spot_img
spot_img
24.4 C
Vila Velha

Governo de Cuba censura mensagens de pastores cristãos na TV e rádio

EM FOCO

Portas Abertas
Portas Abertas
A serviço da Igreja Perseguida, PORTAS ABERTAS é uma organização internacional que serve cristãos em lugares hostis ao evangelho. Está presente em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.
Governo de Cuba censura mensagens de pastores cristãos na TV e rádio
Sem liberdade, cristãos cubanos se reuniam com medo e sem acesso a Bíblias |
Foto: Portas Aberta

Líderes cristãos desconfiaram do convite do governo cubano, mas enxergaram uma oportunidade de espalhar a mensagem de Jesus.

Havana, Cuba – Em meio a debates sobre liberdade de expressão e imprensa, há uma reflexão sobre a importância de veicular notícias de interesse dos cidadãos sem que exista uma interferência e punição do Estado aos que tornam as informações públicas. Em países onde há paranoia ditatorial, os líderes detêm o poder sobre a população e sobre a imprensa.

Neste contexto, também existe a intolerância religiosa, pois o Estado não aceita que exista uma devoção a outro, apenas aos governantes. Cuba é um bom exemplo de falta de liberdade de imprensa e de expressão.

Alguns líderes cristãos cubanos receberam com alegria o convite para gravarem mensagens de Páscoa para serem veiculadas pelo Instituto Cubando de Rádio e Televisão (ICRT). Cada pastor poderia dar um recado individual para a população celebrando o domingo de Páscoa. Porém, na noite programada para transmitir as mensagens, apenas o reverendo Antonio Santana discursou. Ele é presidente do Conselho de Igrejas de Cuba (CIC), oficialmente apoiado pelo governo cubano.

Desconfiados, mas prontos para fazer a diferença

O convite sobre as mensagens da Páscoa foi recebido com estranhamento, mas os participantes decidiram aproveitar a oportunidade para fazer o nome de Jesus conhecido nacionalmente. Esta é a primeira vez que esse tipo de convite acontece desde o início da Revolução em 1959, testemunha o pastor Noel Nieto, da Liga Evangélica de Cuba. Durante três dias do início de abril, cinco líderes cristãos registraram as respectivas mensagens de esperança e ressurreição com a ajuda de uma equipe de voluntários cristãos e supervisão de um funcionário do ICRT.

Um dos voluntários foi Sandy Cancino, que usou a experiência de produtora para trabalhar nesta missão. “Ofereci-me com um grupo de jovens da minha igreja. Pareceu-me estranho, mas se existe algo que os cristãos têm em abundância é o otimismo”, disse Cancino ao jornal virtual Protestante Digital. A cristã acredita que o período foi uma oportunidade de mostrar a vocação em servir em meio à pandemia da COVID-19.

A notícia sobre as mensagens cristãs foi recebida com entusiasmo nas redes sociais de diversos pastores independentes do governo. Já que era a concretização de um pedido feito há anos às autoridades cubanas. Porém a mesma autonomia dos líderes cristãos foi o motivo que os deixou de fora da ação governamental. “O governo censurou esses pastores por uma série de artigos que eles escreveram criticando o conteúdo da nova Constituição aprovada recentemente em Cuba”, confirmou o jornalista independente Yoe Suárez ao site de notícias CubaTrendings.

Apesar de muitos pastores se sentirem desrespeitados pela censura, ainda existe esperança de que as mensagens canceladas sejam propagadas. “Esperamos, e é nossa oração, desejo e pedido, que os programas sejam vistos por todos, e também que outros espaços se abram para a mensagem de esperança, paz e salvação de Jesus”, conclui o pastor David Moreno.

Cuba é o 61º país na Lista de Observação, que faz parte dos países que participam da pesquisa da Lista Mundial da Perseguição 2020.

Para saber como ajudar os cristãos perseguidos neste e em outros países em que a Portas Abertas mantém projetos de auxílio emergencial, apoio espiritual e emocional aos cristãos perseguidos, clique aqui!


Colabore com o trabalho do portal Seara News, contamos com seu apoio para ampliar e fortalecer nossa atuação, acesse agora apoia.se/searanews e faça sua doação.

Seara News 25 anos

DEIXE UM COMENTÁRIO ABAIXO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News