Governadora do Huambo destaca papel da igreja na moralização da sociedade
Governadora da Província do Huambo, Joana Lina (ao centro) preside Workshop sobre valores religiosos | Foto: Júlio Vilinga

O envolvimento da igreja na moralização da sociedade constitui um imperativo indispensável.

Em Angola, Joana Lina, governadora da província do Huambo, destacou que o envolvimento da igreja na moralização da sociedade constitui um imperativo indispensável, considerando o importante papel que desempenha na harmonização das comunidades, preservação da paz e consolidação da unidade e reconciliação nacionais.

A governadora da província fez estas declarações na abertura do Workshop Nacional sobre “Valores religiosos e capital humano à luz dos objetivos do desenvolvimento sustentável”, numa iniciativa do Conselho de Igrejas Cristãs em Angola (CICA), em parceria com o Fundo das Nações Unidades para a População (UNFPA).

Joana Lina disse que as autoridades continuam a respeitar as diferentes confissões religiosas, com base na Constituição da República e na Lei, daí a razão de incutirem aos seus membros valores e princípios de boas práticas sociais, para que as famílias sejam, de fato, o verdadeiro pilar para a edificação de uma sociedade mais justa.

Realçou que a Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030, com objetivo de transformar o mundo, constitui uma visão comum de 193 Estados membros da Organização das Nações Unidas, para resolver as necessidades das pessoas, tanto nos países em desenvolvimento, como nos evoluídos, demonstrando, deste modo, o seu caráter universal.

Salientou que a cooperação com as Nações Unidas ajuda a criar um mecanismo conjunto para análise da situação do país, quanto aos objetivos de desenvolvimento sustentável: eliminação da pobreza, erradicação da fome, acesso à saúde e educação de qualidade, equilíbrio do gênero, garantia da água potável e energia eléctrica, entre outros pressupostos.

Por esta razão, segundo Joana Lina, o Executivo presta uma atenção especial ao setor social, como forma de dotar os cidadãos de conhecimentos, aptidões e experiências, para serem produtivos e bons trabalhadores e, por conseguinte, influenciarem a taxa de crescimento do país.

Governadora do Huambo destaca papel da igreja na moralização da sociedade
Pastores das igrejas membros do CICA, líderes de associações juvenis e de mulheres participaram do workshop | Foto: Júlio Vilinga

Temas abordados

Durante o Workshop Nacional, entre os temas que foram abordados estão:

  • Desafios e avanços da conferência internacional sobre população”; e
  • “Mulheres e Moças – Um investimento para alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável”.

Outros temas também foram apreciados:

  • Planejamento familiar e saúde reprodutiva – desafios e oportunidade para a igreja
  • A teologia de desenvolvimento e a promoção da igualdade de gênero
  • Educação sexual e reprodutiva na perspectiva teológica (experiência Moçambicana).

Participaram do evento pastores das igrejas membros do CICA, líderes de associações juvenis e de mulheres das aludidas denominações.

Com informações de Angola Press ANGOP

DEIXE UM COMENTÁRIO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui