spot_img
spot_img
26.1 C
Vila Velha

Dicas de como cuidar da pele de bebês e crianças

EM FOCO

Seara News
Seara News
SEARA NEWS é o primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo, um aporte eficaz na comunicação, com conteúdo informativo orientado por linha editorial baseada nos princípios bíblicos; e enfoca os matizes do contexto cristão ao redor do mundo.
Dicas de como cuidar da pele de bebês e crianças
Bebê recém-nascido | Foto: Pixabay

A pele das crianças é especialmente sensível às influências químicas, físicas e microbianas.

Mais delicada e fina se comparada a dos adultos, a pele dos bebês e das crianças exigem cuidados especiais e observação constante. Embora se tenha o mesmo número de camadas na pele ao longo da vida; quando pequenos essa composição é 1/5 menos espessa.

Além disso, as glândulas que produzem o suor e o sebo são menos ativas. O filme hidrolipídico, mistura da transpiração e oleosidade é responsável por formar a camada protetora da pele, tem uma atuação mais fraca.  Por isso, a pele das crianças é especialmente sensível às influências químicas, físicas e microbianas, uma vez que elementos externos são absorvidos mais facilmente e conseguem penetrar nas camadas mais profundas.

A atividade das glândulas sebáceas segue pequena até a puberdade, período em que ocorrem as mudanças hormonais – por volta dos 12 anos. É nesse momento que passam a surgir as diferenças entre a estrutura e o comportamento da pele dos meninos e das meninas.

“Por conta dessas diferenças, a pele das crianças não pode ser tratada da mesma forma que a dos adultos, seja em casa ou no consultório. Os cuidados incluem produtos, procedimentos e hábitos, que devem sempre ser monitorados por adultos responsáveis”, enfatiza a Dra. Luciana Maluf, dermatologista e consultora de beleza da Condor.

É importante o uso de loções e sabonetes suaves. Os sabonetes alcalinos são agressivos às peles muito jovens por removerem lipídios e causar desidratação. Também é preciso atenção ao tempo do banho, já que a água quente em períodos prolongados leva ao ressecamento. A dica é diminuir tanto os minutos de banho quanto a temperatura.

“Redobre ainda os cuidados com a fotoproteção, fundamental mesmo para os adultos. A pele das crianças apresenta uma menor pigmentação e, por conta disso há maior sensibilidade aos raios UV. Mesmo com o reforço de um fator de proteção adequado, a pele da criança pode começar a queimar após cinco minutos de sol intenso. Protetores solares tidos como físicos são preferenciais e mais apropriados para essa faixa etária”, ressalta a dermatologista e consultora.

Guarda-sol, chapéu, bonezinhos e muita “sombra e água fresca” ajudam a não estragar a brincadeira. E lembre-se: evite sempre o período entre 10h e 16h.

[Assessoria de imprensa Condor]
DEIXE UM COMENTÁRIO_____________________________
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News