As intermináveis discussões teológicas e suas consequências: Etnias Protestantes

2
174

As "etnias protestantes" como resultado das discussões teológicas.

Por Robson Aguiar

As Intermináveis Discussões Teológicas E Suas Consequências: Etnias ProtestantesAntes de mais nada quero esclarecer que não sou contrário a um bom e organizado debate, desde que exista respeito entre os debatedores e haja comum acordo em manifestarem seus pontos de vista.

Mas, tenho observado como existem pessoas bitoladas. São reflexo de tudo que leem e vêem, arrogam a toda hora que receberam a revelação, que outrora não sabiam nada da Bíblia, quando estavam em suas antigas igrejas, mas, que depois que passaram para a santa, amada, perfumada, salve, salve nova igreja a que agora pertencem, passaram a entender realmente o evangelho.

Essas pessoas, certamente nunca ouviram falar em exclusivismo soteriológico, nem em falso messianismo tão pregado entre seitas. Pois é, querem transformar reformadores em hereges ou fazem o contrário atribuindo a eles a infalibilidade pastoral, passam a venerá-los como se seus escritos fossem parte do canon, igual faziam certos cristãos romanos.

Volto a dizer que a melhor ferramenta de interpretação bíblica é a própria bíblia. Chega de teologia pronta, de notas de rodapés, chega de bibliografias para reforço de ideia, vamos ler a Palavra de joelhos e buscar do seu autor a revelação, em nenhum momento na pregação de Pedro ou Paulo, os vi citando texto no original para ratificar suas mensagens. O que vi, foi Paulo "rogando" a igreja para que Deus lhe abrisse a porta da Palavra.

Quer entender a Bíblia irmão? Então segue esse conselho, te aproxima de Deus e Ele também se aproximará de ti, e pede ao Espírito Santo que te ensine as verdades bíblicas, pois não há melhor professor.

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Tiago 4:8

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. João 14:26

Sobre salvação, gostaria de perguntar aos tais doutores da bíblia, se Lutero, john Huss, Wycliff, Savanarola e tantos outros pré-reformadores e reformadores morreram salvos ou se foram para o inferno? Pois, é notório que muitos deles ainda professava o catolicismo e muitos de seus dogmas.

Sabe quem é que testifica sobre nós? O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Romanos 8:16 Se você é convicto de tua fé meu irmão, não há o que discutir.

Robson Aguiar, pr.

2 COMENTÁRIOS

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome