spot_img
spot_img
26.1 C
Vila Velha

Bíblias ilustradas são distribuídas de presente para crianças vietnamitas

EM FOCO

Edenin Pontes Neto
Edenin Pontes Neto
Capixaba, natural de Vitória-ES.
Bíblias ilustradas são distribuídas de presente para crianças vietnamitas
Mais de 600 mil Bíblias para crianças são distribuídas no Vietnã. (Foto: Portas Abertas)

Projeto leva mais de meio milhão de Bíblias de presente para crianças no Vietnã. Os livros representam um novo caminho para as crianças vietnamitas aprenderem sobre Jesus.

Bíblias ilustradas para crianças foram impressas e distribuídas de presente com o apoio da Portas Abertas no Vietnã.

John* é um adolescente na cidade de Ho Chi Minh. Ele foi um dos primeiros no Vietnã a receber uma Bíblia Ilustrada para Crianças. “Lembro-me de quando eu tinha três ou quatro anos, meu pai me deu uma Bíblia para crianças. Lembro de ter ficado impressionado com as fotos, mas não sabia ler! Então meu pai leu as histórias”, diz John.

Após aprender a ler, ele conta que a primeira coisa que fazia quando acordava era pegar a Bíblia. “Todas as manhãs acordava e lia a Bíblia. Isso me deu um conhecimento da Palavra. Isso me levou a aprender como posso orar, como posso conversar com meus amigos sobre Deus. Meus amigos me perguntavam: ‘O que é esse livro? Por que essas pinturas são tão bonitas?’ E eu explicava que era a Bíblia, a Palavra de Deus”.

O projeto bíblico infantil começou em 2006, quando os primeiros Novos Testamentos das Crianças começaram a ser impressos no Vietnã. Os livros ilustrados de cores vivas representaram um novo caminho para as crianças vietnamitas aprenderem sobre Jesus. Além de ser uma nova maneira dos pais ajudarem seus filhos a crescerem com fé.

Em 2009, o Novo Testamento foi atualizado. Recebeu informações de pastores, professores de escola bíblica para crianças e pais por todo Vietnã. No ano seguinte, o Antigo e o Novo Testamento foram combinados para formar a Bíblia Ilustrada das Crianças. Essa foi a primeira desse tipo no Vietnã.

Esta é a Bíblia que John recebeu de presente e o ajudou a ser introduzido à Palavra de Deus. E, da mesma forma, mais de meio milhão de outras crianças desde então. “É o meu maior presente do meu pai e do Senhor”, declara John.

Governo dificulta a impressão e distribuição de Bíblias

Os pais vietnamitas têm dificuldade em encontrar Bíblias infantis ou livros de histórias cristãs para seus filhos. Distribuir as Bíblias pode ser perigoso também, especialmente nas áreas rurais. Aqueles que são vistos espalhando o evangelho e dando Bíblias, podem ser interrogados ou presos por um período de tempo.

Mas, há agora incríveis 600.000 exemplares da Bíblia Ilustrada para Crianças no Vietnã. Dessa forma, a próxima geração recebe ajuda para aprender sobre Jesus. Tudo graças à coragem e comprometimento dos parceiros locais, juntamente com apoio e orações de cristãos por todo o mundo.

Houve um tempo em que era raro ter uma Bíblia no Vietnã, muito menos uma Bíblia especialmente para crianças.

Um parceiro da Portas Abertas no país lembra-se de ter participado de uma competição para ganhar uma Bíblia na adolescência. Havia apenas um punhado de Bíblias em sua igreja secreta, e pouquíssimas pessoas tinham sua própria cópia. “Eu memorizei toneladas de versículos da Bíblia e consegui ganhar a Bíblia para minha mãe”, conta.

Hoje a situação é um pouco mais fácil. Editoras foram autorizadas a imprimir e publicar Bíblias em vietnamita e outras línguas étnicas. Mas isso somente depois do governo do Vietnã ser criticado pela ONU pela falta de liberdade de religião.

No entanto, o governo vietnamita ainda regula estritamente a impressão e distribuição de Bíblias. Autorizações oficiais devem ser obtidas para a produção de tais materiais. Outra permissão para impressão, e mais uma para armazenamento e distribuição. Ainda é necessário especificar onde as Bíblias serão entregues.

Somente um certo número de Bíblias pode ser impresso de uma só vez. Toda vez que uma reimpressão é necessária, uma nova licença deve ser expedida, o que pode levar muito tempo. É necessária uma permissão diferente para vender literatura cristã, por isso é raro encontrar livros cristãos em livrarias locais.

20º lugar na Lista Mundial da Perseguição

O Vietnã é um dos países budistas que mais perseguem cristãos no mundo. A forte influência do budismo acarreta em perseguição e violência contra cristãos. O país está em 20º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2019.

Uma das formas de coibir o cristianismo no país é perseguindo e até multando ou prendendo cristãos que distribuem Bíblias.

A história de Quan é um exemplo disso. Ele foi pego com 50 Bíblias que não mostravam claramente onde foram impressas, o que é ilegal. “Não foi de propósito que eu carregava aquele tipo de Bíblia. Eu nunca tinha quebrado a lei antes e foi apenas um erro. Eles me disseram que seria multado”, conta.

*Nome alterado por questões de segurança.
Adaptado com informações da Portas Abertas
DEIXE UM COMENTÁRIO_____________________________
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News