spot_img
spot_img
27.3 C
Vila Velha

Jesus tinha casa? – Aberrações gospel

EM FOCO

Robson Aguiar
Robson Aguiar
Teólogo, articulista, comentarista cristão, e pastor presidente da Assembléia de Deus, em Caetés III, Abreu e Lima-PE,

Pastor afirma que Jesus tinha Casa "boa" na Praia
Mensagem do Pastor Abílio Santana no Congresso dos Gideões.

Por Robson Aguiar | Seara News

Pastor afirma que Jesus tinha Casa "boa" na PraiaAbílio Santana dá um show de bobagens e contradições pregadas em um grande evento onde boa parte eram de leigos. Muita fantasia especulativa e pouca hermenêutica. Pesquisei a mensagem e achei uma grande coincidência com o que pregou o Pr. Jonas da IEQL, confira AQUI .

A casa de Maria e José, pais de Jesus poderia ser chamada de casa de Cristo, mas, como haviam herdeiros além do Senhor, então descartamos essa possibilidade. O texto usado por Abílio é "Tendo Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar". Mateus 13:1. Pois bem, primeiro vamos identificar de quem era a casa em Cafarnaum, Lc. 4.31,39 o lugar, Cafarnaum, a casa era da sogra de Pedro, melhor, vamos ver o contexto "E Jesus, entrando em casa de Pedro, viu a sogra deste acamada, e com febre". Mateus 8:14 (casa de Pedro).

Primeira contradição do Pr. Abílio é que ele usa o texto "E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça". Mateus 8:20 para dizer que Jesus estava dizendo que era andarilho, que não parava e voltava para o mesmo lugar como faziam as aves do céu e as raposas, mas no entanto, para justificar sua "eisegese" ele diz que a casa de Cafarnaum era dele usando o texto acima. Se contradiz em suas próprias palavras.

Diz o pregador Santana que Jesus teria juntado dinheiro de sua profissão de carpinteiro para adquirir a casa na praia. Será? Ele está insinuando que Cristo vivia uma vida arregalada pelo que parece, mas, vejam algumas situações que excluem Cristo de pessoas abastardas, E, chegando eles a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as dracmas, e disseram: O vosso mestre não paga as dracmas? Disse ele: Sim. E, entrando em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra os tributos, ou o censo? Dos seus filhos, ou dos alheios? Disse-lhe Pedro: Dos alheios. Disse-lhe Jesus: Logo, estão livres os filhos. Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti. Mateus 17:24-27

Observando o texto acima, vemos primeiro que a tesouraria de Jesus não estava boa, e observem que Pedro entra “em casa” a casa dele, e quem ele encontra? Jesus. Onde? Na casa de Pedro. Perceberam? Na verdade Cristo era hospede na casa de Pedro e André, como foi também na casa de Lázaro de Betânia. Independente de nossa casa ser própria ou alugada, ou estarmos como hospedes na casa de alguém, a linguagem que usaremos ao chegarmos será sempre “em casa” essa expressão é comum, e nem sempre denotará que a casa é nossa.

É uma aberração o pregador dizer que Cristo usava de seus poderes aos doze anos para fabricar móveis com mais rapidez, quando sabemos que algo assim atrairia multidões a sua casa antecipando seu ministério. Mente fértil e antibíblica do mensageiro. Se Jesus tinha uma casa, na condição de homem solteiro e primogênito de sua mãe, sua casa seria a casa de seus pais em Nazaré e não em Cafarnaum.

Notem que ele só começa seu ministério aos 30 anos (maioridade dos judeus na época) Ele tinha irmãos e irmãs para cuidar. Outra evidência de que Cristo não tinha casa e muito menos de praia como sugere o nobre conferencista é que boas casas judaicas tinham cenáculos como o lugar em que desceu o Espírito Santo. (Alguns historiadores dizem que a casa a que se refere o texto era de Maria, mãe de Jesus). E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmào de Tiago. Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos. Atos 1:13-14 E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. Atos 2:1-2 No entanto, o Mestre solicitou de algum amigo um lugar em que ele pudesse celebrar a Páscoa com seus discípulos. E eles lhe perguntaram: Onde queres que a preparemos? E ele lhes disse: Eis que, quando entrardes na cidade, encontrareis um homem, levando um cântaro de água; segui-o até à casa em que ele entrar. E direis ao pai de família da casa: O Mestre te diz: Onde está o aposento em que hei de comer a páscoa com os meus discípulos? Então ele vos mostrará um grande cenáculo mobiliado; aí fazei preparativos. Lucas 22:9-12

Não seria estranho, alguém que tem uma boa casa de praia pedir outra casa para celebrar a páscoa? A estória contada por Abílio Santana é digna de roteiro de filme, é bonita e agrada aos ouvidos, principalmente dos adoradores de mamom, mas, está fora do contexto, não tem sustentação na Palavra. Deve ser repudiada.

Robson Aguiar, pr

Assista o video:

- Publicidade -

LEIA MAIS...

30 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente confesso que não possuo nenhuma capacidade para comentar a pregação desse pregador chamado Abílio, pois eu não sei por onde começar. É difícil não sabermos por onde começar. Não sei se começo falando sobre a falta de conhecimento dos princípios hermenêuticos do pregador, revelados em sua “falácia”, ou, acerca de sua suposta “autoridade” na pregação que ojeriza nossos ouvidos. Talvez seria melhor começar falando sobre a ausência de sua postura na oratória para a comunicação de verdades centrais da fé, que o deixa opaco no conteúdo expresso. Não sei. Só sei que o autor desse artigo, Pr. Robson Aguiar, é um verdadeiro defensor da fé, quando expõe o fato na busca de despertar vidas para as armadilhas espirituais de nossa Era.

  2. O pastor Abílio disse que quase morreu quando era novo convertido e eu quase morri de tanto ri das bobagens que ele falou…kkk. Já é do conhecimento de muita gente que os livros pseudoepígrafos do 2º século relatam milagres mirabolantes que Jesus realizou entre os doze e trinta anos de idade, como aquele dos pássaros de barro que ficam vivos ao som das palmas de Jesus ou o menino que ele ressuscitou depois de tê-lo empurrado do telhado, mas afirmar que Jesus fazia móveis milagrosamente na carpintaria, acho que ninguém pensou nessa… valeu profundo Abílio, rsrsrs. Agora a profundidade bíblica e histórica do pregador aparece mesmo quando ele diz que aos doze anos Jesus assumiu a carpintaria segundo o historiador. Que historiador???. Ah, sei, deve ser o mesmo que informou que Jesus assumiu a carpintaria aos doze anos devido à morte de José. Só que segundo o historiador Lucas aos doze anos José estava vivo, pois Maria disse: “Teu pai e eu, aflitos, estamos à tua procura” (Lc 2.42,48). E sobre os milagres de Jesus o apóstolo João diz que foram iniciados nas bodas de Caná da Galiléia (Jo 2.11).

  3. Como diz o mestre, pastor Antônio Gilberto, no seu livro "A Bíblia Através dos Séculos", quando lemos a Bíblia meditando nas suas palavras o Espírito Santo nos fará lembrar o texto bíblico preciso, se de antemão o conhecermos (Jo 14.26). É possível o leitor ser lembrado de algo que não sabe? Pense se é possível! O Espírito Santo quer não somente encher o crente, mas também encontrar nele o instrumento com o que operar – a Palavra de Deus. Ter o Espírito e não conhecer a Palavra, conduz ao fanatismo. Pessoas assim querem usar o Espírito em vez de serem usadas por Ele.

  4. Parabéns ao pastor Robson Aguiar!
    A apresentação embasada na Bíblia de seu artigo lança por terra especulações infundadas dos pregadores de fantasias e anomalias supostamente evangélicas. É por falta de conhecimento bíblico adequado que muitas lideranças alimentam redes de exposição anti-bíblicas e extra-bíblicas em nossas igrejas e eventos ao convidar para os tais esses pregadores de equívocos.

    • Agradeço a sua participação e apoio irmão Silvio Costa. O Pr. Abílio pode ser famoso, mas, isso não quer dizer que tudo que prega é bíblico. Aliás, não me excluo de também errar em minhas prédicas e sermões, para isso, a igreja tem que estar atenta e ser bereana. Abraços.

  5. Esse seu texto ae, tem nada avê com o q o Pastor Abilio Santana pregou,

    ” Lc. 4.31,39 o lugar, Cafarnaum, a casa era da sogra de Pedro, melhor, vamos ver o contexto “E Jesus, entrando em casa de Pedro, viu a sogra deste acamada, e com febre”. Mateus 8:14 (casa de Pedro). ”

    Ele leu Marcos 2:1 historia do paralítico de Cafarnaum
    e não Marcos 1:29 que relata a historia da sogra de Pedro

    esses texto que voce colocou para contradizer a pregação do Abilio Lc 4:31-39 Mt 8:14 são relatos da historia da sogra de Pedro.

    Ele pregou o relato da historia do paralitico de Cafarnaum que são os texto Mc 2:1-12 Mt 9:1-8 Lc 5:18-36

    e Jesus tinha casa sim, e ponto final!

  6. fala que jesus não tinha casa uma piada a profecia de isaías deixa bem claro no capítulo 9
    pra questionar o pregador tem que conhecer o todo
    irmão amigo pede sabedoria Deus para comentar na próxima vez
    fique com jesus pq ele te ilumine. isaías 28 10 explica como se lê a bíblia

    • Meu querido Sidmar, lamento que você não tenha ainda entendido o nosso texto. Quanto ao texto citado por você, em nada refuta os argumentos bíblicos citados por mim em meu artigo. Se o irmão fosse um assíduo aluno de uma boa EBD, com certeza não seria uma presa tão fácil dos midiáticos exploradores da fé. Abraços.

      • O bom q a propria bíblia fala q mulheres sustentavam o ministério de Jesus e os demais aí acho meio estranho acontecer isso quando Jesus ostentava com casas na praia sabendo q logo partiria dessa terra. Brincadeira

  7. como explicar então essa passagens
    Mateus 13:1 – Tendo Jesus saído de CASA, naquele dia, estava assentado junto ao mar;
    Mateus 13:36 – Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para CASA E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo.
    Marcos 7:17 – Depois, quando deixou a multidão, e entrou em CASA os seus discípulos o interrogavam acerca desta parábola.
    Marcos 9:28 – E, quando entrou em CASA os seus discípulos lhe perguntaram à parte: Por que o não pudemos nós expulsar?
    Marcos 9:33 – E chegou a Cafarnaum e, entrando em CASA perguntou-lhes: Que estáveis vós discutindo pelo caminho?
    Marcos 10:10 – E em CASA tornaram os discípulos a interrogá-lo acerca disto mesmo.
    João 1:39 – Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde MORAVA, e ficaram com ele aquele dia; e era já quase a hora décima.

    • Meu querido Pastor Robson Aguiar! Gostaria que o amado me explicasse os textos de Mt. 4:13-17, 13:36, Mc. 7:17, 9:28,33, 10:10 e Jo. 1:39. Já que o Irmão diz que Jesus não tinha casa. Vamos comentar, mas não vamos distorcer a Bíblia Sagrada. Porque então estaremos julgando os outros e confundindo a mente do povo.

  8. ….As vezes que Jesus estava na casa de qualquer pessoa, a biblia fala
    claramente: entrando na casa de pedro,ou estando em casa de fulando ou beltrano,
    Porem em mateus diz que ele estava em casa, nao de pedro ou joao ou qualquer outra pessoa.
    Qualquer pessoa que vai se hospedar na casa de um parente ou amigo por um tempo
    jamais usaria uma expressao como se a casa fosse dele,
    Por isso a biblia sempre definiu claramente na casa de quem jesus estava…..

    Roberto

  9. Jesus ter casa não tem nada errado. Ė uma bencao todo trabalhador ter uma casa.
    Sou a favor da prosperidade. Ja busquei na biblia toda e nunca vi escrito que
    quem teme a Deus vai ser pobre e padecer necesssidades,muito pelo contrario,
    Todas as vezes que a biblia fala sobre temer a Deus e obedecer seus mandamentos
    Fala da prosperidade como reultado de quem faz isso.
    Falo da prosperidade segundo a biblia,nao segundo a maioria dos pregadores da prosperidade.
    Ser prospero nao quer dizer exatamente ser rico,mas ter suas necessidades supridas
    em gloria por cristo jesus.
    Roberto

  10. A Paz do Senhor. Irmãos muita das vezes perdemos nosso tempo discutindo acerca de detalhes e acabamos no final julgando nosso irmão e fazendo assim uma bola de neve de dúvidas e escândalos para os não cristãos pois cada um pensa de um jeito oque é o erro pois devemos ter uma concordância hermenêutica mas infelizmente não é assim e se queremos alertar o povo acerca de heresias falamos somente para nosso irmão ler a Bíblia que ele vai saber oque é certo e errado pois como se diz nas escrituras: observai tudo e retende o bem. Pois se conhecermos a verdade já estamos libertos o segredo é termos a Palavra de Deus na talba do nosso coração enquanto discutimos acerta de inútil detalhe esquecemos dos princípios básicos que são Amor a Paz e a Fé pois Jesus não veio condenar nínguem Ele veio Salvar o que se havia perdido…. um abraço e a paz do nosso Senhor Jesus Cristo… Amém.

