24.4 C
Vila Velha

Espírito Santo: Governo apresenta projetos e programas para 2023-2026

EM FOCO

Seara News
Seara News
SEARA NEWS é o primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo, um aporte eficaz na comunicação, com conteúdo informativo orientado por linha editorial baseada nos princípios bíblicos; e enfoca os matizes do contexto cristão ao redor do mundo.

Os principais desafios, programas e projetos que compõem a carteira do Governo do Estado do Espírito Santo para o período 2023-2026 foram apresentados nesta segunda-feira (20), em evento com a presença do governador Renato Casagrande, do vice-governador Ricardo Ferraço, além de representantes de todos os Poderes e da sociedade civil organizada.

A carteira de projetos estruturantes foi definida durante o Seminário de Planejamento Estratégico, que contou com a participação de secretários de Estado, dirigentes de órgãos, gerentes e equipes de todas as áreas do Governo do Estado.

O Planejamento Estratégico 2023-2026 está organizado em três eixos e sete áreas estratégicas. São 74 desafios, 26 programas e 262 projetos com a estimativa de 11.215 entregas e 180 indicadores estratégicos para o período.

O governador do Estado destacou que o momento é de mãos à obra para executar os projetos e programas que foram definidos. “A cada dia que passa somos uma pessoa diferente do dia anterior. Precisamos compreender que concluímos quatro anos de governo e agora temos outros quatro. Temos que olhar para frente e reconhecer aquilo que conquistamos e ser gratos por isso. Chegamos até aqui com resultados positivos, mas ainda temos muitos desafios. O Planejamento Estratégico está bem elaborado e o caminho já traçado”, disse.

Casagrande prosseguiu: “O pior da administração pública é iniciar uma ação e não terminar. Por isso, se temos um planejamento, devemos seguir em frente. Nosso Estado ainda não é tão conhecido quanto precisa ser. É preciso mostrar o que estamos fazendo de bom. O Espírito Santo tem um nível de organização que permite que a gente se destaque e seja referência para o País. Portanto, a nossa missão é sermos cada vez uma referência positiva em políticas públicas”.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, pontuou que o Planejamento Estratégico é uma ferramenta de gestão e governança que orienta a trajetória de corporações públicas e privadas.

Duboc explicou ainda que o Planejamento Estratégico trabalha em conjunto com um modelo de governança que faz o monitoramento intensivo de cada projeto e ação do governo, acompanhando todos os marcos críticos dos projetos e discutindo periodicamente essas ações de governo com a alta gestão, com a presença do governador, do vice-governador e de secretários e gestores estaduais.

Entre alguns dos destaques apresentados estão: a construção do Complexo de Saúde para o Norte do Estado e do Novo Hospital Silvio Avidos, em Colatina; a implantação das Escolas do Futuro e expansão da Educação em Tempo Integral; expansão e melhoria na infraestrutura das Unidades de Segurança; reaparelhamento da frota das forças de segurança; implantação do corredor Metropolitano Sul; 2ª etapa do Corredor Leste-Oeste; construção de unidades habitacionais de interesse social; expansão do programa Qualificar ES; ampliação da rede de serviços socioassistenciais; inauguração do HUB ES+; formação de agentes culturais para atuação nos Territórios do Estado Presente; revitalização do Estádio Kleber Andrade; entre outros.

O processo de Planejamento Estratégico 2023-2026 foi iniciado no mês de janeiro deste ano; e, considera a análise e alinhamento com documentos estratégicos como o Programa de Governo, o Plano de Investimentos Públicos (PIP), as demandas coletadas nas Audiências Públicas realizadas pelo governo em todas as microrregiões do Estado, as demandas priorizadas nos comitês de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), Cartas de Compromisso assinadas pelo governador, além os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Assessoria de Comunicação do Governo

DEIXE UM COMENTÁRIO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
Se encontrou algum erro, deseja sugerir uma pauta, ou falar conosco. Clique aqui!
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ESTUDOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Rádio Seara News
- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -spot_img