Famerp vai estudar os efeitos do novo coronavírus
Faculdade de Medicina de Rio Preto – Famerp | Foto: Cláudio Lahos

Trabalho do pesquisador Maurício Nogueira está entre 18 aprovados pela Fapesp no estado de São Paulo; objetivo é identificar os aspectos epidemiológicos e marcadores biológicos que indiquem agravamento da doença.

A Faculdade de Medicina de Rio Preto – Famerp, por meio de seu Laboratório de Virologia, vai estudar os efeitos da Covid-19 no organismo em busca de marcadores biológicos que indicam o agravamento da doença. A pesquisa é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O objetivo do estudo, que terá duração de dois anos, é auxiliar na análise da extensão da propagação viral em residências, comunidades e hospitais, para que medidas de controle sejam tomadas.

A maioria dos pacientes com Covid-19 tem a forma leve da doença, no entanto, aproximadamente 20% desenvolvem doença grave com alta taxa de mortalidade, que está associada a idade avançada, comorbidades e imunossupressão.

A pesquisa, coordenada pelo professor Maurício Lacerda Nogueira, abrangerá a população do bairro Vila Toninho, que já participa de um estudo sobre dengue, e pacientes do Hospital de Base.

Os participantes terão monitorados sintomas relacionados a Covid-19. Um número de telefone para acesso rápido com a equipe será disponibilizado para o caso do surgimento de sinais agudos e, caso necessário, encaminhamento para o serviço de saúde da região.

Também será realizado um monitoramento dos pacientes hospitalizados no Hospital de Base que apresentem suspeita ou confirmação de Covid-19. Amostras serão coletadas para posterior análise de citocinas pró-inflamatórias – possíveis marcadores biológicos que indicam agravamento da doença.

O Estudo faz parte do plano de resposta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo a emergência de COVID-19. Dezoito projetos foram aprovados até o momento. Os valores que foram aprovados para a Famerp são de aproximadamente R$ 400 mil, segundo o pesquisador. “Esta é mais uma prova da confiança da Fapesp na excelência em pesquisa realizada na Famerp”, disse o virologista.

(Com Comunic)

Colabore com o trabalho do portal Seara News, contamos com seu apoio para ampliar e fortalecer nossa atuação, acesse agora apoia.se/searanews e faça sua doação.

Seara News 25 anos

DEIXE UM COMENTÁRIO ABAIXO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui