Família Cristã, o agente educador!
A formação da educação cristã e moral no lar é de suma importância para o desenvolvimento dos filhos. | Foto: Reprodução

A família é responsável por transmitir herança cultural e social referente à linguagem, usos e costumes, valores e crenças que prepararam os filhos para ingressar na sociedade.

Por Jhones Bazelatto

A formação da educação cristã e moral na família é de suma importância para o desenvolvimento dos filhos. A psicologia social descreve que o homem quando nasce ele é o mais ignorante de todos para ser o mais inteligente, e isso porque uma criança recém-nascida é completamente desprovida de uma consciência acerca da intelectualidade e pensamentos de juízos morais considerados certos, porém em seu nascimento ela possui apenas alguns instintos maternais correlacionados ao quesito biológico como respirar, engolir, gritar…

Por isso é importante para a família exercer o seu papel de agente educador, porque por meio dela será transmitida uma herança cultural e social referente à linguagem, usos e costumes, valores e crenças que prepararam os filhos para ingressar na sociedade.

Os instintos expressados na pessoa já em sua fase adulta vêm de uma forte influência apreendida através do relacionamento vincular de seus pais e da educação aplicada em sua fase infantil, seja ensinos sistematizados a moralidade ou desmoralização. A palavra instinto se difere em duas aplicações:

1) A mente com a qual nascemos que são pensamentos intuitivos

2) A mente que formamos pelo aprendizado pela cultura e socialização

É por isso que a ação da educação tem uma forte influência no modo pelo qual nossos instintos se expressam, porque eles estarão agregados à personalidade do homem em todos os estágios da sua vida.

Existe uma reorganização de valores educacionais aprendidos na fase infantil que quando chega à adolescência entre os nove aos quinze anos de idade onde compreensão da mente sai da fantasia para entra entrar na realidade, a mente do adolescente passa a enfrentar uma série de questionamentos e confrontos sobre sua cultura aprendida e imposta, nesse período a figura paterna e materna é fundamental para auxiliar essa transição.

Agora existem aqueles que foram criados em uma família sem a base da educação cristã, onde seus valores apreendidos acabam desencadeando uma dissolução ao gênero moral, produzindo perdição e imoralidade. Mesmo que essa influência negativa esteja agarrada a sua personalidade, ela ainda pode ser mudada por meio dos valores cristãos fundamentados a escritura:

1) O primeiro processo de mudança ocorre se houver um impacto na mente da pessoa, porque a mente é a parte que governa todo o corpo, no sentido de agir, de se comporta e de falar. E esse impacto de mudança ocorre por meio da pregação do evangelho, (Jo 8.32).

2) Segundo processo é experimental, ocorre através de uma experiência de vida com Deus, onde o nosso contexto passado carregado de valores negativos é completamente excluído da nossa personalidade de tal modo que nos leva a um novo nascimento, (2Co 5.17).

E através da conversão e santificação somos plenamente mudados por meio da educação Cristã, pois ela nos leva:

  • A conhecer mais a Deus, (Os 6.3);
  • Passamos a temer mais a Deus; (Dt 31.12);
  • E somos motivados a guardar e cumprir a suas palavras; (Mt 7.21).

Nenhum tipo de formação educacional, seja o ensino acadêmico ou, o ensino familiar e a disciplina aprendida no trabalho, cumprirá melhor o objetivo de moralizar a vida do homem do que a educação cristã, porque ela, além de melhorar a nossa vida e nos ajudar a viver bem com os nossos semelhantes, transforma o nosso caráter e personalidade, mudando completamente nosso estilo de vida por meio das escrituras, (2 Tm 3.16).


Colabore com o trabalho do portal Seara News, contamos com seu apoio para ampliar e fortalecer nossa atuação, acesse agora apoia.se/searanews e faça sua doação.

Seara News 25 anos

DEIXE UM COMENTÁRIO ABAIXO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui