spot_img
spot_img
26.1 C
Vila Velha

Cultuando a Deus com Liberdade e Reverência

A presença do Espírito Santo e a exposição da Palavra de Deus, deixa claro, que fomos chamados para adorar

EM FOCO

Aniel Ventura
Aniel Ventura
Natural de Afonso Cláudio (ES), casado com Deuzeny Ribeiro, pai de Fellipe, Evangelista da Assembleia de Deus Ministério de Cobilândia, em Vale Encantado, Vila Velha (ES), Bacharel em Teologia pelo Instituto Daniel Berg.
Cultuando a Deus com Liberdade e Reverência
Capa da Lição 7 da Escola Dominical 1 Trim-2021 / CPAD

Escola Dominical – Comentário de apoio da Lição 7, do 1º trimestre de 2021 – Cultuando a Deus com Liberdade e Reverência – O Verdadeiro Pentecostalismo.

Aniel Ventura

As palavras de Agostinho de Hipona, um dos teólogos da cristandade ocidental, convence-nos a entrarmos, com humildade e amor, nos átrios do culto divino, em sua declaração: “Quantas lágrimas verti, de profunda comoção, ao mavioso ressoar de teus hinos e cânticos em tua igreja! As vozes penetravam nos meus ouvidos e destilavam a verdade em meu coração, inflamando-o de doce piedade, enquanto corria meu pranto e eu sentia um grande bem-estar”. Quando chegamos com o coração quebrantado diante de Deus, fica impossível conter as lágrimas ao som dos hinos cristãos. A presença do Espírito Santo e a exposição da Palavra de Deus, deixa claro, que fomos chamados para adorar (Sl 100).

I – O CULTO PENTECOSTAL: LIBERDADE E REVERÊNCIA

Ao celebrar a páscoa hebraica, as crianças israelitas perguntavam a seus pais: “Que culto é este vosso?” (Êx 12.26). E os pais, com muita paciência e amor, narravam-lhes os acontecimentos que deram origem à páscoa. Assim, devemos também explicar aos nossos filhos a importância e a necessidade atual do culto cristão.

A palavra culto origina-se do latim “culto”, e significa adoração ou homenagem que se presta ao Supremo Ser. No grego, temos duas palavras para culto: “latréia”, (gr. λατρέα) significando adoração; e: “proskynēo” (gr. προσκυνήω) reverenciar, prestar obediência, render homenagem, prestar homenagem, beijando a mão, em adoração.

O culto é o momento da adoração que tributamos a Deus; marca o encontro de Deus com os seus adoradores. Durante o seu transcurso, cada membro da congregação deve sentir-se e agir como integrante dessa comunidade de adoração formando a Igreja de Cristo. Há referências especiais nos cultos a rituais e cerimônias, além de ser o ponto central de uma religião com formas e símbolos revelando claramente o caráter distinto da religião. É o motivo pelo qual fomos chamados (Sl 100)

II – O CENTRO DO CULTO PENTECOSTAL

Se o culto deixar de ser cristocêntrico, perde a essência, pois é onde agradecemos a Deus como nosso Salvador através de Cristo. Assim reconhece o profeta a sua dependência do Redentor: “Eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação” (Hc 3.18). Sempre teremos motivos para agradecer a Deus e nos humilhar diante daquele que, sempre presto, nos perdoa as iniquidades. O salmista deixa-nos este belo exemplo de ações de graças: “É ele que perdoa todas as tuas iniquidades” (Sl 103.3).

No culto judaico o adorador levava um animal ou algo para não apresentar vazios perante o Senhor (Ex 23.15; 34.20; Dt 16.16). Segundo a lei, o sacerdote matava o animal, cortava-o em pedaços e o colocava no altar. O sacrifício era necessário, mas Deus deixou claro que um coração obediente era muito mais importante (1 Sm 15.22; SI 40.6; Am 5.21-24). Paulo instruiu os crentes a se oferecerem a Deus, para que todo o corpo viesse a glorificar a ele (Rm 6.13; 12.1). Na nova aliança nosso corpo deve ser oferecido santo e irrepreensível, ele abriga nossas emoções, mente, pensamentos, desejos e planos, ele representa a integridade da pessoa e é o instrumento pelo qual prestamos o nosso serviço a Deus (1Co 3.16;6.19; Rm 12.1).

III – COMO SE EXPRESSA A LITURGIA DE NOSSAS IGREJAS?

Em nossos cultos várias atividades podem acontecer em conjunto. No entanto, para que isso venha acontecer, tudo deve ser feito para a glória de Deus. Todos os crentes também devem demonstrar amor sincero e que tudo contribua para a edificação da igreja (1Co 14.1-25).

Muitos vão ao culto, cantam e até oram, mas não adoram ao Senhor, pois o seu coração acha-se distante de sua presença (Is 29.13). O culto para os tais é apenas um momento de interatividade social. Porém Deus se compraz naqueles que o buscam com um coração puro e sincero, e alegra-se naqueles que o adoram “em espírito e em verdade” (Sl 15.1-5; Jo 4.23,24). Não devemos prestar-lhe um culto como se estivéssemos a barganhar as bênçãos e os favores. Muitos que, desprezando a soberania divina, passam a determinar seus “direitos” e a decretar suas “posses” como se o Senhor lhes fosse um mero empregado. Isso é falta de reverência e temor diante dAquele a quem devemos adorar pelo que é e pelo que já fez por nós (Jo 3.16; Ef 2.8,9; 1 Jo 4.19; Ap 4.10).

CONCLUSÃO

“…Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação” (1 Co 14.26). O verdadeiro adorador deve adorar a Deus com reverência, profundo temor, alegria, regozijo, discernimento espiritual, espírito de oração, súplicas e louvor, isso nos levará a refletir. Como tem sido os nossos cultos, temos cultuado a Deus na beleza de sua santidade, como a Bíblia o requer, ou temos deixado a desejar? Cultuar a Deus não significa, meramente, ir à igreja; significa entrar no santuário divino com ações de graças, assim como fazia Davi (Sl 122.1).

Leia também:
+ Crentes a procura da igreja perfeita
+ O famigerado culto aos homens X o verdadeiro culto a Deus

Bibliografia
– Léxico Analítico do Novo Testamento Grego – William D. Mounce – Vida Nova

– Comentário do Novo Testamento Aplicação pessoal Vol.2 – CPAD
– As Disciplinas da vida cristã – Claudionor de Andrade – CPAD
– Dicionário Bíblico Wycliffe Charles F. Pfeiffer – CPAD
– Dicionário Vine Completo A.T. e N.T. – CPAD

DEIXE UM COMENTÁRIO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News