23.3 C
Vila Velha

Bombas no culto da Páscoa

EM FOCO

Portas Abertas
A serviço da Igreja Perseguida, PORTAS ABERTAS é uma organização internacional que serve cristãos em lugares hostis ao evangelho. Está presente em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.
Bombas no culto da Páscoa
Após um mês de UTI e 5 meses no hospital, Eliza (6 anos) se recupera de queimaduras e reaprende a andar após perder a visão nos atentados de Páscoa de 2019 no Sri Lanka. | Foto: Portas Abertas

Em um momento de festa pela ressurreição de Jesus, cristãos do Sri Lanka viram a morte. Em 2019, os ataques a igrejas no país fizeram 259 mortos e 500 feridos.

Era uma manhã festiva como outra de domingo de Páscoa. Os cultos matutinos e as escolas dominicais estavam cheias. Crianças e adultos ouviam que Jesus ressuscitou. Ouvia-se em todo lugar, dito por todo cristão, que verdadeiramente Ele (Jesus) vive.

Ninguém, porém, podia imaginar o que viria logo a seguir. Os cultos festivos foram interrompidos pelo extremismo religioso que levou à violência e morte de mais de 250 pessoas e deixou 500 feridos. O ataque simultâneo de homens-bomba atingiu 3 igrejas cristãs e 3 hotéis em diferentes localidades.

Nos últimos anos, a Páscoa – uma das datas mais importante no calendário cristão – tem sido o principal alvo de grupos extremistas que atacam, torturam e matam em vários países e regiões do mundo. Na mesma data dos ataques no Sri Lanka, 13 cristãos perderam a vida ao serem atropelados durante as comemorações na Nigéria. Em 2018, ao menos 7 mulheres e meninas cristãs foram sequestradas no Egito, e na Índia, três pastores foram violentamente atacados.

Em todos esses países e comunidades, a Portas Abertas esteve – e continua – presente, visitando as famílias, levando encorajamento, consolo e auxiliando com ajuda socioeconômica, emocional e espiritual.

Esperança em meio à tribulação

A principal mensagem que os cristãos perseguidos no Sri Lanka levam ao mundo é a esperança. Mesmo em meio à dor, perda e desespero, os cristãos confiam na presença poderosa de Deus. “Quando você é cristão, passará por tribulações. Minha grande esperança é vê-los novamente”, afirma Kalviya*, cristã sobrevivente dos ataques, mas que perdeu o irmão e amigos nos atentados.

Esta também é a esperança da pequena Eliza*, atingida pela bomba em uma das igrejas, a menina passou o seu aniversário de 6 anos na UTI. Por causa dos estilhaços, um dos olhos dela teve de ser retirado. Os médicos tentaram, sem sucesso, salvar o outro. Cinco meses no hospital, Eliza voltou para casa. Ela sobreviveu, mas quatro outros parentes morreram: um primo que morreu no local, e um dos tios morreu uma semana depois no hospital. Ela também perdeu seus pais que estavam na mesma igreja que ela naquela manhã.

A esperança de Eliza, que hoje se recupera das queimaduras e está reaprendendo a viver sem a visão, é a de centenas de vítimas e parentes de cristãos mortos no Sri Lanka. Ela conta que sua história favorita na Bíblia é de Adão e Eva que pecaram, mas que Jesus veio para salvar todo mundo. “E quando ele vem tem vitória sobre o inimigo, que é derrotado. Jesus virá novamente e estou ansiosa por isso! Ele abrirá meus olhos e verei minha família de novo”, comemora a pequena.

Você pode ser um com eles

A Portas Abertas lançou a Campanha #UmComEles, que ajuda os cristãos do Sri Lanka a continuar firmes e esperançosos em Jesus. Com ações de oração, doação e encorajamento, você pode alcançar o coração dos irmãos cingaleses. Acesse o site e veja como.

*Nomes alterados por motivos de segurança


Colabore com o trabalho do portal Seara News, contamos com seu apoio para ampliar e fortalecer nossa atuação, acesse agora apoia.se/searanews e faça sua doação.

Seara News 25 anos

DEIXE UM COMENTÁRIO ABAIXO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
www.AutoPECAS-online.Pt

LEIA TAMBÉM