spot_img
spot_img
29 C
Vila Velha

Assembleia de Deus no Rio de Janeiro vai comemorar 100 anos de história

Comemoração deverá ocorrer em 24 de junho de 2024

EM FOCO

Paulo Pontes
Paulo Ponteshttps://www.searanews.com.br
Fundador e CEO da Seara News Comunicação, jornalista, cidadão vilavelhense, natural de Magé (RJ), pastor, teólogo (Teologia Pastoral e Catequética), presidente do Diretório da SBB-ES, autor do livro Você Tem Valor.

Líderes das Convenções das Assembleias de Deus do Rio de Janeiro se reuniram com o presidente da CGADB para tratar dos preparativos para celebração do Centenário da denominação no Estado.

Em 2024 a Assembleia de Deus no Estado do Rio de Janeiro completa 100 anos; e, para celebrar este marco histórico, foi criado o Conselho Consultivo do Centenário em uma reunião realizada no início do ano, em 15 de fevereiro, com a participação de todos os líderes de convenções da denominação no estado.

Conselho do Centenário

Na ocasião, foi eleito para coordenar o respectivo Conselho o pastor Flávio Marinho, presidente da Convenção Evangélica das Assembleias de Deus do Estado do Rio de Janeiro e Outros – CEADER, e, para secretário, o pastor Jonas Francisco de Paula, presidente da Convenção de Ministros das Assembleias de Deus do Estado do Rio de Janeiro e Outros – COMADERJ.

Reunião

Com o propósito de solicitar participação de forma ativa da Convenção Geral dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus do Brasil – CGADB, nos preparativos e organização, no dia 04 de abril, o Coordenador e os componentes do Conselho Consultivo do Centenário estiveram em São Paulo (SP), para apresentar ao presidente da CGADB, pastor José Wellington Costa Júnior, o projeto para a comemoração que deverá ocorrer em de junho de 2024 em espaço público que comporte um grande número de Assembleianos.

Assembleia de Deus no Rio de Janeiro se prepara para celebrar o centenário da denominação no estado
Líderes das Convenções das Assembleia de Deus no Rio de Janeiro se reuniram com o presidente da CGADB em São Paulo | Foto: CCI/CGADB

Acompanhado de membros da Mesa Diretora da CGADB, o presidente, pastor José Wellington Costa Júnior recebeu com alegria o convite para compor o Conselho. “A história da Assembleia de Deus no Rio de Janeiro tem grande relevância na história da Assembleia de Deus no Brasil, além disso a CGADB e a CPAD têm suas sedes no estado, dentre tantos motivos para fazermos parte da celebração, destacamos estes; com certeza este projeto terá nosso apoio, bem como constatará em nossa agenda oficial do próximo ano, contem conosco”, declarou o presidente da CGADB, pastor Wellington Júnior.

A “Igreja do Orfanato”

Tudo começou dois anos antes da sua fundação, em 1922 e ganhou impulso com a transferência de Gunnar Vingren, de Belém (PA), em 1924, para a então capital da República.

A história da Assembleia de Deus no Rio de Janeiro teve a participação fundamental de Paulo Leivas Macalão, por meio das informações de Heráclito Menezes, que transferido do Pará para o Rio de Janeiro, foi congregar na “Igreja do Orfanato”, na Rua São Luiz Gonzaga, em São Cristóvão, RJ, que funcionava na casa da família Brito.

Menezes relatou à pequena congregação, onde Paulo Leivas Macalão era recém convertido, sobre o grande avivamento pentecostal que inflamava a cidade de Belém no Pará, ensejando através do mesmo, uma carta solicitando ao missionário Gunnar Vingren o estabelecimento da Assembleia de Deus no estado, em 1924. Paulo Leivas Macalão, foi o segundo membro batizado por Vingren e o primeiro secretário da recém fundada Igreja.

Por orientação do missionário Gunnar Vingren, Paulo Leivas Macalão iniciou uma ação de evangelização nos subúrbios da Central do Brasil logo no princípio de sua fé, começando por Realengo, Bangu, Santa Cruz, etc.

Com informações do CCI CGADB

DEIXE UM COMENTÁRIO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
Se encontrou algum erro, deseja sugerir uma pauta, ou falar conosco. Clique aqui.
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News