Escola Bíblica Dominical é também “Patrimônio Imaterial do Espírito Santo”

O projeto de lei é de autoria do deputado e pastor Marcos Mansur (PSDB-ES)

Seguindo o exemplo do Rio de Janeiro, entrou em vigor nesta terça-feira (10) no Espírito Santo a lei que torna a Escola Bíblica Dominical “Patrimônio Imaterial” do Estado.

O projeto de Lei 11.013, de autoria do deputado estadual Marcos Mansur (PSDB), foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado – ALES.

A Lei foi publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (9). Segundo o deputado, autor da lei, a Escola Bíblica Dominical ocupa espaço conquistado ao longo de anos, inclusive com a utilização do processo didático de ensino-aprendizagem, traduzindo-se em verdadeiro patrimônio cultural e de tradições.

“A escola bíblica dominical é, portanto, um organismo ativo e permanente, que contribuiu consideravelmente no processo de vida, que visa levar os alunos a uma mudança de comportamento para uma vida de temor, santidade, serviço cristão e ao próximo, por tudo isto, merece o nosso reconhecimento e incorporação em nossa cultura Cristã como Patrimônio Imaterial!”, argumentou.

Escola Dominical

As atividades educacionais no cristianismo são antigas, mas sob o nome de Escola Dominical surgiu na Inglaterra, com o propósito de evangelizar crianças que ficavam sem atividade de serviços aos domingos. Atualmente, Escola Bíblica Dominical envolve membros e congregados da igreja local, de todas as faixas etárias, e a maioria das igrejas adota a Escola Dominical no período da manhã.

O programa de disciplinas da Escola Bíblica Dominical é determinado pelo departamento de educação cristã e pode envolver estudo sistemático de livros bíblicos, bem como fundamentos doutrinários ou temas relacionados com grupos específicos, como classes para casais, para adolescentes, para novos convertidos; sempre baseados em fundamentos bíblicos.

A Escola Dominical, no decorrer de décadas, se tornou o maior departamento de ensino da igreja. Trabalha em prol da educação do ser humano por meio Palavra de Deus, desenvolve o caráter cristão, treina obreiros, e evangeliza. Além disso, contribui de modo eficaz para a comunhão entre os irmãos na igreja.

A Escola Dominical está inserida num amplo contexto educacional denominado Educação Cristã.

Como instrumento de formação e aperfeiçoamento do caráter cristão, a relevância da Escola Dominical pode ser vista todos os setores e seguimentos de uma igreja local.

O que é “Patrimônio Imaterial”?

Patrimônio Cultural Imaterial ou Intangível compreende as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos em todas as partes do mundo recebem de seus ancestrais e passam seus conhecimentos a seus descendentes.

Apesar de tentar manter um senso de identidade e continuidade, este patrimônio é particularmente vulnerável uma vez que está em constante mutação e multiplicação de seus portadores. Por esta razão, a comunidade internacional adotou a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial em 2003.

DEIXE UM COMENTÁRIO_____________________________
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui