spot_img
spot_img
26.6 C
Vila Velha

Assembleia Legislativa do Mato Grosso institui a Comenda Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Um dos marcos do trabalho do pastor Sebastião Rodrigues de Souza é o Grande Templo - o maior Templo Religioso da América Latina

EM FOCO

Wanderli Luiz
Wanderli Luiz
Casado com Joyce, e pai do Levy e da Laura; gosta de ler e escrever, ligado nos acontecimentos ao redor do mundo. Tem formação superior pelo Unicentro Newton de Paiva, em Belo Horizonte (MG).
Assembleia Legislativa de Mato Grosso instituiu a Comenda Pastor Sebastião Rodrigues de Souza
Assembleia Legislativa de Mato Grosso instituiu a Comenda Pastor Sebastião Rodrigues de Souza. | Foto: Reprodução

A Comenda Pastor Sebastião Rodrigues de Souza constitui distinção honorífica e fará parte do seleto rol das Comendas já existentes no Legislativo Estadual.

O nome do pastor Sebastião Rodrigues de Souza, entra de forma definitiva para a história do poder Legislativo do Estado do Mato Grosso, por ação parlamentar do Deputado Estadual Sebastião Rezende, que instituiu a COMENDA PASTOR SEBASTIÃO RODRIGUES DE SOUZA, que será destinada a homenagear pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado na Área Social e da Evangelização no Estado do Mato Grosso. A entrega desta comenda deverá ocorrer anualmente, em sessão.

Comenda

Assembleia Legislativa de Mato Grosso instituiu a Comenda Pastor Sebastião Rodrigues de Souza
Comenda Pastor Sebastião Rodrigues de Souza | Foto: Reprodução

A Comenda integrada por Medalha e Diploma, será concedida por iniciativa de parlamentar estadual, por meio de Projeto de Resolução. De acordo com a propositura, a medalha recebida pelo homenageado será confeccionada em aço e terá gravada no anverso o rosto do pastor Sebastião Rodrigues de Souza, e no verso, o brasão do Estado, circundado pelo nome da Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso.

A COMENDA PASTOR SEBASTIÃO RODRIGUES DE SOUZA constitui distinção honorífica e fará parte do seleto rol das Comendas já existentes como: Comenda Lenine Póvoas, Comenda Senador Filinto Müller, Comenda João Paulo II, Comenda Desbravador Migrante Norberto Schwantes.

A pedido do deputado e engenheiro Sebastião Rezende, o arquiteto e designer Abílio Brunini – vereador por Cuiabá e neto do pastor Sebastião Rodrigues de Souza – criou a Arte da Comenda. As seis pontas azuis evocam a Bandeira do Estado de Israel, muito querido pelo saudoso pastor.

Pastor Sebastião Rodrigues

Nascido em 11 de agosto de 1931, na fazenda de seus avós maternos, locaizada próxima a cidade de Pirajuba, no Estado de Minas Gerais, o pastor Sebastião Rodrigues de Souza chegou em solo mato-grossense há quase cinco décadas, e contribuiu de forma decisiva com o crescimento e desenvolvimento do Estado.

Um homem de Deus, respeitado nacional e internacionalmente; empreendedor, visionário, destemido, arrojado que teve participação efetiva na pregação do Evangelho, desbravando os rincões do imenso Estado de Mato Grosso, plantando Igrejas.

O pastor Sebastião Rodrigues de Souza foi presidente das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus de Cuiabá e Região; presidente da Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus de Deus do Estado de Mato Grosso (COMADEMAT); e 1º vice-presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil (CGADB), da qual também foi presidente no período entre os anos de 1993 a 1995.

Sua posse como presidente das Assembleias de Deus em Cuiabá ocorreu em 1974, pelo pastor Cícero Canuto; na ocasião o ministério contava com sete templos da denominação. Atualmente, são mais de 3.000 Templos em todo Estado congregando cerca de 400 mil fiéis.

O pastor Sebastião Rodrigues sempre teve os olhos e o coração voltados para o social e através da Sociedade Beneficente Evangélica (SBE), que nasceu na varanda da sua casa, a igreja atende milhares de pessoas não só da baixada cuiabana, mas de todo interior do Estado do Mato Grosso, independente do credo religioso; sempre atuando na assistência social, inclusão digital, cursos profissionalizantes, além de atendimento médico/ambulatorial.

O Grande Templo

Um dos marcos do trabalho do pastor Sebastião Rodrigues de Souza é o Grande Templo – o maior Templo Religioso da América Latina, com capacidade para 23.000 pessoas sentadas (incluindo assentos do púlpito); 430 banheiros e 500 salas diversas; e estacionamento para 10.000 veículos. Ao todo são 100.500m² de área construída, em um terreno de 200.100m².

O prédio ainda abriga em sua estrutura física uma Escola de Ensino Infantil, Fundamental e Médio, a Faculdade Integrada Cantares de Salomão e a Rádio Educativa O Nazareno FM 109,7.

O autor do projeto, deputado Sebastião Rezende justificou sua iniciativa para honrar à memória um evangelista brasileiro cujo trabalho marcou o estado mato-gossense. “Fizemos esta propositura com o intuito de honrar o nome de um dos Gigantes do Evangelho na Nação Brasileira! Um Homem cuja história reporta às realizações e feitos que marcaram o nosso Estado!  O faço como Parlamentar que gozou de sua amizade, companheirismo e confiança; como Obreiro da Igreja e cidadão que o tinha como Amigo, Pastor, Líder e Mentor”, declarou o parlamentar.

O pastor Sebastião Rodrigues de Souza faleceu no último dia 8 de julho, aos 89 anos, vítima da Covid-19. Dos seus 89 anos de vida, quase 50 foram dedicados ao Estado de Mato Grosso.


DEIXE UM COMENTÁRIO 
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News