CGADB desliga Pastor Samuel Câmara, presidente da Igreja Mãe

27
500

A nova Mesa Diretora da CGADB eleita em Brasília-DF, reuniu-se formalmente hoje (22), para apreciar o parecer do Conselho de Ética e Disciplina, contra os pastores Samuel Câmara, Jônatas Câmara, Sóstenes Apólos e Ivan Bastos por suposta quebra de decoro na AGE de Maceió-AL.

SamuelCamara-JonatasCamara-SostenesApolos-IvanBastosPastores: Samuel Câmara, Jônatas Câmara, Sóstenes Apólos, e Ivan Bastos (Foto: montagem Seara News)

E conforme noticiado pelo blog do pastor Geremias do Couto, o pastor Samuel Câmara, presidente da Igreja Mãe, em Belém-PA, foi desligado da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil – CGADB.

Leia a íntegra do comentário do pastor Geremias do Couto:

Pr. Samuel CâmaraAcabo de ser informado do que já previa. Por sete votos a três, a Mesa Diretora deliberou desligar o pastor Samuel Câmara de seu quadro de associados, acatando assim o parecer de seu Conselho de Ética e Disciplina sob a acusação de quebra de decoro durante a AGE de Maceió, AL. Essa medida arbitrária só não foi tomada em janeiro, antes, portanto, das eleições em abril, por força de medida judicial que suspendeu a reunião convocada para esse fim.

Segundo informações já publicadas no perfil "CGADB Para Todos" (veja aqui), os processos contra os pastores Sóstenes Apolos e Jônatas Câmara teriam sido suspensos pela ausência de ambos em virtude de ordem médica. Já o pastor Ivan Bastos, também arrolado na acusação, só poderá ser "julgado" em uma AGO por ser membro da Mesa.

Transcrevo, a seguir, a parte final da mensagem do pastor Samuel Câmara publicada no perfil "CGADB Para Todos":

"Infelizmente optaram, mais uma vez, por cometer uma arbitrariedade. Rito sumário como na pior das ditaduras. Fica caracterizada a perseguição política e a determinação de tirar do caminho e atropelar qualquer um que levante a sua voz contra os desmandos da administração que há 25 anos comanda a CGADB.

"Diante desta atitude arbitrária, repito o nosso lema: Porque Deus não nos deu um espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor e de moderação", 1 Timóteo 1.7.

"Vamos recorrer da decisão, com tranquilidade. Eles buscam promover mais uma cisão. Nós buscamos a unidade assembleiana. Insistimos que nos cubram com as suas orações".

As arbitrariedades a que se refere o pastor Samuel Câmara são os gritantes vícios dos processos e a medida sumária do desligamento, flagrantemente contrária ao que ditam o Estatuto e o Regimento Interno da CGADB, que prevê outras modalidades de pena, nos casos de quebra de decoro, o que, de fato, não teria havido, senão a insistência em pedir à presidência, naquela AGE, que, ao invés de levar a voto por aclamação as alterações estatutárias sugeridas, que se fizesse por votação nominal para dar segurança jurídica às decisões tomadas em Assembleia.

Imagem do  perfil "CGADB Para Todos"

perfil-samuel-camara-fb

27 COMENTÁRIOS

    • Irmão,não fique surpreso com isso amado,aqui em Belém-PA,o evangelho esta uma VERGONHA SÓ,isso de igreja mãe,é só conversa fiada,a DINHEIRAMA rola solta, e só no que eles pensam,,,DIM DIM mais DIMDIM,essa família Câmara,já está RIQUISSÍMA,não basta? o que eles pregam dias após dias na RBN, e só $$$$$$$$$$$$$$$$. Já foi tarde!

