spot_img
spot_img
29.6 C
Vila Velha

Dicas para o uso correto das mídias sociais

EM FOCO

Robson Aguiar
Robson Aguiar
Teólogo, articulista, comentarista cristão, e pastor presidente da Assembléia de Deus, em Caetés III, Abreu e Lima-PE,

Como funcionam as principais mídias sociais, os cuidados que todos precisam tomar, e a produção de lives.

Por Robson Aguiar

A pandemia de coronavírus provocou mudança de hábitos em todos os setores da sociedade. Neste novo e abstruso cenário a internet ocupa um papel importante, onde as mídias sociais parecem um lugar de refúgio da liberdade e também das manifestações das pessoas. Em tempos de isolamento social as transmissões ao vivo viraram febre na web, na contramão do tédio da quarentena. Por isso, decidi pontuar algumas dicas para o uso correto dessas ferramentas.

Twitter

A plataforma do Twitter foi planejada para produção e compartilhamento textos curtos, apesar de permitir publicação de fotos e vídeos. Mesmo que você quisesse escrever mais de 280 caracteres, não conseguiria. No caso de compartilhamento de textos longos, a plataforma o transformará em link.

Facebook

Igualmente, o Facebook permite publicação de fotos e vídeos (inclusive ao vivo), mas quanto aos textos nessa plataforma podem ser um pouco mais longos. Não recomendo que ultrapasse cinco parágrafos, com o risco de produzir desinteresse dos internautas.

Blog

Com várias finalidades, o Blog é mais usado para expor ideias, defender teses e comentar notícias. Os textos podem ser longos. Geralmente as pessoas que acessam essa plataforma gostam de ler e pesquisar.

Instagram

Feito originalmente para abrigar fotos, o Instagram hoje também permite publicar vídeos curtos e textos em forma de banner. A novidade é que essa ferramenta está sendo usada com frequência para lives.

Tente não usar a live de forma demasiada ou para falar bobagens, pois assim agindo quando quiseres usar para algo produtivo terás quem assista.

Youtube

O Youtube permite que você produza vídeos longos. Hoje muitas pessoas estão ganhando um bom dinheiro como Youtubers. Basta que você produza conteúdos que tenham um expressivo número de acesso. Os temas são os mais variados, vai do besteirol ao científico.

Site

O site é uma plataforma voltada para todos os seguimentos, mas as empresas e instituições de todos os tipos preferem essa ferramenta como sua principal mídia social. Tudo pode ser publicado nela.

Considerações importantes

  • Cuidado com Fake News;
  • Pesquise bem antes de compartilhar qualquer conteúdo;
  • Desconfie de notícias sem fontes;
  • Cuidado com as montagens.

Quanto aos textos

  • Se possível, escreva com um aplicativo que tenha corretor ortográfico (eu erro bastante as palavras por não fazer isso).

Ao fazer live…

  • Certifique-se de que não serás interrompido;
  • Não trema a mão enquanto segura o celular;
  • Melhor fixar o celular em um suporte;
  • Procure um lugar que tenha boa iluminação;
  • Não grite, mas também não fale baixo;
  • Rascunhe o que você pretende transmitir ou discutir;
  • Caso a live seja de um culto, não precisa ser de 2 horas (30 minutos de live é mais atrativo). Melhor que tenha poucas pessoas: o dirigente, o cantor ou ministério de louvor, os músicos, o pregador, e a equipe da live (com 2 ou 3 membros). Se possível colocar pessoas experientes para cantar ou pregar. Não ficará bem alguém de voz desafinada cantando e um pregador que não tenha ideias em ordem, pregando.

R.A


DEIXE UM COMENTÁRIO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
Se encontrou algum erro, deseja sugerir uma pauta, ou falar conosco. Clique aqui!
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News