tendo em vista os vínculos tradicionais entre ambos os países, que também possa ajudar a solucionar os embates políticos, com autorização, naturalmente, das autoridades libanesas, mas que possamos dar a nossa colaboração para a pacificação interna daquele país” – Michel Temer.

Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) seguiram para Beirute. Um deles levou a comitiva, e o outro carrega seis toneladas de alimentos, medicamentos e insumos hospitalares, incluindo corticoides, antibióticos, 100 mil máscaras cirúrgicas e respiradores mecânicos.

O avião KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou na quarta-feira (12) da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, com seis toneladas de doações ao Líbano. O presidente Jair Bolsonaro participou de solenidade de partida da aeronave juntamente com o ex-presidente Michel Temer, convidado pelo governo para ser líder da missão que vai levar a ajuda até o país árabe.

As aeronaves fizeram três paradas técnicas: a primeira foi em Fortaleza (CE); a segunda, na Ilha do Sal, em Cabo Verde; por último, em Valência, na Espanha, de onde partiu para Beirute.

Missão humanitária brasileira chega a Beirute, capital do Líbano
Comitiva brasileira em missão humanitária no Líbano chega no Aeroporto Internacional de Beirute. Foto: Alexandre Manfrim/Ministério da Defesa/Reprodução

Os integrantes

 De acordo com publicação em edição extra do “Diário Oficial da União” da última segunda-feira (10), a missão iniciou nesta quarta-feira e seguirá até o próximo sábado dia (15), podendo ser prorrogada a permanência das autoridades brasileiras, se necessário.

A comitiva integrada por Temer viajou ao Líbano em avião da Embraer 190. Representantes de entidades que coletaram parte das doações, entre elas a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, participaram do ato. A comitiva foi composta por 13 integrantes:

  • Michel Temer
  • Nelsinho Trad (PSD-MS), senador
  • Luiz Osvaldo Pastore (MDB-ES), senador
  • Flávio Augusto Viana Rocha, secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República
  • Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega, secretário de Negociações Bilaterais no Oriente MédioEuropa e África do Ministério das Relações Exteriores
  • Carlos Augusto Fecury Sydrião Ferreira, representante do Exército Brasileiro
  • Paulo Antônio Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e de ascendência libanesa
  • Elson Mouco Junior, publicitário do MDB e ex-assessor de Temer
  • Michael Pereira Flores
  • Ronaldo da Silva Fernandes
  • Luciano Ferreira da Sousa
  • Sebastião Ruiz Silveira Junior
  • Marcelo Ribeiro Haddad.

    DEIXE UM COMENTÁRIO 

Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”

 

 

 

- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News