      • Carissima Raquel Furcal, sei que o pastor Samuel Câmara não é perfeito, assim como eu também não sou, e creio que se a amada irmã tiver, como creio que tem, um mínimo de bom senso reconhecerá que também é limitada. Perfeito só Deus, nas pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Contudo, a questão que se levanta e clama por uma resposta sensata é a seguinte: por que a CGADB prefere, na pessoa do seu presidente, Pr José Wellington, a retaliação à reconciliação, nos termos ensinados na Bíblia? Não me alinho com todos os pensamentos e projetos do Pr Samuel Câmara – bem como digo o mesmo do Pr José Wellington. Contudo, não podemos fugir do contraditório. Onde está o direito sagrado de defesa que lhe foi negado. No meu modesto entendimento, creio que este assunto, pela sua magnitude, não deveria ser resolvido entre os dez pastores membros da Mesa Diretora e, sim, em planário, com o maior número possível de ministros votando. A CGADB é uma entidade que congrega ministros do evangelho da Assembleia de Deus no Brasil. Ela não aglutina igrejas, aja vista as diferentes maneiras de administrar, a nível das várias convenções estaduais, Brasil a fora. Creio que não só eu, mas, vários outros irmãos, basta verificar que o Pr Samuel Câmara obteve 46% dos votos válidos, esperamos mudanças na Convenção Geral. Quem está lá, já estar há bastante tempo, vinte e cinco anos. Precisamos voltar no tempo e verificar que o rodízio de pastores à frente da CGADB era benéfico. Oremos para que o Pr José Wellington ouça a voz do Espírito Santo, bem commo as vozes dos demais pastores filiados e reveja esta posição arbitraria. Em Cristo, que há de julgar todos os homens Carlos Gonzaga – Pr

        • Porque a AD/Belém – PA não utiliza as revistas de EBD da CPAD ? Se o Pr.Samuel Câmara tivesse ganho e hoje fosse Presidente da CGADB, a Igreja da qual ele é Pastor agiria da mesma forma ?

    • Vergonha tenho eu por pertencer a esta denominação onde os “grandes”dominam os frágeis e simplices membros,acumulando fortuna e introduzindo seus filhos na política,enquanto os filhos dos crentes não têm dinheiro para custear ao menos um curso técnico para os seus.ACORDEM POVO DE DEUS!!!A MONARQUIA CONTINUA-JOSÉ WELINGTON E COMPANIA…

      • E vergonhoso mesmo, quero lhe dizer, mas o irmão e outros e o povo em geral sabem disso: Nós membros da igreja (igreja local) pagamos os nossos DÍZIMOS, as OFERTAS ALÇADAS, além disso nos é posto tantas coisas além dessas temos que colaborar com as OFERTAS PARA CONSTRUÇÕES DE TEMPLOS, ASSISTENCIA SOCIAL, TODO TIPO DE ASSUNTO REFERENTE A DINHEIRO, somos nós crentes e membros que pagamos, fora o salário dos PASTORES E ESPOSAS etc… etc… e muito LUXO, os POLÍTICOS ESTÃO PERDENDO FEIO PARA OS PASTORES. ISSO É UMA VERGONHA MUNDIAL. O filho do Pr. Malafaia já PRESIDENTE DE UM CAMPO AÍ SP…. O Pr. Samuel de imediato já ungiu seus filhos a Prs. e Campo para eles também… olhem bem a grana que esse povo carrega… Gideões é um verdadeiro IMPÉRIO DE NOBRES. Amados não é só o Pastor José Wellington que leva a grana e também não é só ele que vive em MONARQUIA tem muitos fazendo da CASA do Senhor, de CABIDE DE EMPREGOS PARA SEUS FILHOS… MULHERES E TODA SUA FAMÍLIA… QUEREMOS UMA MANIFESTAÇÃO CONTRA ESSAS IRREGULARIDADES EM NOME DE JESUS. BASTA DE TANTA SAFADEZA DENTRO DAS IGREJAS… HOJE AS IGREJAS ESTÃO SENDO UM GRANDE COMÉRCIO DE EMPRESAS PARA PASTORES. NÃO EXISTEM MAIS PASTORES E SIM ADMINISTRADORES DO DINHEIRO DO POVO, e ainda por cima de tudo só os ímpios de estão errados. BASTA… BASTA, ESTA NA HORA DE ACABAR COM ESSES CAPITALISTAS.

        • O nepotismo também estar dentro das igrejas evangélicas.
          Homens sem ter o chamado de Deus, são consagrados a pastores para compor a mesa ou grupo, assim fica fácil para votar no pastor candidato a presidente.
          Fui de um tempo que se orava muito para consagrar um pastor.

  1. Infelizmente a CGADB se tornou patrimonio particular de um grupo. Se os fundadores da mesam ressussitacem , ficariam envergonhados,Infelizmente também são grupos de ditadores que a governa.

  2. É triste ver homens de Deus, cheios do espírito Santo, guerriando por algo que é passageiro e transitório e que a traça pode roubar… VOLTEMOS AO EVANGELHO

  3. Samuel é mais que convenção. Samuel é a “raposinha” que um dia Wellington disse que destruiria na unha. A “RAPOSINHA” cresceu e causa medo em todo mundo! Palavras que eu ouvi da boca de um dos membros mesa de revisão estatutária da CGADB que ficou no meu gabinete na ultima convenção geral que teve aqui no ES. Minha formação que inicial e assembleiana e sei dos massacres e das injustiças que acontecem la e não são dignas de serem comentadas. Manobras e mais manobras!

  4. Aonde querem chegar divulgando tantos problemas dentro de uma organização religiosa? Não basta o mundo com seus escândalos? I Co 6.1 para essa turma ai, viu! Divulgam isso para comover a sociedade evangélica (assembleianos), mas na verdade estão abrindo uma lacuna (divisões e apostasia) entre nós, o povo de Deus… Vergonha!!!

    • Caro Oseias, assim como outros sites e blogs de notícias evangélicas, teríamos verdadeira satisfação em informar sobre os resultados da unidade da liderança assembleiana em prol do crescimento do reino de Deus. Mas infelizmente não é o que temos visto. Lamento por essa notícia!

    • Vergonha mesmo,nós membros,qdo temos algum assunto para falar para esses tais pastores eles não estão nem aí querem logo resolver e na faca,para os membros,é logo na disciplina,estão falando mau do pastor José Wellington,mas tem muitos piores do que ele,é triste falar isso,mas É BOM QUE ISSO ACONTEÇA,QUE O POVO DO MUNDO BOTE A BOCA NO TROMBONE E FALEM MESMO DOS PASTORES,PQ A IGREJA(OS MEMBROS) SÓ SERVEM PARA FICAR CALADINHOS SENTADINHOS NOS BANCOS,E AINDA COM AMEAÇAS..PURA VERDADE.BANDOS DE NEPOTISTAS…SÓ SABEM OLHAREM PARA SEUS FAMILIARES…quando alguém precisa de uma ajuda,é logo na cesta básica doada pelos outros da igreja…..e REINADO EM CIMA DE REINADO…só pensam em dinheiro e bem estar se suas familias DEUS VAI TER COM ESSES QUE SE DIZEM PASTORES…TEM PASTORES NO RECIFE QUE HÁ 2 anos atrás..GANHAVA 63 MIL,ISSO MESMO 63 MIL REAIS POR MÊS. ISSO É UMA VERGONHA..VERGONHA…….

  5. Lamentável,porém Cristo deixou claro que é mister que venham os escândalos,mais ai daqueles por quem vierem tais escândalos. Muitos se esqueceram da humildade de um menino,cresceram não só em estatura,mas em arrogância,soberba e vaidade,que para atingirem seus ideais mutilam seus semelhantes.Que cristianismo é esse que pregam???? Voltemos a Cruz,isso com a máxima urgência.

  6. Concordo com todos aqueles que repudiam esse tipo de atitude “Partidarista” e de “Retaliação” pelo espaço que o Pastor Samuel está conquistando no meio do povo cristão.O que me deixa mais indignado é que a maioria dos Pastores da Assembléia de Deus no Brasil é refém e massa de manobra do SISTEMA, que se instalou a 25 anos na CGADB e é uma vergonha para o Reino de Deus.Eu sou “assembleiano”desde que me converti, mas, isso não significa, nem que devo subserviência ao SISTEMA, nem que deixarei alguém me tratar como uma MULA HUMANA.

    • Coloca a raposa lá….e veras o que acontece……PASTORES E NEPOTISMO ANDAM JUNTOS. Nepotismo lá fora e proibido,mas nas igrejas e só o que se vê….EVASÕES DE DIVISAS…..SONEGAÇÃO DE IMPOSTOS……Pior,estão deixando as igrejas piores que babilonia…..vaidade pra todo lado..não se conhece quem e Luz quem e trevas…e por isso que já tem uns sendo levados…e repentinamente…não tem mais pastores de ovelhas isso já era agora é assim IGREJA HOJE ESTA SERVINDO DE “CABIDE DE EMPREGOS PARA SEUS FAMILIARES”.

  7. É indecoroso discordar, mas não é indecoroso repudiar a mulher por qualquer motivo?
    Cadê Comissão de Ética para pastores que se divorciam, deixam as esposas de cara pra cima, passando fome, e ainda continuam na presidência das igrejas?!