  11. Ao ouvir que João havia sido preso, ele voltou para a Galiléia e, deixando Nazaré, foi morar em Cafarnaum, à beira-mar, nos confins de Zabulon e Neftali (Mateus 4.12-13).

    • Lá em Lucas 4 diz que ele estava em Nazaré onde foi criado, mas o povo não o aceitou assim ele foi pra Cafarnaum e ficou hospedado na casa de Pedro, onde ele pregava no mar da Galileia…Em Lucas 5 diz que transportaram um homem paralítico, mas não diz que a casa é de Jesus…Se ele estava na casa de Pedro, onde no capítulo 4 de Lucas ele a curou, fica lógico entender que a casa onde ele se encontra é de Pedro e não de Jesus…Ele mesmo diz em Mateus 8:20 “que não tinha onde reclinar a cabeça”, mostrando para alguns interesseiros em bênçãos e bens materiais que seu reino não era deste mundo…Ultimamente tem-se pregado um Deus e um Jesus totalmente contrário as escrituras e como um gênio da lâmpada, pronto a atender nossos desejos temporais

  12. É é tudo muito estranho!
    Sabe o que eu acho? No mundo de hoje, existem duas classes de crentes: Aqueles que acreditam em DEUS e aqueles que acreditam em JESUS. Aqueles que acreditam em DEUS, crer que ele dá prosperidade e que ele é o dono do ouro e da prata, isto está bem claro na bíblia, Deus é o dono do ouro e da prata. No velho testamento, antes de Jesus vim ao mundo, quando as pessoas só conheciam DEUS, vemos que Abraão, Isaque, Jacó, Jó etc eram homens ricos… sim ou não? Só que depois que JESUS veio ao mundo, parece que as coisas mudaram, não se pode ter nada, não pode ser mais ricos ou possuir tesouros na terra, assim muitos acham que o cristão não pode ter nada, tem que viver mendigando… Mas Jesus não é DEUS? O que mudou então? Jesus não teve um discípulo rico? José de Arimatéia não era discípulo de Jesus?

  13. Eu quero parabenizar Robson Aguiar pelas boas colocações! Tem gente que acha que quem é contra a pregação do Abílio Santana está contra alguém prosperar, o que eu sou contra é alguém enfeitar uma passagem bíblica para enganar o povo, todos querem prosperarem e nosso Deus quer que nós sejamos prósperos mas segunda a vontade dele, o principal é a salvação foi assim o que Jesus ensinou; buscai em primeiro lugar o reino de Deus e o mais será acrescentado mas hoje muitos procuram esses enganadores para buscarem prosperidades e eles estão sempre afinados nesse tema porque sabem que hoje a maioria sofrem a necessidade financeiramente, eles estão pegando o que o povo querem ouvirem, querem atraírem pessoas com suas próprias palavras e não mostrando o que realmente diz as escrituras, hoje estão sendo práticos para fazer belos teatros, enfeitando uma passagem bíblica com belos discursos satisfazendo os desejos do que o povo querem ouvirem, melhor aceitar o que nosso Deus quer falar conosco do que palavras agradáveis pelo homem. Um abraço a todos!

  14. bom lendo João capitulo 1 vc ver jesus mostrando sua casa aos dois discípulos e depois um dois dois vai apresentar ele a Pedro esse era André como pode jesus hospedar na casa de alguém que ele nem ao menos conhecia ??
    e amados não pessicisa subjugar outros pregadores so pq o argumento dele não coeside com o seu.

  15. Pastor. Qualquer um com o mínimo de inteligência pode utilizar a Bíblia para “Provar” isso ou aquilo. O sr. diz que Jesus estava hospedado na Casa de Pedro, certo? Mas o texto de Mateus 4:13-20 diz que o Fato de Jesus morar ali naquela região era UM CUMPRIMENTO PROFÉTICO. Ele começou a pregar ali. Depois Jesus sai andando pela praia e avista Pedro e André e os convida a segui-lo. Como assim? Eles moravam juntos, Jesus não poderia falar com eles durando o Jantar, por exemplo. Percebe a contradição. Alguém está hospedado na minha casa, sai para pregar na vizinhança e eu não fico sabendo de nada. Ok. Aí, um certo dia eu estou trabalhando, pescando, aparece o meu hospede me convidando para seguir ele. Muito estranho, não acha? Pois é isso que o sr. está dizendo quando afirma que Jesus não tinha casa e estava morando na casa de Pedro.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News