25 C
Vila Velha

Governadora do Huambo destaca papel da igreja na moralização da sociedade

EM FOCO

Paulo Ponteshttps://www.searanews.com.br
Fundador e CEO Seara News, jornalista, cidadão vilavelhense, natural de Magé (RJ), pastor, com formação em teologia pastoral e catequética, autor do livro Você Tem Valor.
Governadora do Huambo destaca papel da igreja na moralização da sociedade
Governadora da Província do Huambo, Joana Lina (ao centro) preside Workshop sobre valores religiosos | Foto: Júlio Vilinga

O envolvimento da igreja na moralização da sociedade constitui um imperativo indispensável.

Em Angola, Joana Lina, governadora da província do Huambo, destacou que o envolvimento da igreja na moralização da sociedade constitui um imperativo indispensável, considerando o importante papel que desempenha na harmonização das comunidades, preservação da paz e consolidação da unidade e reconciliação nacionais.

A governadora da província fez estas declarações na abertura do Workshop Nacional sobre “Valores religiosos e capital humano à luz dos objetivos do desenvolvimento sustentável”, numa iniciativa do Conselho de Igrejas Cristãs em Angola (CICA), em parceria com o Fundo das Nações Unidades para a População (UNFPA).

Joana Lina disse que as autoridades continuam a respeitar as diferentes confissões religiosas, com base na Constituição da República e na Lei, daí a razão de incutirem aos seus membros valores e princípios de boas práticas sociais, para que as famílias sejam, de fato, o verdadeiro pilar para a edificação de uma sociedade mais justa.

Realçou que a Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030, com objetivo de transformar o mundo, constitui uma visão comum de 193 Estados membros da Organização das Nações Unidas, para resolver as necessidades das pessoas, tanto nos países em desenvolvimento, como nos evoluídos, demonstrando, deste modo, o seu caráter universal.

Salientou que a cooperação com as Nações Unidas ajuda a criar um mecanismo conjunto para análise da situação do país, quanto aos objetivos de desenvolvimento sustentável: eliminação da pobreza, erradicação da fome, acesso à saúde e educação de qualidade, equilíbrio do gênero, garantia da água potável e energia eléctrica, entre outros pressupostos.

Por esta razão, segundo Joana Lina, o Executivo presta uma atenção especial ao setor social, como forma de dotar os cidadãos de conhecimentos, aptidões e experiências, para serem produtivos e bons trabalhadores e, por conseguinte, influenciarem a taxa de crescimento do país.

Governadora do Huambo destaca papel da igreja na moralização da sociedade
Pastores das igrejas membros do CICA, líderes de associações juvenis e de mulheres participaram do workshop | Foto: Júlio Vilinga

Temas abordados

Durante o Workshop Nacional, entre os temas que foram abordados estão:

  • Desafios e avanços da conferência internacional sobre população”; e
  • “Mulheres e Moças – Um investimento para alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável”.

Outros temas também foram apreciados:

  • Planejamento familiar e saúde reprodutiva – desafios e oportunidade para a igreja
  • A teologia de desenvolvimento e a promoção da igualdade de gênero
  • Educação sexual e reprodutiva na perspectiva teológica (experiência Moçambicana).

Participaram do evento pastores das igrejas membros do CICA, líderes de associações juvenis e de mulheres das aludidas denominações.

Com informações de Angola Press ANGOP

DEIXE UM COMENTÁRIO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo
- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
www.AutoPECAS-online.Pt

LEIA TAMBÉM