24.4 C
Vila Velha

Igrejas Batistas nos EUA serão lideradas pela Rev. Gina Jacobs-Strain

EM FOCO

Seara News
Seara News
SEARA NEWS é o primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo, um aporte eficaz na comunicação, com conteúdo informativo orientado por linha editorial baseada nos princípios bíblicos; e enfoca os matizes do contexto cristão ao redor do mundo.

A nova líder da American Baptist Churches USA – ABCUSA se destaca, já que apenas 13% das igrejas filiadas são pastoreadas por mulheres, e 86% das mulheres nas igrejas batistas ainda relatam enfrentar obstáculos em seu ministério por causa do seu gênero.

No sábado (4 de novembro), as Igrejas Batistas Americanas dos EUA se tornaram a última das principais denominações protestantes a nomear uma líder feminina, nomeando a Rev. Gina Jacobs-Strain.

Jacobs-Strain foi selecionada por unanimidade pelo ABCUSA’s Search Committee, após um processo de 18 meses, disse o presidente da denominação, Rev. James Wolfe. Jacobs-Strain iniciará seu mandato de dois anos em fevereiro.

“Acreditamos que ela tem as habilidades e os dons que nos permitem cumprir a missão ministerial para a qual fomos chamados”, disse Wolfe.

Em junho, a denominação também nomeou a Rev. Nikita McCalister como a nova presidente. McCalister iniciará seu mandato de um ano em janeiro; por enquanto, ela trabalha na equipe ‘Transformados pelo Espírito da ABCUSA’, ajudando as congregações a enfrentar os desafios que enfrentam.

Desafios

Jacobs-Strain liderará uma das denominações mais diversas do país, com 1,3 milhão de membros e quase 5 mil igrejas. Entre os numerosos desafios que a aguardam, ela será responsável por continuar o trabalho ecumênico da denominação e promover parcerias com outros ministérios regionais. Ela também coordenará a Comissão de Refugiados da Birmânia, um esforço conjunto de diferentes organizações batistas para defender os direitos dos refugiados de Mianmar.

Jacobs-Strain

Antes de sua nomeação, Jacobs-Strain era diretora executiva do American Baptist Women’s Ministries, que visa capacitar “mulheres e meninas para viverem na plenitude de quem foram criadas por Deus para ser”.

Como Jacobs-Strain descreveu em uma entrevista de 2019 com Baptist Women in Ministry, ABWM é um “ministério centrado em Cristo que incentiva e capacita mulheres, mulheres jovens e meninas para servirem a Deus e serem líderes em suas igrejas, comunidades e além”.

A sua formação faz referência a uma denominação em que apenas 13% das igrejas são lideradas por mulheres, e na qual 86% das mulheres nas igrejas baptistas ainda relatam enfrentar obstáculos no seu ministério por causa do seu género, de acordo com um relatório de 2021, “A Situação das Mulheres na Vida Batista”.

Jacobs-Strain cresceu em uma igreja pentecostal e entregou sua vida a Deus quando estava no ensino fundamental, aos 9 anos de idade.

Ela serviu como pastora transitória na Primeira Igreja Batista de New Market (Piscataway, Nova Jersey), pastora interina na Igreja Batista St. Paul (Atlantic Highlands, Nova Jersey) e pastora regional associada para mulheres da ABC no ministério em Nova Jersey.

Ela obteve seu mestrado em divindade pela Drew University Theological School e seu doutorado em ministério pela Duke University.

História

Estabelecida no início do século XVII, a denominação conhecida como Primeira Igreja Batista na América se dividiu em 1845 devido às crescentes crenças abolicionistas das igrejas do norte. (As igrejas do Sul fundariam mais tarde a Convenção Batista do Sul.) Formada como Convenção Batista do Norte em 1907, tornou-se a Igreja Batista Americana dos EUA em 1972.

Hoje, a quinta maior denominação batista do país, a American Baptist Churches USA – ABCUSA ainda tem uma estrutura congregacional, com igrejas incentivadas a decidir sobre sua própria doutrina, missões e estilo de culto com autonomia.

Com Religion News Service

DEIXE UM COMENTÁRIO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
Se encontrou algum erro, deseja sugerir uma pauta, ou falar conosco. Clique aqui.
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ESTUDOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Rádio Seara News
- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -spot_img