Eugene Peterson muda de posição sobre casamento homossexual

Líderes evangélicos lamentam a nova postura do pastor Eugene Peterson

Por Paulo Pontes

Eugene Peterson, por ser comprometido com a ortodoxia bíblica, alcançou grande prestígio entre teólogos, pastores e líderes cristãos, com sua teologia sólida e bem fundamentada, inclusive pelas suas reflexões a respeito da missão e vocação do pastorado, chegou a ser conhecido por muitos como “pastor de pastores”, conforme registrado em sua biografia.

Autor de mais de 30 livros, incluindo “The Message” (A Mensagem), o pastor Peterson concedeu uma entrevista para o jornalista Jonathan Merritt do site “Religion News Services”, publicada nesta quarta-feira (12), falando de temas intrigantes para a igreja e também respondeu algumas perguntas sobre questões culturais e declarou sua visão atual a respeito da homossexualidade na igreja. Diante de uma pergunta hipotética, “se faria, em sua igreja, casamento entre pessoas do mesmo sexo, que fossem cristãs de boa-fé, caso estivesse pastoreando”, respondeu com um “sim”, se solicitado, em apoio ao casamento gay.

Deixou clara sua opinião atual sobre a moralidade das relações homossexuais, contando que durante o tempo em que pastorou a Igreja Presbiteriana que ele mesmo fundou em Bel Air, Maryland (EUA), não teve muita experiência com aconselhamentos a homossexuais em sua congregação. Disse que haviam gays na igreja, mas alguns deles não eram declaradamente homossexuais, e que ia visitá-los. “Eles simplesmente assumiram que eram tão cristãos quanto todos os outros na igreja”, comentou.

Peterson também falou de um jovem pediu para assumir o cargo de ministro de música da igreja. O jovem era um dos que cresceram na igreja sob o seu pastoreio, era professor de ensino médio e músico. Quando soube da vaga, o jovem se apresentou na igreja e disse que gostaria de se inscrever para o cargo de diretor musical da igreja, e declarou gay. “Mas fiquei tão satisfeito com a congregação. Ninguém fez perguntas sobre isso. E ele era um músico muito bom”.
“Eu não teria dito isso há 20 anos, mas agora eu conheço um monte de pessoas que são gays e lésbicas e eles parecem ter tão bom uma vida espiritual como eu. Eu acho que esse tipo de debate sobre lésbicas e gays pode ser longo”, disse Peterson ao entrevistador.

Ainda, segundo o pastor, as pessoas que não concordam com isso, provavelmente vão se transferir para outra igreja. E que a igreja está passando por um momento de transição no que tange ao seu posicionamento sobre a homossexualidade. “Eu não acho que seja algo que você pode desfilar, mas não é uma coisa certa ou errada, tanto quanto eu estou preocupado”, completou.

Repercussão

Líderes evangélicos lamentaram a nova postura pública do pastor Eugene Peterson.

“Temos que ter pelo menos grato por honestidade de Peterson quando ele termina a sua resposta com ‘tanto quanto eu estou preocupado,’ mas é aí que reside o problema. Ele não é o único que está em causa. Há Um que é infinitamente mais importante do que Peterson, que também é infinitamente mais preocupado e se fez claro sobre esta questão”, disse Colin Smothers, escrevendo no site CBMW (A Coalition for Biblical Sexuality), referenciando 1 Coríntios 6.9.

Da mesma forma, Russell Moore, presidente da Comissão de Ética e Liberdade Religiosa da Convenção Batista do Sul, chamou as palavras de Peterson de “tão decepcionante” no Twitter.

O próprio pai de Merritt, James Merritt, pastor Batista do Sul que serviu como presidente da denominação, disse sobre as palavras de Peterson: “Eu vou mudar de ideia quando Deus mudar a dele. É a única opinião que importa e nesta questão Deus nem tartamudeia ou gagueja. #Verdade”.

Paulo Pontes / Seara News
Com informações de The Christian Post e Religion News Services

2 COMENTÁRIOS

    • Verdade. Admiro o trabalho dele no que diz respeito a edição da Bíblia “A Mensagem”, mas é muito triste saber que pessoas da comunidade cristã, influentes como ele, estejam tomando este viés. Deus não muda, Sua palavra não muda.

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui