spot_img
spot_img
26.6 C
Vila Velha

Igreja Luterana dá início às comemorações dos 500 anos da Reforma Protestante

EM FOCO

Seara News
Seara News
SEARA NEWS é o primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo, um aporte eficaz na comunicação, com conteúdo informativo orientado por linha editorial baseada nos princípios bíblicos; e enfoca os matizes do contexto cristão ao redor do mundo.

Igreja Luterana dá início às comemorações dos 500 anos da Reforma Protestante

 

Promovido pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) neste domingo (23), a partir das 19h, na Ópera de Arame, o evento Celebração dos 499 anos da reforma protestante iniciará as festividades do 5º centenário (500 anos) da Reforma Protestante, comemorada em outubro de 2017 com agendas em todo o mundo.

A iniciativa local conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Igreja Presbiteriana do Brasil e reunirá mais de 1,6 mil pessoas da capital, de todo o Paraná e de Santa Catarina. O evento terá entre suas atrações um coral com mais de 200 vozes e bandas com diversos instrumentos.

A programação contará ainda com a presença dos pastores Juarez Marcondes Filho, secretário executivo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB); Adelar Munieweg, conselheiro nacional da Liga de Leigos Luteranos do Brasil; Flávio Sauer, Presidente do Núcleo de Comunhão Pastoral de Curitiba e do Bispo Cirino Ferro, Presidente do Conselho de Ministros Evangélicos do Paraná, entre outros.

História da Reforma

O início da Reforma remonta ao ano de 1517, quando em 31 de outubro o então monge católico Martinho Lutero publicou e pregou 95 teses na porta da igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, em protesto a diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo mudanças como o fim da cobrança de indulgência e do culto aos santos. Este foi o marco zero da Reforma, que conquistou diversos países e hoje conta com dezenas de milhões de seguidores em todo o mundo.

A expulsão de Lutero da Igreja Católica resultou na divisão da Igreja. O movimento ultrapassou fronteiras e se estendeu a outros países da Europa, chegando ao Brasil em 1824, com a imigração alemã.

Igreja Luterana dá início às comemorações dos 500 anos da Reforma ProtestantePara a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), uma das herdeiras do movimento, a Reforma tem um grande significado, pois foi responsável por transformações determinantes no rumo da sociedade, com repercussão nos âmbitos social, político, econômico, cultural e educacional. No âmbito da educação, a Reforma deu fim à elitização do ensino, tornando-o acessível a todos. No âmbito da economia, resultou na perda do poder totalitário da Igreja Católica”, explica o porta-voz do evento, Ives Möller, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). “Se hoje temos acesso a uma bíblia em português, e ainda cada vez em linguagem mais atual; se vemos o crescimento tão significativo da comunidade cristã evangélica ao redor do país, isso se deve a um movimento iniciado há 500 anos”, acrescenta.

Programação:

Saudação e abertura da celebração
Por Ives Möller – SECRETÁRIO DO DISTRITO PARANÁ LESTE. IELB

Invocação
Por Pastor. Walter Wolf – PASTOR CONSELHEIRO DO DISTRITO PARANÁ LESTE. IELB

União Coral: Entrada Festiva
LETRA E MÚSICA: WILSON FAUSTINI 1997

Oração Confessional
Por Pastor Cristiano Mendes
PASTOR da CONGREGAÇÃO SÃO PAULO, PORTÃO. IELB

União Coral: Regozijai
LETRA E MÚSICA: CHALES KIRBY

Momento Histórico: Pastor Juarez Marcondes Filho
PASTOR SECRETÁRIO EXECUTIVO DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL

Louvor: Como água cristalina

Leitura Bíblica
União Coral: Grandioso és Tu.

LETRA: STUART K. HINE MÚSICA: CARL BOBERG
TRAD.: NATHANAEL EMMERICH

Mensagem: Pastor Adelar Muniwieg
CONSELHEIRO NACIONAL DA LIGA DE LEIGOS LUTERANOS DO BRASIL.IELB

Confissão de fé

HINO 323 HINÁRIO LUTERANO

Louvor e Ofertas

Serviço – Celebração dos 499 anos da reforma protestante

Data: 23 de outubro, domingo
Horário: das 19h às 21h
Local: Ópera de Arame – Rua João Gava, 874 – Abranches

Organização: Igreja Evangélica Luterana no Brasil
Apoio: Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Igreja Presbiteriana do Brasil

Informações: Básica Comunicações

- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News