Ministério da Saúde divulga que Brasil tem 14 mil pacientes recuperados da covid-19
Recuperado: ex-combatente da Segunda Guerra Mundial Ermando Armelino Piveta, de 99 anos, que recebeu alta do Hospital das Forças Armadas, em Brasília (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

Até esta última terça-feira (14), o Ministério da Saúde informou que 55% das pessoas que já passaram pela infecção estão recuperadas.

Pela primeira vez, o Ministério da Saúde divulgou o número de pacientes recuperados do novo coronavírus no Brasil. Até ontem (14), são 14.026 pessoas que já passaram pela infecção, o que representa 55% de todos os casos confirmados no país.

Segundo o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, a regra para notificar os casos recuperados da covid-19 será igual a de todos os outros países do mundo que divulgam essa informação: a partir dos casos confirmados.

“Eu só posso falar em paciente recuperado, a partir de paciente que eu confirmei que teve coronavírus. Não posso falar em recuperação de assintomáticos”, diz.

Nessa lógica, explica, dos 25.262 casos confirmados até agora 1.532 vieram a óbito. Outros 9.504 estão internados ou aguardando algum exame. O saldo é de 14.026 recuperados.

Não se usa o termo curado porque há, ainda, uma série de dúvidas sobre o potencial de transmissão e de novas infecções mesmo após desaparecimento dos sintomas.

Apesar do dado positivo, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que o desafio central daqui para frente é garantir que o sistema de saúde não entre em colapso.

“Se nós tivéssemos na situação ideal, com a quantidade certa de respiradores e de leitos, nós poderíamos estar mais tranquilos em relação a nossa caminhada”.

Com informações da Exame

Colabore com o trabalho do portal Seara News, contamos com seu apoio para ampliar e fortalecer nossa atuação, acesse agora apoia.se/searanews e faça sua doação.

Seara News 25 anos

DEIXE UM COMENTÁRIO ABAIXO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui