Encontro sobre Dependência Química discute redução de danos no tratamento do dependente

0
39

Evento faz parte da grade da programação do 16º Consciência Cristã e aborda questões que estão em alta nas discussões científicas atuais.

Vinacc - Consciência Cristã - Encontro de Dependência Química

Recente pesquisa da ONU revela que o consumo de drogas no Brasil cresceu entre os anos de 2009 e 2012, especialmente substâncias psicoativas e drogas pesadas como cocaína e crack. Ciente da importância da discussão do tema, a Visão Nacional para a Consciência Cristã – VINACC este ano realiza o 5º Encontro de Dependência Química que acontecerá em duas oportunidades, nos dias 2 e 4 de março na programação do 1º Encontro para a Consciência Cristã.

“Não podemos fechar os olhos para a realidade das drogas em nosso país, que tem afetado nossa juventude. É nosso dever cristão discutir e apontar soluções para o enfrentamento desse problema”, diz o pastor Euder Faber, coordenador do evento.

O professor João Luiz Vieira, psicanalista e especialista em recuperação de dependentes químicos conduzirá o encontro abordando os temas “Redução de danos no tratamento do dependente químico funciona? A batalha contra as drogas fracassou?” e “Como tratar o dependente de álcool?”, “Crescimento das comunidades terapêuticas: bom ou ruim?”.

Segundo Veira, que possui mais de 20 anos de experiência no tratamento de dependentes químicos, o modelo de redução de danos, que propõe a substituição do consumo de drogas pesadas por drogas consideradas mais leves não funciona. “Esse modelo foi adaptado dos EUA, mas ao contrário daquele país, onde existe o uso de medicamentos que atuam na abstinência, aqui ocorre a orientação para a troca de uma droga considerada pesada, como crack, por outra como a maconha. Vamos explicar como esse modelo não funciona”, diz.

Segundo Vieira, ele é favorável ao método de interrupção total do consumo, com apoio medicamentoso, orientação social, e despertamento espiritual por meio do Evangelho.  “O paciente tem que ser atendido em todas as suas dimensões, tanto física, emocional e espiritual. O trabalho espiritual-religioso é um viés importantíssimo”, observa o especialista.

O 5º Encontro de Dependência Química é aberto a todos e as inscrições são gratuitas. Para se inscrever nesse encontro, bem como nos demais eventos paralelos basta preencher o formulário no site. Veja a programação completa e horários no site do 16º Encontro para a Consciência Cristã.

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome