Eleição e Predestinação
Capa da Lição 3 do 2º Trimestre da EBD de 2020 – Eleição e Predestinação

Escola Dominical – Comentário de apoio da Lição 3, do 2º trimestre de 2020 – Eleição e Predestinação.

Por Aniel Ventura

A doutrina Bíblica da Eleição e da Predestinação é uma das mais disputadas no que tange a Teologia. Haja vista os seus muitos debates, o tempo passou, porém, o impasse continua. Entretanto, a Bíblia é clara, não há polêmica. Os eleitos são escolhidos em Cristo para a salvação e, a presciência de Deus previu que eles aceitariam o seu Filho. A expiação de Cristo é ilimitada, ou seja, Ele morreu para salvação de toda a humanidade, e é eficaz a todos os que responderem positivamente com arrependimento, crendo no Filho de Deus (Rm 10.9; Jo 3.36).

I – Eleitos para uma Vida Santa e Irrepreensível

1. A Eleição divina

A eleição ou escolha de Deus não é arbitrária, como se alguns fossem escolhidos de antemão para a salvação e outros para a perdição, sem levar em conta a disposição de cada indivíduo.

O âmbito da salvação para todas as pessoas, como a Bíblia enfaticamente declara (Jo 3.16; Rm 10.13). Os eleitos são constituídos, não por decreto absoluto, mas por aceitação das condições do chamado de Deus.

2. As condições da eleição

Aqueles que respondem positivamente ao chamado de Deus com fé e arrependimento são designados “eleitos”, “escolhidos”, ou “igreja” de Deus (gr. Εκκλησία – os chamados para fora), (Jo 6.47).

3. Vida Santa e irrepreensível

O verdadeiro cristão busca cumprir a sua missão no mundo – ser sal e luz. Isso só poderá ser realizado se viver realmente como filho de Deus, limpo e irrepreensível, em meio à uma cultura libidinosa, onde os cristãos precisam resplandecer como astros, isto é, ter a luz da verdade para as trevas da depravação, assim como na escuridão as estrelas iluminam a noite (Mt 5.13-15; At 1.8).

4. A nova vida dos eleitos

Paulo comparou a vida cristã ao ato de despir-se das vestes sujas de um passado marcado pelo pecado e vestir-se com as vestes da justiça de Cristo, que são brancas como a neve (Ef 4.25).

Paulo cita Zacarias 8.16 e pede que os cristãos vivam falando a verdade uns aos outros, porque todos eles estão unidos em Cristo. Provérbios 6.17, diz que a língua mentirosa é indicada como uma das seis coisas que Deus odeia.

II – Predestinados para Filhos de Adoção

1. A predestinação

Deus, com profundo e inigualável amor, predestinou todos os seres humanos a vida eterna. Ninguém foi predestinado ao lago de fogo e a perdição pois Jesus, disse que este foi preparado para o diabo e seus anjos (Mt 25.41).

O homem foi predestinado à vida eterna, porém a garantia dessa bem-aventurança depende do seu livre arbítrio. É necessário crer no evangelho, assim somos predestinados em Cristo (Ef 1.4; Ap 17.8).

Tudo depende de como recebemos o chamado do evangelho: “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (Mc 16.16).

2. Filhos por adoção

A Bíblia ensina que o desejo de Deus é que o ímpio se converta, e não apenas os eleitos e predestinados (1Tm 2.4; Jo 3.16; Ex 33.11,23). Deus jamais condenaria alguém ao inferno, sem lhe dar oportunidade de salvação, isso iria contra a natureza de Deus.

Se todos estão predestinados quanto ao seu destino eterno, então não há lugar para a escolha, decisão, ou livre-arbítrio por parte do homem, o que contradiz a Bíblia (Dt 30.16-19; Js 24.15; 1Rs 18.21; Ap 22.17). “Deus predestinou a igreja para ser conforme a imagem de seu filho” (Rm 8.29). Para filhos de adoção em Cristo (Ef 1.5).

3. Os privilégios da adoção

Paulo falou aos romanos que, os cristãos, gemem ansiosos pela libertação do mundo e do ciclo do pecado e da decadência.

Estamos ansiosos esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Somos privilegiados pois não estamos sozinhos nesse processo, o Espírito Santo está gemendo conosco, exprimindo o anseio que temos em relação a Deus, as primícias do Espírito.

Mas até que tudo se conclua devemos ansiar, aguardar, e ter esperança (Rm 8.23).

III – A Sublimidade do Propósito Divino na Predestinação

1. Predestinação e salvação

O apóstolo Pedro, no início da sua primeira epístola, faz menção a Trindade – Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. A Trindade trabalha unida para possibilitar a nossa salvação e dar uma garantia tripla aos crentes, pois Deus nos escolheu desde a fundação do mundo (1Pe 1.20). Os predestinados aqui são os que escolhem o processo da regeneração proporcionada por Cristo Jesus (1 Co 6.10,11).

2. Predestinação e o amor

O fato de Deus conhecer de antemão todos os eventos e as decisões humanas, não significa que ele force a ação do homem, privando-o de sua escolha.

Deus nos escolheu antes que tivéssemos feito qualquer coisa para merecer esta preciosa bênção (Jo 15.16). Em sua onisciência, Deus já sabia quem iria crer e os conhecia pessoalmente, pois ele não está preso ao kronos (gr. Κρόνος), o tempo do homem, o seu tempo é kairós (gr. καιρός) e o seu conhecimento vai da eternidade passada à eternidade futura.

Deus torna a sua escolha efetiva através do Espírito Santo naqueles que creem, e obedecem voluntariamente a sua palavra (Mt 10.38).

Conclusão

Se buscamos ter uma vida santa e irrepreensível diante de Deus é porque temos consciência da nossa eleição em Cristo, assim fomos predestinados nEle para salvação, por isso somos filhos de Deus e privilegiados pois nos amou e nos proporcionou em Cristo uma tão grande salvação (Hb 2.3).

Através do sacrifício de Jesus, na cruz, objetivou salvar toda a humanidade, um verdadeiro Sumo Sacerdote que se compadece em prol do pecador (Hb 4.15). Através de sua ressurreição, Ele foi exaltado à destra de Deus e estará conosco até a consumação dos séculos (Mt 28.20).

Bibliografia
– Comentário Bíblico Beacon N.T. Vol 9 – CPAD

– Comentário Bíblico N.T. Aplicação Pessoal – Vol.2 – CPAD
– O Novo Comentário Bíblico N.T. Earl D. Radmacher, Ronald B. Allen e H
– Elinaldo Renovato de Lima – 2008 – CPAD

Colabore com o trabalho do portal Seara News, contamos com seu apoio para ampliar e fortalecer nossa atuação, acesse agora apoia.se/searanews e faça sua doação.

Seara News 25 anos

DEIXE UM COMENTÁRIO ABAIXO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui