spot_img
spot_img
26.6 C
Vila Velha

Fórum sobre Fé e Ciência coloca teorias evolucionistas em questão

EM FOCO

Seara News
Seara News
SEARA NEWS é o primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo, um aporte eficaz na comunicação, com conteúdo informativo orientado por linha editorial baseada nos princípios bíblicos; e enfoca os matizes do contexto cristão ao redor do mundo.

Cientistas Adauto Lourenço e Ricardo Marques discutem descobertas científicas atuais frente às teorias evolucionistas e trazem debate acadêmico e filosófico ao 16º Consciência Cristã.

Fórum sobre Fé e Ciência coloca teorias evolucionistas em questão

O 5º Fórum sobre Fé e Ciência, evento paralelo que vai ocorrer entre os dias 1º e 4 de março dentro da programação do 16º Encontro para a Consciência Cristã, em Campina Grande, na Paraíba, irá discutir diversas evidências científicas dentro da cosmovisão cristã. O encontro terá lugar na Igreja Presbiteriana Central de Campina Grande e será conduzido pelo físico Adauto Lourenço e pelo biólogo Ricardo Marques, que trarão  temas relevantes inseridos em instigantes debates sobre os diversos aspectos e correntes científicas e seu paralelo com as Escrituras.

Entre os temas que serão debatidos por Adauto Lourenço estão Criacionismo X Não-Evolucionismo, que discutirá a existência de grupos que não se alinham à teoria da evolução mas ainda assim não são considerados criacionistas, Uma Batalha de Cosmovisões, que falará sobre as diversas correntes de pensamento que estão por trás das propostas científicas, Só o Criacionismo faz Sentido, que aponta as evidências que corroboram a proposta criacionista e o instigante e polêmico Darwin no Banco dos Réus, que apresentará de que forma teorias atuais refutam as propostas básicas da teoria darwinista.

Já Ricardo Marques amplia a discussão apresentando ao público a palestra Astrobiologia e a Busca de Vida Extraterrestre, explicando essa nova ciência, revelando seus resultados e mesmo o caráter ideológico nas conclusões e pesquisas desse novo campo do conhecimento. O segundo tema falará sobre aspectos da biologia em Mimetismo e Camuflagem – Evolução ou Design Inteligente. O Design Inteligente é uma assertiva científica que, a partir da observação, relaciona uma causa inteligente às características dos seres vivos e do próprio universo em contraponto à premissa ideológica materialista incluída na tese da seleção natural, que se impõe como causa última de todas as características biológicas.

Outro tema abordado é o Psicologia evolutiva – ideologia e pseudociência na desconstrução de valores cristãos, que mostra como esse ramo da psicologia vem tentando explicar o ser humano sob a ótica do paradigma evolucionista e de que forma tem sido usado para a desconstrução de valores éticos e morais no meio acadêmico e na sociedade, substituindo-os por ideologias ausentes de princípios. Por fim, na palestra DNA e síntese de proteínas – evidências da TDI, é explicado o mecanismo básico da síntese de proteínas e a estrutura do DNA, que em última instância determina as características de todos os seres vivos. O palestrante faz a conexão destes aspectos da genética ao Design Inteligente, na contra-mão da corrente evolucionista, que tem tradicionalmente dominado o ambiente acadêmico.

“Fatos científicos como a descoberta do DNA vieram à tona numa conjuntura acadêmica ideologicamente dominada pelo dogma evolucionista e costumam ser festejadas e ensinadas como ‘evidências’ da evolução. Assim, qualquer interpretação alternativa, leiga ou científica, torna-se, automaticamente, vítima de forte censura, ataques e intimidação”, afirma Ricardo Marques, que também é paleontólogo e neurocientista. Marques afirma ainda que a Teoria do Design Inteligente (TDI) é uma interpretação filosófica e cientificamente legítima para explicar o mecanismo da síntese de proteínas e também outros fenômenos relacionados à origem da vida e ao desenvolvimento das espécies.

A expectativa dos organizadores é de que o evento possa esclarecer dúvidas de muitos relativas aos campos de conhecimento abordados, e fornecer ferramentas e argumentos para estimular uma reflexão crítica que possa servir de contraponto para combater ideologias anticristãs relacionadas à ciência, especialmente em ambientes como escolas e universidades.

A participação no 5º Fórum sobre Fé e Ciência pode ser feita com a inscrição prévia e gratuita pelo site do Consciência Cristã. A inscrição também dá direito ao participante de assistir aos demais eventos paralelos da 16ª edição do encontro, que acontecerá de 27 de fevereiro a 04 de março de 2014, em Campina Grande, Paraíba.

Mais informações sobre o evento, cluqie aqui!

Informações: Assessoria de Imprensa VINACC

- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News