Japão: Treinamento de erupção do Monte Fuji reúne 4 mil pessoas

0
39

Cerca de 470 mil moradores de Shizuoka, Yamanashi e Kanagawa deverão ser evacuados em caso de desastre.

Japão: Treinamento de erupção do Monte Fuji reúne 4 mil pessoas
Uma grande fila de carros se formou após ordem de evacuação em treinamento ao redor do monte Fuji – Foto: Reprodução/ANN

Fujinomiya – Cerca de 4 mil pessoas participaram neste domingo de um treinamento para evacuação ao redor do monte Fuji, considerando a hipótese de que o maior vulcão adormecido do Japão pode entrar em erupção a qualquer momento.

O treinamento foi realizando simultaneamente em 26 cidades de Shizuoka, Yamanashi e Kanagawa, as três províncias que seriam mais diretamente atingidas pela erupção.

A atividade deste domingo foi baseada em um plano de segurança concluído em fevereiro deste ano, ressaltando que cerca de 470 mil moradores das três províncias precisarão ser evacuados em caso de erupção do monte Fuji.

Somente na região oeste da província de Kanagawa, que fica mais perto do Monte Fuji, 406 mil pessoas deverão deixar suas casas em caso de uma possível erupção por causa da fumaça de cinzas. A evacuação também atingirá 62 mil moradores de Shizuoka e 1 mil de Yamanashi.

O treinamento serviu para que as autoridades tivessem uma noção de como seria o refúgio de um grande número de moradores pelas rotas previstas.

O plano de segurança concluiu, ainda, que se uma grande quantidade de lava for expelida, pelo menos 131 mil moradores da cidade de Fuji (Shizuoka) precisarão ser evacuados.

Quando os dados coletados por sensores indicarem que a montanha está prestes a entrar em erupção, será dada uma ordem de evacuação antecipada para evitar que moradores fiquem isolados após o fechamento de estradas e rodovias.

A última erupção do monte Fuji aconteceu em 1707, há mais de 300 anos.

Fonte: Alternativa

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome