spot_img
spot_img
22.8 C
Vila Velha

Jornada Mundial da Juventude: Confira o que abre e o que fecha no RJ

EM FOCO

Seara News
Seara News
SEARA NEWS é o primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo, um aporte eficaz na comunicação, com conteúdo informativo orientado por linha editorial baseada nos princípios bíblicos; e enfoca os matizes do contexto cristão ao redor do mundo.

Jornada Mundial da Juventude

Transportes públicos terão esquema especial de funcionamento

Por causa da Jornada Mundial da Juventude, o prefeito do Rio, Eduardo Paes decretou feriados nos dias 25 e 26 de julho e feriado parcial nos dias 23 (a partir das 16h) e 29 (até as 12h). Transportes públicos terão esquema especial de operação para atender a população. Ficam excluídos do feriado apenas comércio de rua, bares, restaurantes, centros comerciais e shoppings centers, galerias, estabelecimentos culturais e pontos turísticos.

METRÔ

Por ser feriado nos dias 25 e 26, a operação do metrô começa às 7h e segue normalmente até as 12h, com todas as estações abertas recebendo todos os tipos de bilhete (pré-pago, unitário, Riocard e Cartão Peregrino).

A partir das 12h, começa a operação especial para os eventos da Jornada Mundial da Juventude com a presença do Papa Francisco, em Copacabana, quando serão aceitos somente os cartões especiais, com horário de viagem marcado. A estação Cantagalo estará fechada.

Para as viagens de ida, a Linha 1 vai da Saens Peña à estação Siqueira Campos, sendo que para melhorar o fluxo de passageiros, os trens não vão parar na estação Botafogo. Os usuários que vão para os eventos na praia deverão desembarcar nas estações Cardeal Arcorverde e Siqueira Campos. A Linha 2 vai da Pavuna a Botafogo. As viagens de ida vão de 12h às 19h.

As estações Botafogo e Cardeal Arcoverde estarão fechadas para embarque. Quem desejar sair de Copacabana terá como opção a estação Siqueira Campos.

As viagens de retorno acontecerão entre 19h e 5h do dia seguinte, somente as estações Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Botafogo estarão abertas para embarque. No período da volta, as outras estações estarão abertas somente para desembarque.

O serviço Metrô Na Superfície e as linhas de integração encerrarão a venda de cartões e bilhetes às 11h e interromperão a circulação às 12h.

Nos dias 23, 24, 27 e 28 de julho, a operação será normal, com todas as estações do sistema abertas e uso de todos os tipos de cartões (pré-pago, unitário e Riocard e Cartão Peregrino).

O cartão especial está à venda, até quarta-feira (17), das 9h às 21h, em 11 estações: Pavuna, Del Castilho, Maracanã, Saens Peña, Praça Onze, Central, Carioca, Glória, Flamengo, Botafogo e Siqueira Campos. E do dia 18 ao dia 24, apenas nas estações Pavuna, Maracanã, Praça Onze, Central, Carioca e Glória. Para deslocamentos para Copacabana, durante a JMJ só serão aceitos os cartões especiais.

Os passageiros com direito a gratuidade (pessoas com deficiência e maiores de 65 anos), terão, à sua disposição, 13 mil bilhetes especiais. Serão sete mil para a ida (divididos pelas faixas de horário) e seis mil para as viagens de volta. O passageiro deverá comparecer a uma das bilheterias especiais e comprovar que tem direito ao bilhete da gratuidade. A reserva de cartões para quem mora fora do Rio pode ser feita pelo site do metrô, até sexta-feira (19).

SUPERVIA

A SuperVia já trabalha com a venda antecipada de bilhetes em todas as estações, por meio do cartão Multipass (pré-pago), que permite a inclusão de todas as passagens que serão utilizadas durante a Jornada Mundial da Juventude. A concessionária disponibilizará trens extras para atender a demanda de passageiros durante o evento. Segue a programação que será oferecida pela concessionária durante a Jornada:

Terça-feira (23) – Viagens adicionais, entre 22h e 1h, com partida da Central do Brasil para todos os ramais em função da Missa de Abertura, em Copacabana.

Quarta-feira (24) – Grade normal de dias úteis.

Quinta-feira (25) – Funcionamento 24 horas em função da Acolhida ao Papa.

Sexta-feira (26) – Funcionamento 24 horas em função da Via Sacra.

Sábado (27) – Composições adicionais durante toda a operação comercial em função da Missa do Papa no Campo da Fé, em Guaratiba.

Domingo (28) – Composições adicionais durante toda a operação comercial. Serão 18 mil lugares adicionais, por hora, no ramal Santa Cruz em função da Missa do Papa no Campo da Fé, em Guaratiba. As composições sairão das estações Campo Grande e Santa Cruz, a partir das 14h30.

BANCOS

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento nas agências do Rio nos dias 25 e 26 de julho. No dia 29, os bancos vão abrir a partir das 12h, por causa dos feriados decretados por causa da JMJ.

COMÉRCIO E SHOPPINGS

A Federação de Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) informa que o comércio de rua, bares, restaurantes, centros e galerias comerciais, estabelecimentos culturais, shopping centers e pontos turísticos vão funcionar normalmente durante todos os dias da JMJ.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Dois caminhões containers do Tribunal de Justiça ficarão estacionados na área destinada aos órgãos públicos, para a atuação do posto do juizado nos dias 27 e 28, próximo ao Campo da Fé, em Guaratiba. No sábado (27), o expediente será das 11h às 3h do dia seguinte, e, no domingo (28), das 9h às 17h. Juízes, serventuários e comissários da Infância e da Juventude participarão da iniciativa. O regime de plantão do TJ nos aeroportos está previsto para o período entre 19 e 29 de julho, com um juiz e um comissário, das 11h às 18h. O plantão judiciário da capital contará com o reforço de mais um juiz e será o responsável por receber as demandas decorrentes dos eventos de Copacabana.

PREFEITURA DO RIO

No Centro Administrativo São Sebastião (CASS), sede da Prefeitura do Rio, terão expediente apenas o gabinete do prefeito, a coordenadoria do CASS e as seguintes secretarias: Governo, Casa Civil, Ordem Pública, Desenvolvimento Social, Saúde e Cultura. Também estão excluídos do feriado as subprefeituras, Comlurb, IplanRio, RioTur, Guarda Municipal, RioLuz, Planetário, RioZoo, Cet-Rio, e as secretarias Extraordinária de Proteção e Defesa do Consumidor, Transportes, Conservação e Serviços Públicos e Turismo. Todas as unidades de saúde, incluindos hospitais, UPAs, clínicas da família e postos de saúde, funcionarão normalmente.

GOVERNO DO ESTADO

Os órgãos do governo do estado no município do Rio funcionarão de acordo com o decreto da Prefeitura. As unidades hospitalares funcionarão normalmente.

Fonte: G1

- Publicidade -

LEIA MAIS...

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News