spot_img
spot_img
26.6 C
Vila Velha

Congresso Nacional aprova Declaração sobre a Síria proposta pela ANAJURE

EM FOCO

Seara News
Seara News
SEARA NEWS é o primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo, um aporte eficaz na comunicação, com conteúdo informativo orientado por linha editorial baseada nos princípios bíblicos; e enfoca os matizes do contexto cristão ao redor do mundo.

Congresso Nacional

Uma declaração proposta pela Associação Nacional de Juristas Evangélicos ANAJURE – sobre a tragédia humanitária que acontece atualmente na Síria ganhou voz na Câmara dos Deputados, no dia 8 de maio, por meio de um requerimento solicitando ‘Moção de Apoio à Declaração de Istambul’. O requerimento foi aprovado da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.

A ‘Moção de Apoio à Declaração de Istambul’ foi elaborada pelo deputado federal Roberto Lucena (PV-SP), que afirmou já ter enviado a aprovação para o embaixador da Síria no Brasil, Mohamad Kheir Daghistani, como também ao embaixador das Nações Unidas no Brasil, Luiz Alberto Figueiredo Machado, e à presidente Dilma Roussef.

Segundo o deputado, o que chamou a atenção para esta causa foi a situação inadmissível que os cristãos e outras minorias tem enfrentado na Síria, sob o ponto de vista dos direitos humanos. “Esse requerimento foi um instrumento de apoio irrestrito à ‘Declaração de Istambul’ apresentado no Congresso Nacional Brasileiro, a fim de sensibilizar as autoridades políticas e religiosas de todo o mundo, para que todos, sobretudo a igreja evangélica brasileira, trabalhem em favor de uma solução rápida e pacífica para esta crise”.

Roberto de Lucena também explicou que as autoridades devem respeitar os direitos humanos, o direito de expressão e a liberdade como o bem maior. “Qualquer tipo de perseguição, religiosa ou não, é inaceitável. Não podemos ficar de braços cruzados, pois como o Brasil possui relações comerciais e acordos diplomáticos com a Síria, deve sim, trazer a debate, esta situação que vem massacrando nossos irmãos. Como deputado e cristão estamos fazendo a nossa parte”, completou Lucena.

Como e quando foi lançada a Declaração?

A Declaração de Istambul foi lançada mundialmente no dia 15 de abril, pela Religious Liberty Partnership (RLP) e as organizações ligadas à ela, como é o caso da ANAJURE, com objetivo de pedir ao Embaixador Especial das Nações Unidas atenção especial às minorias étnicas e religiosas vulneráveis na Síria. Na oportunidade também fizeram convocação para um dia designado à oração por aquele país.

A iniciativa de escrever a Declaração de Istambul partiu da sensibilização dos cristãos e juristas de todo o mundo a respeito da triste realidade enfrentada por cristãos e outras minorias que se viram obrigados a deixar seu local de origem como forma fugir da perseguição. As organizações envolvidas, ligadas à RLP lutam para uma solução pacífica para a atual crise que assola a Síria, incluindo a reconciliação entre várias comunidades étnicas e religiosas, além do reforço na assistência e bem-estar das populações atualmente excluídasem seus país de origem.

Sobre a Declaração de Istambul

A declaração foi elaborada na Consulta anual da RLP, que aconteceu em Istambul no fim de março deste ano. A Religious Liberty  Partnership se comprometeu a trabalhar para chegar a uma solução pacífica para aatual crise inclusive advogando em nome daqueles que tiveram seus direitos violados.

Religious Liberty Partnership (RLP) é um esforço colaborativo das principais organizações cristãs mundiais focado na liberdade religiosa. A RLP procura de forma efetiva colaborar na defesa, assistência e na  maior conscientização sobre questões de liberdade religiosa de forma global.

Como membros da Religious Liberty Partnership, estivemos reunidos em Istambul na Turquia e apoiamos o apelo de nossos irmãos e irmãs sírios à igreja mundial para orar pela nação e pela igreja Síria em meio à atual crise. Nós especificamente convocamos as denominações Cristãs e organizações mundiais a levar este apelo aos seus membros, em reconhecimento de que nós somos um corpo unido em Cristo”, informa a declaração.

O êxodo de Cristãos e outras minorias étnicas e religiosas da Síria, bem como os ataques e destruição de locais religiosos de todas as religiõesfazem parte das preocupações listadas no documento. Soma-se a isso a falta de respeito aos direitos humanos, segurança e bem-estar, que integram a lista de pontos de atenção a respeito desse país castigado por uma longa e sangrenta guerra civil.

Assessoria de Imprensa – Anajure

- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News