spot_img
spot_img
26.6 C
Vila Velha

Cristãos em uma cidade de Chiapas forçados a seguir regras locais arbitrárias

Em algumas regiões do México, ser cristão é um grande desafio, pois, a nova vida em Cristo pode ser difícil.

EM FOCO

Portas Abertas
Portas Abertas
A serviço da Igreja Perseguida, PORTAS ABERTAS é uma organização internacional que serve cristãos em lugares hostis ao evangelho. Está presente em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.
Cristãos em uma cidade de Chiapas forçados a seguir regras locais arbitrárias
Cristãos convertidos foram expulsos da aldeia e formaram nova comunidade no México | Foto: Portas Abertas

Em algumas regiões do México, a conversão ao Cristianismo é um grande desafio que muitas vezes confronta os crentes com a compreensão de que sua nova vida em Cristo pode ser difícil.

Cristãos que vivem em comunidades onde a maioria da população não é evangélica, logo descobrem que abandonar as crenças tradicionais os torna um alvo daqueles que não toleram outras religiões. Com sua nova vida cristã, muitas vezes vem a ameaça de perseguição, assédio, falta de liberdade e, em muitos casos, expropriação.

Desde 2011, um grupo de sete famílias da comunidade de Três Amores, em Chiapas, vive com a ameaça de expulsão pairando sobre suas cabeças.

Eles também tiveram que encontrar maneiras de fornecer água e eletricidade para suas famílias porque as autoridades locais cortaram os serviços essenciais. Normalmente, uma vez que as pessoas nessas comunidades se convertem ao cristianismo, elas param de participar de práticas e rituais católicos tradicionais e se recusam a pagar quaisquer encargos financeiros. O que acontece então é que se segue um conflito amargo entre os cristãos e os líderes indígenas locais.

A pressão crescente contra essas sete famílias, que juntas somam 42 pessoas entre homens, mulheres e crianças, começou quando todos se recusaram a contribuir com 400 pesos mexicanos (US $ 20,00) por família para as festividades locais anuais.

Na época, a única opção que tinham era contratar um advogado para assumir o caso. A solução alcançada foi parcial. Chegaram a um acordo condicional pelo qual teriam que pagar os 400 pesos ((US $ 20,00) pelas festividades ou ocupar um cargo em uma das repartições municipais. Na recusa dessas duas opções, teriam que pagar multa de 5.000 pesos (US $ 247,00) e, para cada evento em que se recusarem a comparecer, o governo local cobrará uma taxa adicional de 100 pesos (US $ 5,00).

Vivendo uma contradição insustentável

Nos últimos seis anos, essas famílias cristãs tiveram que participar contra sua vontade nas festividades e rituais tradicionais que abandonaram quando se converteram. Alguns expressaram o desejo de parar de cooperar completamente.

Um dos voluntários do Portas Abertas no campo, o Pastor Humberto, ciente da batalha espiritual pela qual essas famílias estão passando, os convidou a participar do workshop “Fortes na Tempestade”. O treinamento foi realizado no dia 27 de outubro na cidade de Três Amores, ao lado de outro pastor de uma comunidade próxima.

Comentando sobre os desafios que essas famílias enfrentam, o pastor Humberto disse que “este grupo de cristãos requer muito apoio espiritual porque tem medo das autoridades locais”. Acrescentou que o acordo alcançado entre os dirigentes locais e as famílias cristãs estipula que “enquanto continuem a contribuir para a Igreja Católica, serão livres para professar a sua fé, mas se recusarem cooperar, serão expulsos da comunidade. “

Há apenas três meses, uma das mulheres cristãs afetadas por esta situação disse às autoridades que não queria mais cooperar. Ela então foi multada em 1.000 pesos (US$ 50,00) por violar o acordo. Outra mulher, Lorena Solis, também se recusou a aceitar o cargo de organizadora das celebrações católicas da cidade. As autoridades então a multaram em 5.000 pesos (US$ 247,00).

A Portas Abertas no México, tem feito diversas ações para ajudar essas famílias: workshops de treinamento, grupo de estudo da Bíblia, visitas do pastor Benigno, e apoio financeiro de até 5.000 pesos (US $ 247,00) para a criação de um projeto de pequena empresa que os ajudará a custear suas despesas anuais, incluindo as contribuições para a comunidade.

O estado de Chiapas, no sul, aparece em segundo lugar na lista de locais com maior nível de marginalização e exclusão econômica depois do estado de Guerrero, de acordo com dados fornecidos pelo Conselho Nacional de População do México (CONAPO) e pelo Instituto Nacional de Estatística e Geografia (INEGI).

Ser cristão no México

Nunca foi tranquilo e suave ser cristão no México. O país ocupa 52º lugar na Lista de Países em Observação à Perseguição.

Os três tipos principais de perseguição são corrupção e crime organizado, antagonismo étnico e intolerância secular. Muitos cristãos são vistos como obstáculos à atuação de gangues criminosas, especialmente quando estão engajados no trabalho com jovens e reabilitação de usuários de drogas. Por isso, eles enfrentam ataques, extorsão e até mesmo assassinato.

O antagonismo étnico se manifesta porque 21,5% da população do México pertence a grupos indígenas. Essas comunidades são governadas por leis e costumes tradicionais, com mínima intervenção do Estado. Os que se convertem ao cristianismo protestante enfrentam pressão e ataques violentos quando abandonam as práticas do grupo étnico ao qual pertencem. Eles são punidos e geralmente forçados a deixar suas casas.

Ore pelos cristãos no México

  • Ore para que um dos focos da igreja seja abençoar o presidente do país e interceder por ele.
  • Peça para que a divisão entre as diferentes comunidades cristãs acabe.
  • Interceda pelos cristãos de origem indígena que enfrentam maior pressão para seguir a Cristo.

Na entrada da comunidade indígena Nova Jerusalém, em Chiapas, a placa adverte: “É totalmente proibida a entrada de pastores e pregadores de outras religiões neste povoado. Aquele que for flagrado será preso conforme os acordos da comunidade”.


DEIXE UM COMENTÁRIO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News