Convenção Batista Carioca comemora 111 anos

0
101
Convenção Batista Carioca comemora 111 anos
Oração de posse do novo diretor do Colégio Batista Shepard, Pr. Alexandre Paschoal Aló da Silva


Destaque para a posse do novo diretor do Colégio Batista Shepard

Centésimo décimo primeiro aniversário. Se fica difícil pronunciar a idade, quem dirá contar as bênçãos de tantos anos de atuação da Convenção Batista Carioca (CBC) junto às igrejas do Rio de Janeiro. Mas é isso! São mais de cem anos promovendo a unidade, fomentando a cooperação entre os batistas para que o Reino de Deus cresça na capital carioca. E para comemorar esta data, a CBC realizou ontem, dia 5 de janeiro, um culto de agradecimento a Deus que contou com a presença de vários líderes batistas e irmãos que sonham com uma denominação mais convergente.

A programação que celebrou mais um ano de atuação da Convenção Batista Carioca – CBC aconteceu na Primeira Igreja Batista de Vila da Penha, que é pastoreada pelo Pr. João Melo – vice-presidente da CBC. E foi ele quem deu as boas-vindas aos presentes, agradecendo a Deus pelo bom momento que a convenção vive atualmente. Foi uma noite simples e cheia de significados. Os cânticos exaltavam a grandeza de Deus, mas também levavam a uma reflexão sobre os desafios de anunciar as Boas Novas de Cristo aos corações carentes do evangelho. Este momento foi conduzido pela presidente da Associação de Músicos Batistas Cariocas, M.M. Rachel Abreu. Destaque também para as apresentações do coro da União Feminina Missionária Batista Carioca, que abrilhantou o evento com o talento de mulheres que possuem, além das belas vozes, envolvimento com a causa de Cristo.

Após a composição da mesa diretora, momento solene que aconteceu na segunda metade da programação, Pr. Dejalmir Waldhelm, presidente da CBC, assumiu a direção do culto e lançou o tema da Convenção Batista Carioca para 2016: “Transformados pelo Reino de Deus, Multipliquemos”. Ele nasce do tema anual da Convenção Batista Brasileira e adiciona um elemento essencial para a sobrevivência do corpo de Cristo, ou seja, a multiplicação. Essa temática também recebe amparo da divisa em 1Co 4.20: “Porque o Reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder”.

Foi pautado neste tema que o Pr. Vanderlei Batista Marins, presidente da Convenção Batista Brasileira, deixou uma palavra especial aos corações dos irmãos presentes. Como preletor da noite, ele analisou a transformação gerada pelo Reino de Deus na vida daquele que decide andar com Cristo e a necessidade de se investir no próximo. “Um relacionamento duradouro, de preocupação com o outros, pelo desejo de investir e proteger o outro. É este comportamento advindo do Reino que deve marcar o nosso dia a dia com aqueles com os quais convivemos”, afirmou durante sua mensagem. Ao final de sua palavra, o presidente orou ao Senhor, agradecendo pela vida da CBC e por sua diretoria.

Marcou presença no evento o diretor-executivo da Convenção Batista Brasileira – CBB, Pr. Sócrates Oliveira de Souza, que trouxe uma breve saudação aos presentes e uma palavra de congratulação pelos anos de serviço da convenção carioca. “Não podemos deixar esquecer… parece que a modernidade líquida tem nos feito esquecer dos alicerces da nossa organização, da nossa fé e do trabalho batista do Brasil. E quando celebramos 111 anos da convenção carioca, estamos trazendo à memória a coragem e os desafios dos nossos líderes do passado. Então, quando celebramos esse tempo, agradecemos a vida deles, que fizeram o alicerce sob o qual estamos construindo paredes, janelas e portas”.

Representantes das organizações missionárias Junta de Missões Mundiais e Nacionais também compareceram à ocasião. Eles parabenizaram a convenção carioca pelos seus 111 anos e agradeceram pelos investimentos das igrejas cariocas na obra missionária.

Novo diretor

O aniversário da CBC ficou marcado pela posse do novo diretor do Colégio Batista Shepard, Pr. Alexandre Paschoal Aló da Silva, e pela despedida do Pr. Walmir Vieira, servo que assume o pastorado da Segunda Igreja Batista do Rio e deixa à Junta de Educação Batista Carioca os frutos de uma gestão sábia e dedicada.

Após as assinaturas do termo e oração de posse – que contou com a participação de todos os pastores presentes, o novo diretor falou sobre o desafio que se apresenta e seu desejo de, sob a direção de Deus, continuar tornando o Colégio Batista Shepard uma referência de ensino. “Tenho dito a todos o quanto é honroso assumir a cadeira que o Pr. Walmir deixou, um homem que dedicou sua ida com honestidade, dignificando o nome do Senhor. Acho que não há a menor possibilidade de sair inteiro desse desafio, mas o que é isso diante do sacrifício do nosso Senhor? Não tenho medo do que possa vir a acontecer. É bem provável que as mesmas flechas que tentaram alcançar o Pr. Walmir tentem me alcançar. Essas coisas são possíveis, mas de uma coisa eu sei: Deus será comigo. Peço as orações de vocês para que eu possa corresponder esta confiança”, declarou o Pr. Aló.

Convenção Batista Carioca comemora 111 anos
Pr. Walmir Vieira é homenageado com uma placa de gratidão por serviços prestados

Pr. Walmir Vieira recebeu das mãos do Pr. João Melo uma placa de gratidão pelos serviços prestados aos batistas cariocas. Além disso, recebeu as homenagens dos funcionários do colégio, que fizeram questão de agradecer de púlpito o período em que esteve na direção da instituição. Muito emocionado, ele preferiu não usar da palavra e se contentou em apenas receber o carinho de seus colegas e irmãos em Cristo.

Fonte: Convenção Batista Carioca

DEIXE UM COMENTÁRIO

Escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome