spot_img
spot_img
23.3 C
Vila Velha

Ele viu o horizonte!

EM FOCO

Roney Cozzer
Roney Cozzer
Roney Cozzer é presbítero vinculado a Assembleia de Deus Central de Porto de Santana, Cariacica, ES (Pr. Evaldo Cassotto), autor, professor de Teologia e palestrante. Possui graduação em Teologia, concluiu o Curso de Extensão Universitária “Iniciação Teológica” da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e possui formação em Psicanálise. É mestre em Teologia pelas Faculdades Batista do Paraná (FABAPAR) na linha de pesquisa Leitura e Ensino da Bíblia. Participou como autor e pesquisador do Projeto Historiográfico do Departamento de Missões das Assembleias de Deus do Vale do Rio Doce e Outros (DEMADVARDO) entre os anos 2016 e 2018. Cursa licenciatura em Letras pela Uninter e atua como coordenador pedagógico do curso de Teologia na modalidade a distância da Faculdade Unilagos (RJ).Contatos e Atividades na Internet: roneyricardoteologia@gmail.com | Blog Fundamentos Inabaláveis

Ele viu o horizonte!

Por Roney Ricardo Cozzer

Ele é um daqueles personagens bíblicos sobre quem não temos muitos detalhes. A Bíblia, de fato, fala muito pouco sobre ele. O que temos a seu respeito, contudo, é surpreendente!

Surpreendente não para um leitor desatento, mas sim para aquele que reconhece no texto bíblico uma mensagem histórica, viva e carregada de sentido.

Para pegar emprestada a ideia do filósofo francês cristão, Paul Ricoeur, a história precede a palavra. Como um teólogo (perdoe-me pela petulância de me incluir neste grupo seleto) que acredita na historicidade do texto bíblico, me maravilho e me maravilho de novo ante este relato bíblico tão curto, mas tão profundo, tão furtivo, mas tão marcante, tão lucano mas ao mesmo tempo tão divino!

Este homem tinha sobre si uma promessa, e esta promessa o fazia viver: “ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor”, diz a Escritura.

Esta promessa o fez enfrentar a morte de maneira admirável.

Com o menino em seus braços – imagino – ele até se põe à disposição: “Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo… pois…”.

Laurence E. Porter explica que este velho se coloca como um escravo encarregado de sondar o horizonte, na expectativa da vinda de um ilustre visitante. Uma vez feito isso, ele pode requerer ao seu senhor que se retirasse de seu posto. Afinal, Ele já havia visto o horizonte. O visitante chegou! Simeão podia fazer essa reivindicação. O “Visitante” estava em seus braços.

Imagine, estimado(a) leitor(a), o privilégio deste homem: tomar em seu colo o Filho de Deus encarnado, a Salvador do mundo, aquele em Quem convergem todas as coisas, tanto as que estão nos Céus quanto as que estão na Terra (Ef 1.10), Aquele que é “luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo Israel” (v. 32). Numa época em que desvanece a esperança, as pessoas se desumanizam, a Igreja sofre com ensinos e posturas contrários ao Evangelho, ainda é possível ver o horizonte. Ele veio! Ele está vivo!

Convencidos desta verdade, podemos descansar e olhar adiante sabendo que é por causa Dele que a esperança vive. Podemos assim, como o velho Simeão, ver o horizonte…

- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News