spot_img
spot_img
26.1 C
Vila Velha

Anchieta promove campanha de prevenção ao suicídio

EM FOCO

Paulo Pontes
Paulo Ponteshttps://www.searanews.com.br
Fundador e CEO da Seara News Comunicação, jornalista, cidadão vilavelhense, natural de Magé (RJ), pastor, teólogo (Teologia Pastoral e Catequética), presidente do Diretório da SBB-ES, autor do livro Você Tem Valor.
Setembro Amarelo em Anchieta
A caminhada pela Praia Central chamou a atenção dos moradores e visitantes para a prevenção ao suicídio.

Atividades promovidas pela Secretaria de Saúde tem o propósito de informar e alertar a população sobre suicídio.

Por Paulo Pontes

Aderindo a campanha mundial Setembro Amarelo, a Saúde Mental do município de Anchieta, no litoral sul do Espírito Santo, desde a última segunda-feira (25) está promovendo diversas atividades.

Setembro Amarelo é uma campanha mundial que tem como objetivo a prevenção de suicídio.  A ideia de aderir à campanha visa a promoção de eventos com espaço para debates sobre o tema, além de ajudar na divulgação, e alertar a população sobre a importância de sua discussão.

Na segunda-feira (25), foi exibido o filme ‘Orações para Bobby’, abordando homossexualidade, pressão da sociedade e suicídio, numa sessão de cinema realizada no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), em Guanabara.

E, na quarta-feira (27) a partir das 8h, diversas pessoas, entre elas, profissionais da saúde e moradores, realizaram uma caminhada pela Praia Central que chamou a atenção dos moradores e visitantes da cidade para a campanha mundial de prevenção ao suicídio.

Exibindo faixas e cartazes, vestidos de camisetas amarelas, os participantes percorreram o centro da cidade e a avenida Beira Mar. A população local e os turistas foram abordados e receberam folders com informações da campanha.

Durante a programação, até 6 de outubro, serão realizadas palestras e rodas de conversas com especialistas. Todas as atividades são abertas à comunidade.

Na sexta-feira, (6/10) às 10h será realizada uma roda de conversa com o tema ‘Falando abertamente sobre suicídio’`, no Centro Cultural Anchieta, com especialistas do Centro de Valorização da Vida de Vitória (CVV).

Suicídio no Brasil

Cerca de 11 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no Brasil, de acordo com o primeiro boletim epidemiológico sobre suicídio, divulgado no último dia 21 pelo Ministério da Saúde. Os dados mostram que 79% das pessoas que cometem suicídio são homens e 21% são mulheres.

No Brasil, a campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Programação Setembro Amarelo em Anchieta:

  • Segunda, 25/09
    8h – Sessão Pipoca – Filme ‘Orações para Bobby’ – Caps AD
  • Quarta, 27/09
    8h – Caminhada pela Praia Central – início em frente ao Centro Cultural.
  • Quinta, 28/09
    11h – Palestra: Prevenção de suicídio – Leilane Resende – assistente Social – Caps AD.
  • Sexta, 29/09
    11h – Palestra: Prevenção de suicídio – Leilane Resende – Tatiana Rodrigues – Caps AD.
  • Quarta, 04/10
    10h – Roda de Conversa: Prevenção de suicídio – Centro Cultural Anchieta.
  • Sexta, 06/10
    08h- Roda de Conversa: Prevenção de suicídio – Dr. Wanderley, Caps AD.

Com informações da Prefeitura Municipal de Anchieta

- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News