    • Estou com vc amada,as PEDRADAS desses pastores,é só para as mulheres…eles fazem o que BEM QUEREM DENTRO DAS IGREJAS EM NOME DE JESUS! Só sabem chamarem os crentes que não pagam os dízimos de LADRÕES como eu já presenciei em um congresso,isso que é LAMENTÁVEL! Que Deus continue á abençoar o PASTOR José Wellington B.Costa,que permaneça sempre no lugar onde Cristo o colocou! Conheço muito bem como foi que começou o trabalho desta tal de RBN,os coitados dos irmãos de Manaus,era intimados a dar as cotas fixas que ele ditava para os dirigentes e que os mesmos repassava para os irmãos,amada,os coitados dos irmãos(para permanecerem nos cargos)eles tiravam DINHEIRO DOS IRMÃOS,COMO SE ESPREME BARATA,agora ficam falando de amor..amor…Amor de verdade,só de DEUS. Só digo uma coisa:GRANDE VAI SER A SURPRESA QUANDO JESUS VOLTAR! Ele S.C,está colhendo o que planta,pisa muito em cima dos outros.Um dia eu..eu..observei ele dando um depoimento para um reporte dizendo assim,os membros de igreja não tem que saber o que se passa no ministério,membro e para ficar no banco obedecendo e não querer saber o que se passa com o dinheiro arrecadado…muito bonito..ficam RICOS,pq ainda tem GENTE que realmente não conhece a palavra de DEUS!

  8. O pastor Samuel Camara está sentindo o mesmo sentimento que impoe aos partores, quando afasta do ministério daqui de Belém/Pa: o sentimento de ser considerado um nada e sem direito de pelo menos se defender.

  9. estou envergonhado oq esta acontecendo no meio evangellho pastores q fizeram historia na sembleia de deus estão perdendo tempo com bobagens em vez de estar se reunindo pra ganhar alma pra jesus tenho certeza q deus n está satisfeito com essa briga só existe um céu eu quero ver como vai ficar a situação de vcs quando jesus volta pertenço a convenção cieadespel estou envergonhado pela minha convenção fazer parte da seja adb q está trazendo tanta vergonha para o meio evangelico tudo isso q está acontecendo o impio está vendo eo diabo esta batendo palma oq nós temos q fazer e se unir não fica perdendo tempo com brigas q n vão levar a nada essa ea minha palavra pastor roberto terto.

  10. MEUS IRMÃOS PORQUE FICAM COMENTANDO SOBRE ASSUNTOS QUE NÓS NÃO INTENDEMOS TRAGO ALEMBRANÇA DOS IRMÃO QUE TUDO ESTAR SOBRE O CONTROLE DE DEUS,E QUE NÓS SERVOS TEMOS UMA ORDE DE JESUS,FAZER DICIPULO DE TODAS AS NSAÇÕES OU SEJA JESUS NOS INCINA COM ESTA PALAVRA QUE OS GRANDES RESOUVE PROBLEMAS DE GRANDES NÓS PEQUENOS DEVEMOS CUIDAR DE TRAZER VITÓRIAS PARA O REINO,COMO FEZ DAVI, E TENHA CERTEZA QUE NO MOMENTO SERTO DEUS VAE COLOCAR VOCE E EU PRA ADMINISTRAR COISAS GRANDESAMEM DEUS ABENÇOE OS IRMÃOS.

  11. A TV desse Pr Samuel Camara, a “Boas Novas” faliu? pelo menos onde eu moro eu não vejo um sinal dela. Enfim… Pessoal, por favor, não vamos olhar para os erros destes homens. Deus o julgará. Se ele está roubando, matando, seja lá o que for, vai resolver alguma coisa falarmos mal dele? Claro que não! Deus quem vai julgar! Se ele está fazendo coisas erradas, ele que está procurando, fazer o que não é? Eu não sou da denominação dele, mas o conheço pela TV. O que vocês não podem deixar, é que seus olhos se sujem contra Deus, até porque Deus não tem NADA A VER COM ISSO! Deus manda fazer a vontade Dele. Se pastores de hoje em dia não fazem, faremos o que? Olhem para Deus! e aliás, Deus é amor, mas também é justiça! Não se esqueçam disso!

  12. Ai uma coisa que me deixa mais revoltada, sabe o que é? Uma pessoa da igreja ve esse escandalo e sai da Presença de Deus. Lhe pergunto: vc não tem amor a Deus não? Só por causa de um homem que falhou, vc vai e larga Jesus?! Pelo amor de Deus né? Tem pessoas sofridas lá fora que precisam da sua ajuda! Vamos parar de olhar para os erros humanos e olhar para Deus e o que diz na Palavra Dele. E aos Prs das Assembléias ou sei lá de qual igreja ele pertence, sejam abençoados e que Deus cuide dos senhores.

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome