Arqueólogos descobrem a cidade antiga de Siló
Arqueólogos na cidade antiga de Siló, onde Josué distribuiu a Terra Prometida para as 12 tribos de Israel. (Foto: CBN News, Jonathan Goff)

O Dr. Scott Stripling dirige as escavações em Siló. Junto com dezenas de voluntários, ele e sua equipe estão entrando para a história.

Dirigindo pela rota conhecida como o Caminho dos Patriarcas em Samaria, o coração do Israel bíblico, você chegará à antiga Siló.

A Bíblia diz que este é o lugar onde Josué distribuiu a Terra Prometida para as 12 tribos de Israel. É também onde o Tabernáculo do Senhor permaneceu por mais de 300 anos.

“Bem-vindo à antiga Siló”, disse Stripling, recebendo a equipe da CBN News, que foi ao local para fazer uma reportagem. “Esta é a primeira capital do antigo Israel e é um local sagrado porque o Mishkan estava aqui, o Tabernáculo, onde as pessoas vieram se conectar com Deus”.

“Estamos lidando com pessoas reais, lugares reais, eventos reais”, continuou ele. “Isto não é mitologia. As moedas que escavamos hoje – estamos falando de moedas de Herodes, o Grande, Pôncio Pilatos, Thestos, Félix, Agripa o Primeiro, Agripa o Segundo. A Bíblia fala sobre essas pessoas. Nós temos a imagem delas aqui mesmo”.

Essa “imagem” inclui um muro fortificado construído pelos cananeus. A equipe encontrou um tesouro de artefatos, que inclui moedas antigas e cerca de 2.000 peças de cerâmica por dia.

“Agora, esta foi de ontem”, disse ele mostrando uma das peças na mão. “Já foi lavada, então você vê a mesma forma no chão e essas são as alças dos vasos de pedra. Lembram-se do primeiro milagre de Jesus em Caná? Havia jarros de pedra cheios de água. Essa é a cultura ritual da pureza do primeiro século”.

Arqueólogos descobrem a cidade antiga de Siló - 2
Diretor de escavação Dr. Scott Stripling. (Foto: CBN News, Jonathan Goff)

Um arqueólogo como Dr. Stripling olha para esses fragmentos como parte de um quebra-cabeça de muito tempo.

“Assim como a cerâmica de sua bisavó é diferente da sua cerâmica que você está usando hoje… uma vez que aprendemos a cerâmica, então podemos usá-la como nosso principal meio de nos situarmos no tempo”.

Stripling diz que o fato de “literalmente escavar na Bíblia pode transformar sua vida”.

“Você pode ler a Bíblia, você pode caminhar pela Bíblia, mas o último ato é escavar na Bíblia”, disse ele.

“Você sabe, quando nós realmente entramos na briga, como esses estudantes da Universidade Lea. Eles estão literalmente com tudo sob suas unhas, nariz, boca e ouvidos, expondo essa cultura antiga. É quando você e a história bíblica se tornam um só. É como se saíssemos do solo e, ao cavarmos o solo, nos conectássemos com Deus e uns com os outros, penso eu, de uma maneira muito importante”, disse ele.

Arqueólogos descobrem a cidade antiga de Siló - 3
Abigail Leavitt. (Foto: CBN News, Jonathan Goff)

Abigail Leavitt, uma estudante da Universidade de Pikesville, tem atuado como registradora de objetos.

“Adoro sujar as mãos. Adoro cavar a terra. É a minha atividade favorita”, disse ela à CBN News.

Enquanto pessoas de todas as idades são voluntárias na escavação, os principais condutores são estudantes como Abigail.

“É cansativo e exaustivo, mas é muito gratificante”, disse ela. “É emocionante encontrar coisas antigas, coisas que estão esperando há milhares de anos”.

Leavitt diz que a Bíblia ganha vida no solo, durante as escavações: “Eu leio a Bíblia de forma totalmente diferente com relação a como eu lia antes de vir para cá, e posso ver quando leio a Bíblia que eu conheço os lugares, sei o que está acontecendo. Eu a entendo mais profundamente, especialmente onde arqueólogos anteriores afirmaram que a arqueologia refuta Bíblia. Mas quando cavamos aqui, descobrimos que tudo combina. Você lê na Bíblia. Você cava na terra e ali está”, disse ela.

“A arqueologia não se propõe a provar ou refutar a Bíblia. O que queremos fazer é iluminar o texto bíblico, o pano de fundo do texto, para colocá-lo em uma cultura do mundo real para o que chamamos de verossimilhança”, explicou Stripling.

“Então, temos uma antiga descrição literária. Agora, temos uma cultura material que combina com isso”, continuou ele.

“Nós estamos onde Samuel, Eli, Hannah e essas pessoas sobre as quais lemos, vieram como nós, precisando de respostas, precisando se conectar com Deus, precisando de perdão”.

Arqueólogos descobrem a cidade antiga de Siló - 4
Arqueólogos escavam a área de Siló. (Foto: CBN News, Jonathan Goff)

Stripling diz que eles se aprofundam no passado e encontram lições para o presente.

“Uma das lições de fé para nós é que Deus é o oleiro e nós somos o barro. E mesmo que nossas vidas sejam quebradas como estes vasos, Deus disse a Jeremias depois que Ele disse ao profeta para ir a Siló e ver o que Ele havia feito. Ele lhe disse para ir à casa do oleiro e procurar por um vaso defeituoso e ver como o oleiro o coloca de volta na roda e corrige as imperfeições. Então minha lição de fé é esta: Sim, somos imperfeitos, mas se quisermos permitir, Deus quer nos colocar [na] roda de oleiro e nos transformar em um vaso de honra”.

Stripling cita frequentemente o Salmo 102: “Ó Sião, teus servos se deleitam em suas pedras e favorecem seu pó” (Salmos 102: 14).

“Para mim, este é um solo sagrado. Foi onde o Mishkan [tabernáculo] respondeu à mais básica de todas as questões humanas: ‘Como eu me conecto com Deus?’ E acho que essa é a pergunta mais básica deles”, disse ele.

“Eu sei que errei. Sei que Deus é santo. Como faço para preencher essa lacuna quando pequei contra outras pessoas, quando pequei contra Deus? Finalmente, se a Bíblia é verdadeira, então o Deus da Bíblia tem uma reivindicação moral sobre nossas vidas, e ao estabelecermos a veracidade do texto bíblico, espero que todos simplesmente pensem sobre isso – que Deus nos ama e tem uma reivindicação moral sobre nossas vidas “.

Fonte: CBN News

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui