Estátua de Buda: terceira maior do mundo é construída no Espírito Santo
Monumento será a maior estátua de um Buda sentado, localizada no Ocidente | Foto: Mosteiro Zen Morro da Vargem

Monumento será a maior estátua de um Buda sentado, localizada no Ocidente

O Estado do Espírito Santo terá a terceira maior estátua de um Buda sentado do mundo e a maior do Ocidente.

A construção, na Praça Torji, em Ibiraçu, chama a atenção de quem passa pela BR-101, no Norte do Espírito Santo.

De acordo com o monge Daiju Bitti, abade do Mosteiro Zen Morro da Vargem, a estátua do Buda sentado terá aproximadamente 35 metros de altura (equivalente a um prédio de 12 andares) e pesará mais de 350 toneladas.

A estátua do Buda sentado teve a cabeça içada esta semana. “A cabeça pesa mais de 50 toneladas. Todo o corpo pesará mais de 350 toneladas, já que a estátua é feita de aço e concreto”, informou o monge.

Em tamanho, a estátua do Buda sentado só fica atrás de construções da Tailândia e da China. O abade anunciou que, na inauguração da estátua, será feita uma consagração durante uma cerimônia que reunirá monges de diversas partes do mundo.

De acordo com Daiju, o projeto foi custeado por amigos e empresários que se reuniram e juntaram recursos para a construção. O monge afirma que a parte estrutural já está pronta, considerada mais pesada, já que é feita de aço. A previsão de conclusão das obras é entre março e abril de 2020.

15 Budas

Em 2015, foram instaladas 15 pequenas estátuas do Buda sentado, no alto da Praça Torji. Feitas de mármore e granito, cada uma pesa 200 kilos e mede 2,5 metros de altura. Segundo o monge Daiju Bitti, os Budas foram colocados para destacar a região e atrair a atenção do público.

Estátua de Buda: terceira maior do mundo é construída no Espírito Santo
15 pequenas estátuas do Buda sentado, no alto da Praça Torji | Foto: Mosteiro Zen Morro da Vargem

“O fato de serem repetidas, mostra a necessidade de sermos persistentes e não esmorecermos diante das dificuldades da vida. Representam um estado de atenção e prontidão e a percepção da paz como algo acessível, que pode fazer parte do cotidiano”, disse o monge.

Mosteiro

O Mosteiro Zen Morro da Vargem é o primeiro mosteiro zen budista da América Latina. Foi construído em 1974, e construção seguiu a secular escola de Soto Zen, introduzida no Japão no século XIII pelo mestre Dogen Zenji.

O mosteiro está localizado no município de Ibiraçu, região norte do Espírito Santo, às margens da Rodovia BR 101, no Km 217.

DEIXE UM COMENTÁRIO_____________________________
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”

1 COMENTÁRIO

  1. Budismo prega a paz? Que piada budista de mal gosto. O monges e seguidores destas seita, humilham e perseguem adeptos do cristianismo no Butão e diversos outros paises. Não queremos esses calungas demoníacos em terras brasileiras. Faz justiça SENHOR JESUS!.

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui