Crianças cristãs são proibidas em escola mexicana
Crianças cristãs são expulsas de escolas no México (Foto: Portas Abertas)

Por não concordarem em pagar taxas para festividades religiosas, famílias são proibidas de matricular seus filhos em escola local

Um grupo de famílias cristãs em Huejutla, no estado mexicano de Hidalgo, está exigindo mais uma vez o acesso à educação para seus filhos. Um ano atrás, eles foram impedidos de entrar na escola local.

Em agosto de 2018, as crianças – 33 no total – todas em idade escolar e pertencentes a 25 famílias cristãs, não foram autorizadas a entrar na escola porque suas famílias não pagaram as taxas para as autoridades locais pelas festividades católicas em sua comunidade.

Na época, a Portas Abertas no México facilitou o diálogo entre as famílias cristãs e os líderes locais, mas nenhum acordo foi alcançado. O vice-secretário do governo na região de Huasteca se ofereceu para pagar as multas impostas ao grupo de famílias, mas a oferta foi recusada pelos cristãos porque alegavam que os líderes indígenas locais não podiam forçá-los a participar de rituais católicos que eles não concordam.

Quase um ano se passou e agora o líder desse grupo de cristãos está pedindo à Portas Abertas no México que intervenha para tentar mais uma vez chegar a um acordo com as autoridades do Estado. Eles estão pedindo que seus filhos sejam transferidos para outra escola, pois os líderes indígenas descartaram qualquer possibilidade de tê-los de volta na escola local. Durante o ano passado, as crianças não participaram uma educação formal. Um grupo de jovens voluntários cristãos os ensina em suas próprias casas de maneira informal.

Leia também: Líderes religiosos são alvo de gangues na Guatemala e no México

Perseguição

Na Lista Mundial da Perseguição 2019, o México ocupa o 39º lugar. Não é comum notícias de perseguição a cristãos e líderes de igrejas cristãs em países como Cuba, Venezuela, Bolívia em que os direitos de liberdade religiosa são constantemente tolhidos. Entretanto, na América Latina a perseguição a cristãos aparece em constante crescimento.

Fonte: Portas Abertas

DEIXE UM COMENTÁRIO_____________________________
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui