spot_img
spot_img
24.4 C
Vila Velha

“Célula missionária” é aberta por governo indiano em área cristã

EM FOCO

Edenin Pontes Neto
Edenin Pontes Neto
Capixaba, natural de Vitória-ES.
"Célula missionária" é aberta por governo indiano em área cristã
Passeata do grupo do governo que tomou o poder na Índia. (Foto: Portas Abertas)

A “célula missionária” é uma Iniciativa do governo para amenizar a imagem anti-cristã do país, mas não impressiona cristãos. Eles veem o pacote de medidas como forma de exercer ainda mais pressão e perseguição.

O Partido BharatiyaJanata (BJP) detém o poder no Parlamento e domina a maioria dos governos estaduais em toda a Índia. Ele anunciou em 25 de julho a inauguração de uma “célula missionária”. Trata-se de um comitê de cinco membros para administrar uma ala cristã no estado de de Mizoram, de maioria cristã.

“Somos acusados de ser um partido anti-cristão pela maioria das pessoas, incluindo todas as Igrejas em Mizoram”, disse o presidente do BJP em Mizoram, JV Hluna.

“Para construir um relacionamento com todas as Igrejas e dizer-lhes que somos amigos dos cristãos, amigos de organizações cristãs, a célula missionária está sendo montada. Queremos dizer às pessoas que somos um partido secular que acredita na Constituição da Índia”.

Um ex-membro cristão da Comissão de Minorias de Délhi chamou o movimento BJP de “uma grande iniciativa”. Mas a igreja cristã organizada está, para dizer o mínimo, cautelosa.

“Os sinais estão aí para todo mundo ver. O partido sofreu um grande golpe nas eleições recentemente concluídas”, disse o reverendo Felix Anthony, porta-voz da Igreja Cristã na Índia.

As aberturas aos cristãos, disse ele, junto com o recrutamento de um candidato cristão independente no ingresso de BJP de Mizoram, “é uma estratégia clara para remover a etiqueta anti-cristã do partido”.

Como parte da iniciativa, o governo prometeu financiar peregrinações cristãs no exterior, a “mais alta cruz a ser construída em Mizoram”, e uma linha telefônica de ajuda 24 horas por dia.

Estado com maioria cristã

Mizoram é o único pequeno estado cuja assembleia estadual não é controlada pelo BJP nem administrada em conjunto com ele. Isso entre a meia dúzia de pequenos estados que compõem o extremo nordeste da Índia.

O partido nacionalista-hindu ganhou uma das 40 cadeiras da assembleia estadual para as eleições do ano passado. Terminou em terceiro na disputa pelo lugar solitário de Mizoram no Parlamento. O estado é 87% cristão, um dos três estados de maioria cristã em um país que é esmagadoramente hindu.

Grupos cristão não confiam no governo

Reunindo-se em 26 de julho em uma pauta separada, representantes da Igreja Presbiteriana da Índia, a Igreja Luterana, o Conselho de Igrejas Batistas, a Igreja do Norte da Índia, a Igreja do Nordeste da Índia e outros grupos cristãos responderam com ceticismo à iniciativa do governo.

A linha direta de 24 horas, segundo o grupo, seria usada pelo BJP para coletar informações sobre cristãos individuais.

No mesmo dia, Hluna anunciou que um membro do BJP da Assembleia Legislativa do estado de Rajasthan, no oeste da Índia, acusou os missionários cristãos de administrar “fábricas de conversão” em seu estado para atrair os hindus empobrecidos para o cristianismo.

“Se eles são sérios, que eles coibam a perseguição aos cristãos nos Estados governados pela BPJ”, disse SajanGeorge, chefe do Conselho Global de Cristãos Indianos.

A Índia é o 10º país na Lista Mundial da Perseguição. Nos últimos anos, vem enfrentando a maior onda de perseguição aos cristãos. O governo indiano já chegou a declarar que a até 2022 o cristianismo será eliminado do território indiano.

Adaptado com informações da Portas Abertas
DEIXE UM COMENTÁRIO_____________________________
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News