Por Robson Aguiar

Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação (2 Pedro 1.20).

Interpretação das Escrituras SagradasAssuntos polêmicos devem ser ensinados com muito cuidado e as vezes devemos limitá-los aos ciclos teológicos, uma vez que não temos o conhecimento absoluto da Palavra.

Não é errado discutir a Palavra, desde que em tempo e lugar oportuno, mas, não podemos esquecer que somos "cristãos" e temos que ter semilidade com Cristo em nossa postura. Não podemos deixar a ética cristã de lado. Nosso linguajar deve ser polido.

Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca (Colossenses 3.8).
Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância (1 Timóteo 3.8).

Anéis nos dedos são bonitos adornos, certificados nas paredes externam nossos esforços. Na área secular colabora para o currículo do docente e dá ideia de que um formado domina o assunto, mas, quando se trata das Escrituras, o livro de Deus, "doutorado em divindade" passa a ser um título irônico, pois, Deus se dá a conhecer a quem quer. 

Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos (Mateus 11.25).

Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido (1 Coríntios 13.12).

Não devemos desprezar as ferramentas de interpretação da Bíblia, devemos usar o máximo de livros que possam nos auxiliar para entender ao menos sobre a geografia, os autores, a sociedade da época, os costumes e até mesmo a etimologia das palavras, mas, sabendo que nada disso nos revelará em absoluto o que quis dizer o autor do Livro Sagrado, apenas servirá como suplemento.

Atitude de humildade é bem vinda quando lemos a Bíblia.

Por fim, não esqueçamos que a oração é uma forte aliada para o conhecimento de Deus.

Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. Atos 6:4
Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso (Colossenses 4.3).

Robson Aguiar, pr.

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui