Colômbia na copa do mundo: ore enquanto eles jogam

0
72

Igreja perseguida na copa. Não importa se são bons de bola. Em alguns países que participarão da Copa do Mundo os cristãos são perseguidos por sua fé.

Colômbia: ore enquanto eles jogam - Copa do mundo 2014

A Colômbia é o único país das Américas em que os cristãos enfrentam forte oposição quanto à prática de sua fé.

Nas regiões onde há grande atividade de grupos rebeldes e cartéis de droga, igrejas enfrentam restrições quando ao horário, escopo de suas atividades. Até sermões chegam a ser examinados por esses grupos.

Muitos líderes cristãos pregam contra o crime e a associação aos criminosos. Enquanto convencem alguns a abandonar seus laços com guerrilheiros, esses pregadores também ganham o ódio de chefes do narcotráfico.

Há ainda perseguição entre as tribos indígenas animistas no norte do país. Nos últimos anos, aqueles que têm abandonado as tradições tribais pela fé em Cristo são expulsos de suas terras e até tribos. Outros foram julgados e condenados de acordo com as leis e valores tribais. Nesses casos, quase não há intervenção do governo, uma vez que os grupos indígenas têm autonomia para aplicar suas leis aos seus membros.

A Colômbia está no 25º lugar na Classificação da Perseguição Religiosa.

Rebeldes de guerrilhas e grupos paramilitares controlam várias regiões. Nestas áreas, cartéis de drogas e grupos armados fazem o que querem. Cristãos que se opõem às atividades rebeldes se tornam alvo. Além disso, as comunidades indígenas consideram os convertidos ao cristianismo como uma ameaça às tradições e cultura. Muitos cristãos são expulsos de suas terras e igrejas são vigiadas. A violência contra os cristãos também aumentou muito.

A história de Sofia

Os pais de Sofia foram mortos porque pastoreavam uma igreja. Eles pregavam contra a corrupção que viam. Sofia tinha 9 anos, sua irmã tinha 2 e seu irmão mais novo apenas 2 meses de vida. Felizmente, no momento do ataque, todas as crianças estavam nas casas dos vizinhos. Hoje Sofia tem 13 anos e vive em um abrigo para crianças mantido pela Portas Abertas. Lá ela tem tudo o que precisa: escola, comida, roupas, apoio emocional e espiritual. Ela perdoou os assassinos de seus pais, mas ainda sente muita saudade deles.

 Ore enquanto eles jogam

GRUPO C

Sábado, 14 de junho às 13h
Colômbia x Grécia
Local: Mineirão

Quinta-feira, 19 de junho às 13h
Colômbia x Costa do Marfim
Local: Mané Garrincha

Terça-feira , 24 de junho às 17h
Japão x Colômbia
Local: Arena Pantanal

Pedidos de oração

– Ore por coragem e proteção dos líderes das igrejas que recebem ameaças de grupos armados.

– Peça a Deus que as negociações entre o governo e os grupos rebeldes ponham um fim à guerra civil que já dura décadas.

– Ore pelo abrigo de crianças da Portas Abertas, que é um refúgio seguro para jovens ameaçados por grupos rebeldes.

Infográfico

Para ajudá-lo a entender, veja este infográfico especial sobre a situação dos cristãos no país:

Colômbia: ore enquanto eles jogam - Copa do mundo 2014( Clique na imagem para ampliar )

Fonte: Portas Abertas e Fanzine underground

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome