spot_img
spot_img
24.6 C
Vila Velha

Mais de 30 igrejas atacadas em 2 anos na Etiópia

EM FOCO

Seara News
Seara News
SEARA NEWS é o primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo, um aporte eficaz na comunicação, com conteúdo informativo orientado por linha editorial baseada nos princípios bíblicos; e enfoca os matizes do contexto cristão ao redor do mundo.
Mais de 30 igrejas atacadas em 2 anos na Etiópia
Etiópia: mais de 30 igrejas foram atacadas, sendo mais da metade dos prédios queimados

Líderes e membros das igrejas são mortos em distúrbios crescentes na Etiópia.

Nos últimos dois anos, desde que um jovem primeiro-ministro assumiu o cargo de novo líder da Etiópia, mais de 30 igrejas foram atacadas, sendo mais da metade dos prédios incendiados.

Além disso, membros do clero e da igreja também foram mortos tentando defender seus edifícios contra ataques de multidões étnicas.

As igrejas visadas pertencem à Igreja Ortodoxa Etíope de Tewahedo (EOTC), que tem uma história longa e colorida na nação africana.

O Christianity Today relata que o primeiro-ministro etíope Abiy Ahmed, cristão e membro da Igreja dos Crentes do Evangelho Pleno, recebeu o Prêmio Nobel da Paz no mês passado por seus “esforços para alcançar a paz e a reconciliação”. Mas alguns no país dizem que o prêmio da paz foi prematuro.

Na segunda-feira, Ahmed anunciou que quase 90 pessoas em seu país foram mortas durante o mês de outubro, vítimas de distúrbios incomuns e recorrentes violências étnicas e religiosas.

A Etiópia é uma nação de contrastes. É um dos países mais religiosos do mundo. Noventa e oito por cento da população afirma ter algum tipo de afiliação religiosa, de acordo com a New African Magazine. No entanto, o país sempre foi marcado por conflitos étnicos.

No ano passado, a taxa de deslocados internos da Etiópia excedeu a da Síria. Atualmente, o país lidera o mundo com 2,9 milhões de pessoas deslocadas pela violência, de acordo com o Centro de Monitoramento de Deslocamentos Internos. 

“Há um sentimento de cerco entre muitos seguidores da Igreja Ortodoxa Etíope”, disse à revista Elias Gebreselassie, jornalista de Addis Abeba. “A queima de igrejas pode levar a uma desconfiança mais ampla na sociedade e pode ser uma bomba-relógio”.

Cerca de metade da população de 100 milhões afirma ser membro da EOTC, tornando-a a maior igreja do país. Os muçulmanos compõem 35% da população, com protestantes, católicos e várias religiões tribais representando os 15% restantes.

Atualmente, a Etiópia é um exemplo para o mundo, pois cristãos e muçulmanos vivem principalmente em harmonia. O casamento entre casais é comum, enquanto os dois lados reconhecem e comemoram os feriados religiosos um do outro, de acordo com o New African.

“Historicamente, a Etiópia é um estado em que diversos grupos se destacaram em viver juntos em harmonia”, disse à revista o padre ortodoxo etíope Nehemiah T. Geth. “A Etiópia é um dos poucos países onde cristãos e muçulmanos convivem pacificamente com respeito e proximidade mútuos”.

Mas, de acordo com os membros da EOTC, os ataques aos cristãos aumentaram nos últimos 30 anos. Com o aumento das queimadas nas igrejas nos últimos dois anos, alguns se perguntam se o extremismo muçulmano está se firmando no país.

Mas William Davison, analista sênior do International Crisis Group para a Etiópia, acredita que os ataques podem não ser de extremistas religiosos, mas de outros com razões políticas em um país composto por vários grupos étnicos diversos.

Embora o cristianismo esteja entrelaçado na cultura etíope, alguns vêem os ataques contra as igrejas como uma revolta contra a EOTC, que alguns acreditam estar fora de sintonia com os tempos.

Conhecido como reformador, Ahmed, 43, tentou reprimir a violência em seu país. Ele é admirado por muitos. 

“Vejo Abiy como uma resposta à oração”, disse Frew Tamrat, diretor do Colégio Evangélico de Teologia de Addis Abeba, a capital do Christianity Today. “Ele tenta viver de acordo com os valores bíblicos. Ele é um pregador da paz, reconciliação e perdão”.

Mas os detratores de Ahmed dizem que as opiniões do primeiro-ministro sobre amor, paz e reconciliação podem ser uma das causas da deterioração da lei e da ordem no país.

“Esperar que as pessoas se amem e vivam em paz umas com as outras apenas porque um líder de um país fala sobre esses tópicos não é praticável”, disse Tedla Woldeyohannes, professora de filosofia etíope na Universidade Estadual Harris-Stowe, em St. Louis, Missouri, argumentou em um artigo para o ECAD Forum. “O compromisso de um líder com um país é proteger a segurança dos cidadãos, não exercer paciência com os criminosos”.

Tewodrose Tirfe, da Associação Amhara da América, disse ao New African que não houve anúncio de um esforço do governo do primeiro-ministro para interromper os ataques.

“O primeiro-ministro Abiy Ahmed e seu governo não abordaram a questão das queimadas nas igrejas, nem apresentaram um plano para proteger igrejas e cristãos nas áreas onde estão sendo atacados”, afirmou. “Ele não deve ficar calado porque quanto mais tempo ele ficar calado e não agir, mais os etíopes e os criminosos verão isso como não sendo uma prioridade para o governo de Abiy Ahmed”.

No entanto, o povo da Etiópia continua desejando a paz dentro de seu próprio país. Segundo o Christianity Today, em um festival recente em Adis Abeba, comemorando a descoberta do século IV da verdadeira cruz na tradição Tewahedo, meio milhão de pessoas cantaram juntas: “Que haja paz, paz, paz para a Etiópia”.

Fonte: CBNNews

DEIXE UM COMENTÁRIO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News