Mianmar: Pastor treina mais de mil cristãos para que enfrentem a perseguição

0
30
Mianmar: Pastor treina mais de mil cristãos para que enfrentem a perseguição
Templo budista em Mianmar, um dos países que mais perseguem cristãos no Sudeste Asiático. (Foto: Portas Abertas)

Mianmar é um país tradicionalmente adepto ao budismo, que é uma religião com fama de ser pacífica. Mas o budismo é um dos fatores mais altos da perseguição a cristãos em países do Sudeste Asiático.

Qual o impacto que um treinamento de capacitação com base bíblica pode ter na vida de uma pessoa? E se ela morar em um país onde, pela lei do governo, toda pessoa que nasce ali é budista? Esse é o caso de Tun, um pastor que vive em Mianmar, no Sudeste Asiático.

A perseguição aos cristãos existe principalmente em áreas tribais localizadas no oeste de Mianmar. Ao longo de 10 anos, o pastor teve a oportunidade de participar de diversos treinamentos da Portas Abertas. Dentre eles está o “Permanecendo Firme Através da Tempestade”. O treinamento prepara e capacita, de acordo com a Bíblia, cristãos que vivem em meio à perseguição.

“A melhor coisa é ver almas sendo salvas”

Hoje, Tun não é apenas um participante, mas um treinador. Tun nasceu na tribo Chin, que apesar de ser minoritária, é a maior tribo cristã do país. Por conta disso, ele deixou sua cidade para ministrar em outro estado, em uma vila extremamente budista.

- Publicidade -

“As pessoas olham para nós, cristãos, como estrangeiros. Não cristãos, assim como budistas, nos veem como menores que eles”, diz. Apesar disso, Tun afirma que ama ser pastor. “A melhor coisa é ver almas sendo salvas e vidas sendo transformadas e dedicadas a Cristo. Isso me dá uma alegria que eu não posso expressar”, compartilha.

Uma das coisas que ele aprendeu no treinamento é que Deus é Deus de todas as tribos. Que servir a igreja não se limita a servir apenas uma tribo ou denominação.

Isso é um avanço em Mianmar, onde o tribalismo permanece um problema que divide a igreja. “Em novembro de 2008, eu participei do Permanecendo Firme Através da Tempestade pela primeira vez. E o que aprendi sobre Jesus realmente tocou meu coração e mudou minha forma de pensar. Antes do treinamento, eu era um cristão nominal. Ali, eu aprendi mais sobre a vida de Jesus e tornei meu relacionamento com o Senhor mais próximo”, explica.

Preparação para a perseguição

Pastor Tun prepara a família e igreja para orarem muito, permanecerem fortes e perseverarem no caso de perseguição.

Mianmar: Pastor treina mais de mil cristãos para que enfrentem a perseguição
Treinamento de cristãos no Mianmar, para que enfrentem a perseguição. (Foto: Portas Abertas)

“Nós oramos e abençoamos o governo, os templos budistas e os monges. Intercedemos para que o mal que cega os olhos dos monges de verem a verdade vá embora. Também oramos para que os birmaneses possam ver a luz e conheçam a verdade”.

Além disso, ele também sempre fala a seus familiares: “Caso eu vá para a prisão ou seja morto, não fiquem surpresos. Continuem insistindo e mantenham a fé. O Senhor fará sua parte, nós faremos a nossa”.

Tun replicou o treinamento Permanecendo Firme Através da Tempestade para mil cristãos. Com o projeto da Portas Abertas ainda em funcionamento, é possível oferecer ainda mais apoio à Igreja Perseguida em Mianmar. A visão é possibilitar que o cristão perseguido birmanês aumente seu conhecimento e responda biblicamente às perseguições.

O objetivo deste projeto é alcançar mais de dois mil cristãos locais com o treinamento. Assim poderão entender o propósito do que estão vivendo.

Mianmar está no 18º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2019. Ela classifica os 50 países que mais perseguem cristãos no mundo. O país é considerado o que mais persegue cristãos no Sudeste Asiático. Sendo seguido pelo Laos (19º), Vietnã (20º), Butão (33º) e Sri Lanka (46º).

Adaptado com informações da Portas Abertas
DEIXE UM COMENTÁRIO_____________________________
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui