spot_img
Suprema Contabilidade
23.3 C
Vila Velha

Eleições 2024: Evangélicos devem ampliar bancada no Legislativo soteropolitano

Igrejas evangélicas mostram capacidade e fortalecem posicionamento político em Salvador

EM FOCO

Paulo Pontes
Paulo Ponteshttps://www.searanews.com.br
Fundador e CEO da Seara News Comunicação, jornalista, cidadão vilavelhense, natural de Magé (RJ), pastor, teólogo (Teologia Pastoral e Catequética), presidente do Diretório da SBB-ES, autor do livro Você Tem Valor.

Com a proximidade das eleições de outubro, as igrejas evangélicas emergem como protagonistas de peso no cenário político de Salvador. O fechamento da janela partidária aqueceu as articulações para acomodar candidatos ligados a diversos segmentos evangélicos, evidenciando a relevância desse grupo eleitoral.

Na última eleição municipal de 2020, o impacto do segmento evangélico foi notável: dos 10 vereadores mais votados na capital baiana, metade compunha a denominada “bancada evangélica”.

Nos bastidores políticos, destaca-se a habilidade das igrejas em mobilizar eleitores e eleger representantes no Legislativo. Um exemplo marcante é a atuação da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), que, com candidaturas estratégicas, almeja ampliar sua representação na Câmara de Vereadores de Salvador. Em 2020, nenhum dos membros eleitos pela IURD obteve menos de 8,8 mil votos, demonstrando o peso da instituição no processo eleitoral.

Outra denominação evangélica com influência política é a Assembleia de Deus. Há uma tendência para as eleições de 2024 de unificar o apoio da igreja em torno de uma candidata de destaque, considerada uma das grandes apostas para o pleito soteropolitano.

Além do Legislativo, a Assembleia de Deus também conquistou representatividade nos Conselhos Tutelares da capital baiana. Nas eleições de 2023, dos 120 conselheiros eleitos para atuar nos 24 Conselhos Tutelares no quadriênio 2024/2028, dez dos 20 mais votados receberam apoio da igreja. A candidata mais votada, Viviane Silva Peixoto, foi eleita com 5.680 votos, sendo que 25 dos eleitos têm vínculo com a Assembleia de Deus.

Com Bahia Notícias

APOIE SEARA NEWS Clique AQUI!
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
Baixe a Revista Seara News
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News