spot_img
spot_img
27.8 C
Vila Velha

Furacão Dorian chega à Flórida neste sábado

EM FOCO

Edenin Pontes Neto
Edenin Pontes Neto
Capixaba, natural de Vitória-ES.
Imagem por satélite do furacão Dorian perto de São Tomás e das Ilhas Virgens dos EUA. (Foto: Divulgação/NASA Worldview)

Furacão Dorian ganha força e a expectativa é que chegue à Flórida neste sábado (31) à noite. A região inteira está em estado de emergência, e o governador convocou 2.500 membros da Guarda Nacional.

O furacão Dorian, que está perto da Flórida, nos Estados Unidos, deve ganhar força nas águas quentes perto da terra. Dessa forma se expandindo e se tornando um furacão de categoria 4, de acordo com previsões de ontem (30).

O Centro Nacional de Furações dos EUA emitiu um comunicado para o noroeste das Bahamas. Disse que os risco de “ventos de forças devastadoras ao longo da costa leste da Flórida, no final do fim de semana ou no começo da semana que vem, continuam a crescer”.

O furacão terá ventos de ao menos 178 quilômetros por hora, dependendo da categoria atingida por ele.

O estado da Flórida inteiro está sob declaração de emergência. O governador Ron DeSantis convocou 2.500 membros da Guarda Nacional e outras 1.500 estarão de prontidão.

A previsão é de que o furacão cresça à medida que seu avanço se torna mais lento nas águas quentes perto da costa. E chegue à terra no final da segunda-feira (2) ou no começo da terça-feira (3).

Os ventos, no entanto, podem ser sentidos mais cedo na Flórida, já neste sábado (31) à tarde.

Preparações nos EUA

Não foram ordenadas retiradas de pessoas, mas muitos esperam que a trajetória do furacão fique mais clara depois que aterrissar.

Um oficial do Comitê de Operações de Emergência mostra a trajetória esperada do furacão Dorian. (Foto: Ricardo Rojas/Reuters)

Se, como esperado, alcançar a categoria 4 no domingo (1), seus ventos vão estar a mais de 208 quilômetros por hora.

A movimentação do próprio furacão é de 19,2 quilômetros por hora, mas pode se desacelerar para um terço disso. Quanto mais lenta a marcha, mais tempo ele tem para puxar “combustível” do mar quente.

Modelos recentes do Centro Nacional de Furacões mostram que ele deverá bater no meio do estado. Mas a previsão anterior era que isso aconteceria um pouco mais ao sul.

Ele pode se arrastar em direção a Orlando na terça (3) ou na quarta (4). Perdendo força à medida que se afasta do mar.

Outros modelos do Centro Nacional de Furacões mostram que está direcionado ao sul, para Miami, antes de atingir a península. Ou ainda para o norte, para a costa da Georgia.

Deve haver chuvas também, podendo causar enchentes e representar riscos de vida, de acordo com os meteorologistas.

Donald Trump cancelou viagem

O presidente Donald Trump cancelou uma viagem que estava agendada para a Polônia. Ele enviou o vice, Mike Pence, em seu lugar, pois queria poder monitorar as reações ao furacão.

“Agora, parece que pode ser um monstro absoluto”, disse Trump em um vídeo postado em uma rede social. Ele disse que comida e água estão sendo enviadas à Flórida.

DeSantis, o governador, disse que os moradores do estado precisam levar o furacão a sério. “Agora é a hora de se preparar e ter um plano”, ele escreveu.

Furacão Dorian chega à Flórida neste sábado
Clientes fazem fila em supermercado na cidade de Kissimmee, na Flórida. (Foto: Gregg Newton/Reuters)

O governador da Georgia, Brian Kemp, declarou estado de emergência em 12 condados, para poder responder com prontidão.

Angela Johnson, uma gerente de bar na cidade de Cocoa Beach, sul da Flórida, manifestou sua preocupação. “Nós acordamos com mais medo do que quando fomos dormir”.

Autoridades estão enviando sacos de areia para que os moradores possam usar como barreira.

O furacão Dorian pode também atingir dezenas de plataformas de lançamento da Nasa e das Forças Aéreas dos EUA. Além de empresas privadas como a SpaceX, de Elon Musk, e a Blue Origin, de Jeff Bezos.

Com informações do G1
DEIXE UM COMENTÁRIO_____________________________
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News