Lei de obriga Cesan a instalar eliminador de ar na rede de distribuição de água em Vila Velha
Câmara Municipal de Vila Velha – ES (Foto: Guilhermi Ferrari)

Além de corrigir possíveis distorções, proporcionará uma redução no custo das contas de água em favor dos consumidores do município de Vila Velha

Na sessão desta quarta-feira (10/07), a Câmara Municipal de Vila Velha (ES) aprovou em regime de urgência o Projeto de Lei nº 3248/2019, de autoria do vereador Osvaldo Maturano (PRB), que obriga a instalação de equipamento eliminador de ar nas tubulações das redes de abastecimento de água do município, pela concessionária Companhia Espírito Santense de Saneamento – Cesan. A proposição, que foi acolhida pelas Comissões de Justiça, Defesa do Consumidor e Finanças do Legislativo, recebeu o aval do plenário e agora será remetida à sanção do prefeito Max Filho (PSDB).

O objetivo do projeto, segundo Maturano, é corrigir possíveis distorções que venham a acarretar cobranças indevidas por serviços não prestados, o que, consequentemente, proporcionará uma redução no custo das contas de água em favor dos consumidores do município.

“O ar presente nos encanamentos eleva o valor das faturas, pois faz os ponteiros dos hidrômetros girarem, como se estivessem medindo o consumo de água, o que gera a cobrança de recursos não utilizados pelos consumidores. Os aparelhos eliminadores de ar deverão ser aferidos pelo Inmetro e seus custos de instalação deverão ser pagos pela concessionária do serviço, a Cesan”, explicou o parlamentar.

Eliminadores de Ar

De acordo com as informações apresentadas pelos fabricantes, os eliminadores de ar reduzem até 30% nos valores pagos na conta de água, não interferem no funcionamento normal dos hidrômetros, aumentam a vida útil do hidrômetro e tubulações. As peças não são sujeitas ao desgaste e reposição, e ainda bloqueiam a entrada de contaminações externas. Em suma, a vantagem não é somente para o consumidor.

Com informações do Departamento de Comunicação

DEIXE UM COMENTÁRIO_____________________________
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui