FIAJC reunirá juristas de toda a América Latina em Montevideo e Buenos Aires

Profissionais de direito de várias partes da América Latina que estão ligados à Federação Inter-Americana de Juristas Cristãos (FIAJC) irão se reunir em dois eventos neste mês de maio. O primeiro evento vai ocorrer na cidade de Montevidéu, no Uruguai, nos próximos dias 16 e 17, onde ocorrerá uma reunião com todos os membros da federação para que sejam analisados o novo estatuto e a constituição jurídica da FIJC, que passará a ser una organização internacional com vistas a participar mais ativamente dos fóruns e orgãos da comunidade internacional (ONU, OEA, e etc.).

Já nos dias 18 e 19, os juristas latino-americanos vão cruzar o Rio da Prata para irem a Buenos Aires onde acontecerá a 10ª Convenção Latino Americana de Juristas Cristãos, (X CLAC) que tem por tema principal desta feita ‘Busquemos justiça na America latina: Desafios e Perspectivas’. A ANAJURE (Associação Nacional de Juristas Evangélicos) estará representada pelo seu presidente, Dr. Uziel Santana, e por vários diretores do Conselho Diretivo Nacional.

A FIJC é uma organização de juristas que luta pela integração da fé cristã com o exercício da profissão legal, promovendo paz, justiça e o desenvolvimento integral das Américas. A federação teve inicio em 2001, na cidade de Ica, no Peru, por ocasião da I CLAC, onde se reuniram mais de 100 juristas procedentes da Argentina, Colômbia, Guatemala, Chile, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Peru e Uruguai.

FIAJC reunirá juristas de toda a América Latina em Montevideo e Buenos Airesfoto de uma edição anterior do encontro da fijc

De acordo com o Dr. Gerardo Amarilla, presidente da FIJC, a Cúpula de líderes em Montevideu será para constituir formalmente a FIAJC como uma organização com personalidade jurídica internacional registrada sob as leis da comunidade mundial. “Além disso, teremos um workshop sobre Liderança, funcionamento e desenvolvimento da Organização”, completa.

Dr. Gerardo explica, também, que em Buenos Aires, durante a realização da X CLAC, se decidirá“em plenária sobre várias questões da América Latina, tudo de acordo com a nossa visão e perspectiva cristã”. Entre os temas que serão debatidos durante o encontro de juristas de Buenos Aires estão: a política de drogas na América Latina, violência doméstica, criminalidade, justiça restaurativa, Direitos humanos, entre outros.

Um dos principais conferencistas dos eventos da FIAJC em Montevideo e Buenos Aires é o Dr. Brent McBurney dos EUA, presidente da ‘Advocates Internacional’, entidade mundial da qual faz parte a Federação Latinoamericana entre outras federações continentais. Em entrevista concedida à ANAJURE, o Dr. McBurney ressaltou a importância dos eventos da FIJC para levar a cabo as missões da AdvocatesInternational na América Latina. “Preparamos defensores para atender localmente, organizar nacionalmente e cooperar regionalmente e globalmente com a promoção da justiça, Estado de Direito, liberdade religiosa, reconciliação e integridade”, afirma Brent.

Anajure
Anajure

Sobre a ANAJURE, seus objetivos e a participação da mesma nos eventos da FIJC, o Dr. Gerardo declarou: “Estamos particularmente satisfeitos com o trabalho e a organização da ANAJURE no Brasil com quem partilhamos os objetivos e, sobretudo, os mesmos princípios e valores bíblicos que promovem e incentivam-nos a trabalhar juntos”.

Para o Presidente da ANAJURE, Dr. Uziel Santana, “a nossa participação tem o propósito de continuarmos nossas inserções internacionais a fim de obter apoio para o nosso trabalho no Brasil. Tem sido assim em nível mundial, com a nossa membridade na RLP – Religious Liberty Partnership – assim como, em nível regional, como no caso da FIJC. Por isso mesmo, nós rogamos a Deus que tudo que aconteça em Montevideo e Buenos Aires sirva de preparação para a atuação dos juristas cristãos em seus países. As expectativas são grandes no Senhor”.

Assessora de Imprensa ANAJURE

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui